A Prefeitura de São Bernardo reforçou nesta semana as orientações aos moradores sobre os serviços de abordagem e acolhimento de pessoas em situação de rua na cidade. Com a previsão da Defesa Civil do Estado de baixas temperaturas até esta sexta-feira (1º/8), os cuidados devem ser redobrados, em especial com a população em maior vulnerabilidade. Até o fim de setembro, pela Operação Aquece São Bernardo, equipes de assistência social podem ser acionadas 24 horas por dia, todos os dias da semana.
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
Os profissionais que realizam as rondas atendem aos chamados pelos telefones (11) 99231-7784 / 99231-6599 – contatos funcionam com aplicativo WhatsApp. Os moradores também podem acionar o serviço por meio da GCM (Guarda Civil Municipal), pelo telefone 153. Necessário informar o endereço onde a pessoa em situação de rua foi vista, preferencialmente com referência e informações sobre condições desta pessoa.
Lançada em 1º de junho, a Operação Aquece São Bernardo realizou, até esta segunda-feira (28/7), 756 abordagens a pessoas em situação de rua. A iniciativa conta com a participação e apoio da GCM e de profissionais da Secretaria de Saúde. A média de acolhimento em serviços de referência neste período foi de 125 pessoas/dia. A capacidade é de até 180 pessoas/dia.
Para acolher a população em situação de rua, o município conta com a Casa de Passagem, que atende até 150 pessoas por dia (aceita pets), e a Moradia Provisória do Riacho Grande, que acolhe até 30 pessoas.
CAMPANHA DE INVERNO 2025
No dia 9 de junho, o Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo lançou a Campanha de Inverno 2025. Até o fim de setembro, os moradores podem doar agasalhos, cobertores e mantas em mais de 70 pontos espalhados pela cidade, entre os quais o Paço Municipal. Desde o início da campanha, 30 mil peças foram arrecadadas. São aceitos itens novos ou em bom estado de conservação.
A lista completa dos pontos de arrecadação está disponível no site da Prefeitura – www.saobernardo.sp.gov.br.
Confira abaixo os canais para acionar as equipes de abordagem da Prefeitura – serviço 24 horas:
GCM – 153 ou WhatsApp e telefone: (11) 99231-7784 / 99231-6599
Casa de Passagem – Abrigo Central – Rua Tapajós, 10, Centro
Moradia provisória – Riacho Grande – Via Anchieta km 31, 1.000 (acesso pela marginal, ao lado da balança)
________
Fonte: PMSBC | Texto: Joyce Cunha/PMSBC
Foto: Isabella Diniz/PMSBC