A Defesa Civil do Estado de São Paulo e o Fundo Social de São Paulo estão reforçando a assistência humanitária em Peruíbe, no litoral sul, após as intensas chuvas que atingiram a cidade desde a última quarta-feira (8 de janeiro). Nesta quinta-feira (9), um caminhão com 500 itens, incluindo água, roupas e kits de higiene, será enviado ao município.
Em apenas 24 horas, Peruíbe registrou um acumulado de 263 mm de chuva, superando o esperado para todo o mês de janeiro (236 mm). A cidade conta com dois abrigos emergenciais, que já atendem 250 pessoas desabrigadas.
Reforço nas ações de socorro
Na tarde de quarta-feira, a Defesa Civil e o Fundo Social enviaram caminhões com 50 cestas básicas, 50 kits de higiene pessoal, além de kits de dormitório e limpeza. As autoridades locais continuam avaliando novas necessidades para o envio de mais donativos.
“A partir do momento que o cenário vai se agravando e nós temos a solicitação do município, enviamos esse alerta para retirar as famílias da área de risco e evacuar as residências que foram alagadas”, explicou o tenente Matheus Roncatto, diretor do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado.
Impactos das chuvas em Peruíbe e Itariri
Além dos alagamentos no bairro Caraguava em Peruíbe, o município de Itariri, também afetado, registrou 256 mm de chuva em 24 horas. Pontos de alagamento, transbordamento de rios e deslizamentos foram identificados em bairros como Nova Itariri e Jardim Ana Dias, deixando nove pessoas desalojadas.
Tecnologia de alerta e recomendações
O sistema de Cell Broadcast, implementado recentemente, foi acionado para alertar moradores de Peruíbe e Itariri sobre os riscos de alagamentos e deslizamentos. Desde sua implementação em dezembro, a tecnologia já foi usada em 18 ocasiões no estado.
A Defesa Civil reforça as seguintes recomendações:
- Evite áreas de risco, como encostas e margens de rios.
- Permaneça em locais seguros durante tempestades.
- Redobre a atenção em áreas com acumulados elevados de chuva.
- Limpe calhas e ralos para prevenir alagamentos.
- Em emergências, acione a Defesa Civil pelo 199 ou os Bombeiros pelo 193.
Operação Chuvas: monitoramento e prevenção
A iniciativa SP Sempre Alerta – Operação Chuvas inclui Peruíbe entre os municípios monitorados. Lançada em dezembro, a campanha tem como objetivo prevenir desastres naturais e coordenar respostas rápidas durante o período chuvoso, minimizando os impactos na população.