A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) divulgou o calendário das audiências públicas que vão discutir o Orçamento estadual para 2026. Promovido pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP), o ciclo de encontros começa em 7 de agosto, no município de Rosana, e será encerrado no dia 10 de outubro, em Bom Jesus dos Perdões.
No Grande ABC, a cidade de Santo André sediará a audiência pública no dia 3 de outubro, oportunidade em que moradores, lideranças locais, vereadores e representantes da sociedade civil poderão apresentar suas principais demandas ao Legislativo estadual.
As audiências públicas são organizadas anualmente com o intuito de garantir que o Orçamento estadual contemple as necessidades reais de cada região. No total, 30 cidades receberão os encontros, incluindo Presidente Bernardes, Americana, Lorena, Juquiá, Jandira e Mogi das Cruzes.
“Cada município tem sua realidade. Ouvindo a população diretamente, conseguimos planejar um orçamento mais eficiente e humano”, destaca o deputado Gilmaci Santos, presidente da CFOP e líder do Governo na Alesp.
Em 2024, as audiências resultaram na liberação de cerca de R$ 40 milhões em emendas parlamentares para áreas como saúde, educação e infraestrutura. “As Santas Casas, por exemplo, receberam recursos importantes que beneficiam pacientes do SUS. Também conseguimos apoiar obras em escolas e instituições de saúde”, reforça o deputado Luiz Claudio Marcolino, vice-presidente da CFOP.
As propostas apresentadas nas audiências serão sistematizadas e poderão integrar a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. A participação popular é considerada essencial para garantir um planejamento público mais transparente e conectado às realidades locais.
Confira o calendário das audiências públicas do Orçamento para 2026:



_________
Fonte: ALESP
Foto: Agência Alesp