O Acampamento Aruanã, um espaço multifuncional localizado no coração da Mata Atlântica que recebe os mais diversos públicos e eventos, está celebrando 35 anos de história, marcada por transformações na vida de milhares de pessoas. Fundado por Guacirema dos Santos Gaudio e Victor Edison Serrano Gaudio, o acampamento se tornou um refúgio ideal da cidade, onde a natureza exuberante da fauna e flora brasileira se encontra com uma infraestrutura completa e com o acolhimento diferenciado da equipe para dar vida a memórias únicas aos seus visitantes. Ao longo das décadas de existência, o acampamento se consolidou como um espaço de aventura, aprendizado e crescimento pessoal, atraindo acampantes de diversas partes do país.
A história do Acampamento Aruanã é permeada por personagens marcantes, desde os fundadores até os monitores dedicados e os próprios acampantes. De acordo com Caroline Gaudio, atual diretora do acampamento, cada um contribuiu para a construção do espaço único que o acampamento representa atualmente. “Guacirema e Victor Gaudio, casados e pais de três filhos – eu, Camila e Fábio –, tinham gostos e personalidades diferentes. Mas foi justamente essa trajetória compartilhada que construiu a família e o espaço que hoje tanto amamos. Gua “queria ser médica”, mas no fim se entregou totalmente ao Aruanã. Na verdade, não só queria: ela é médica, uma excelente cientista, que por um tempo atuou na dermatologia. Hoje, mesmo longe dos consultórios, seu olhar cuidadoso com nossos visitantes continua presente. Foi ela quem apoiou Victor nessa ousada empreitada, tornando-se peça fundamental na história do Aruanã”.
– mais noticias: Entretenimento
Victor Gaudio, por sua vez, tinha uma inteligência notável e um longo repertório de projetos que ganharam vida graças a ele. O Acampamento Aruanã não foi seu primeiro empreendimento – antes, geriu outros negócios e trabalhou em diversas áreas. No entanto, em meio à autointitulação de “arquiteto frustrado”, advinda do fato de que não tinha essa formação, Victor se destacava por sua capacidade de imaginar e criar. “Esse amor por sonhos, renascimento e magia, com um empurrãozinho de seu sobrinho Luiz Renato Comazzetto, o Luba, ajudou a dar vida ao Acampamento Aruanã. Nesses 35 anos de história não faltaram desafios, mas sempre prevaleceram a beleza e o mágico. Porque tudo que envolve brincar, sonhar e criar jamais deve ser subestimado. Muitos amigos, familiares e parceiros fizeram parte dessa jornada – alguns ainda estão ao nosso lado, outros seguem torcendo à distância, e alguns vivem em nossa memória, como o próprio Vitinho”, complementa Caroline.
Depois de crescer e se consolidar, o acampamento foi liderado também por Fábio e hoje está sob o comando de Camila, Caroline e Juliana, amiga e parceira de caminhada. A gestão acontece com o apoio, orientação e carinho de Guacirema, caracterizando portanto um núcleo de quatro mulheres que mantêm viva a essência do espaço, com dedicação e amor pelo que fazem.
Ao longo dos últimos 15 anos, o Aruanã também tem desenvolvido um compromisso genuíno e ativo com a sustentabilidade, posicionada no centro de todas as suas atividades. A gestão tem adotado práticas para minimizar o impacto humano negativo no planeta, começando pela eliminação total de talheres, copos e utensílios descartáveis, o que reduziu significativamente o descarte de resíduos. Desde então, iniciativas como compostagem, plantio de mudas, horta orgânica, preservação de nossa floresta, instalação de placas solares – responsáveis por metade do uso de energia do local – e a criação de uma estação do Precious Plastic, que transforma plásticos recicláveis em objetos úteis, são algumas das medidas adotadas para incorporar o princípio da sustentabilidade ao cotidiano do acampamento.
“Essas ações refletem nosso desejo de fazer do Aruanã um espaço que cuida do meio ambiente e inspira um futuro sustentável para todos. Nossa missão como acampamento é que, dentro da perspectiva implícita, fazemos momentos mágicos e lúdicos serem transformadores para o planeta. A consciência ambiental está presente de forma orgânica e divertida. Isso mostra o forte compromisso que o Aruanã tem em educar informalmente, além de ser um enorme compromisso com o mundo”, finaliza Gaudio. Com a chegada da data comemorativa, o Acampamento Aruanã celebra seu trigésimo quinto aniversário e reafirma seu compromisso de proporcionar experiências transformadoras e inesquecíveis para as futuras gerações.
Sobre o Aruanã Acampamentos e Eventos
Localizado em Embu-Guaçu/SP, a apenas 35 km da Marginal Pinheiros, o Aruanã Acampamentos e Eventos é um espaço rodeado pelo coração da Mata Atlântica que recebe grupos de escolas, empresas e igrejas para hospedagem, acampamentos e eventos corporativos e sociais. Com mais de 30 anos de experiência, sua missão é proporcionar momentos de diversão, aprendizado e contato com a natureza para crianças, jovens e adultos, prezando pela sustentabilidade e desconexão com as telas digitais. Site: https://aruana.com.br/
_________________
Fonte: Mention.net
Foto: Divulgação