Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá realizou nesta semana a ação interativa “Fique de Olho na Segurança do Paciente”, em comemoração ao Dia Nacional da Segurança do Paciente. Inspirado no formato do reality show Big Brother Brasil (BBB), o evento combinou aprendizado e diversão para engajar colaboradores no tema, com dinâmicas como o “Big Fone da Segurança do Paciente” e o “Grande Jogo de Tabuleiro da Segurança do Paciente”.
A iniciativa em 1º de abril esteve alinhada com a campanha “Abril pela Segurança do Paciente”, do Ministério da Saúde, e buscou reforçar a importância das seis metas internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS) e promover ações com o tema central da edição 2025: “Mais Acesso e Cuidado Integrado”. O objetivo é debater e fortalecer estratégias que viabilizem o acesso oportuno e equitativo aos serviços de saúde, um cuidado seguro e centrado nas necessidades do paciente, assegurando a continuidade da assistência.
– mais noticias: Mauá
BBB DA SEGURANÇA
Na primeira etapa, o “Big Fone” tocou aleatoriamente em diversos setores do AME, desafiando os colaboradores a responderem perguntas sobre protocolos de segurança, prevenção de infecções e boas práticas assistenciais. Quem acertava avançava para a segunda fase: um jogo de tabuleiro gigante, onde os participantes enfrentaram desafios práticos, como explicar a correta higienização das mãos ou a importância da comunicação eficaz na equipe. Os jogadores respondiam às perguntas que as cartas traziam, e também podiam ganhar poderes, como fazer alguém voltar uma casa ou até mesmo eliminar sumariamente um candidato.
A diretora-geral do AME Mauá, Dra. Patrícia Veronesi, destacou o sucesso da ação. “Promovemos o ‘Fique de Olho’ com o objetivo de reforçar o compromisso com a segurança do paciente, sensibilizando a temática de forma inovadora e interativa. Foi a oportunidade de unir engajamento, conscientização e aprendizado, com foco na multiplicação de boas práticas para garantir a segurança dos pacientes em nosso ambulatório. O evento foi marcante, e o resultado, surpreendente: responsabilidade coletiva da equipe, envolvimento de todos na linha de cuidado e abordagens na propositura de soluções em situações desafiadoras”, disse a gestora.
Além de estimular o engajamento, a atividade reforçou a cultura de segurança do paciente no ambulatório, alinhada com o Plano Global de Ação para a Segurança do Paciente da OMS e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 3 (saúde e bem-estar) e o ODS 10 (redução de desigualdades). Ao final, o vencedor recebeu um brinde, mas o maior prêmio, segundo a organização, foi o fortalecimento de práticas que garantem um atendimento mais seguro e humanizado aos pacientes. Com iniciativas como essa, o AME Mauá e a Fundação do ABC reafirmam o compromisso com a qualidade assistencial e a inovação na promoção da saúde.
__________________
Fonte: Fundação do ABC
Foto: Divulgação