A candidata a deputada estadual pelo Cidadania, Ana Carolina Serra, defendeu a criação de centrais de intermediação em Libras através dos Consórcios Intermunicipais. A proposta foi feita no sábado (17/09), durante evento com a candidata a deputada federal, Ana Carletto, na região central de Santo André.
“A maioria das Prefeituras Municipais não possuem número suficiente de servidores especializados no atendimento das pessoas com deficiência auditiva e surda, dificultando a socialização e o serviço pleno. A nossa proposta é criar centrais regionais, através dos Consórcios, beneficiando mais pessoas com menor impacto orçamentário”, destacou Ana Carolina.
Segundo a candidata, a verba para implantação do serviço será garantida via emenda parlamentar e convênios, cabendo às prefeituras destinar os servidores capacitados para o plantão do serviço.
“A ideia é garantir emendas e convênios para montagem do serviço nos Consórcios. Quanto à intermediação ficará a cargo de servidores municipais capacitados que atuarão de forma regional. Uma política pública importante e de baixo custo para os municípios”, explicou Ana Carolina.
Para Carletto, ex-secretária de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo, a criação das centrais regionais irá contribuir para a integração das pessoas com deficiência auditiva nos serviços municipais.
“Hoje o atendimento é deficitário. Não temos intérpretes suficientes nas Prefeituras. Com essa política pública podemos atender mais pessoas. E aproveito para indicar que o serviço seja oferecido para delegacias, onde não existem profissionais capacitados para essa população”, destacou a ex-secretária.
O sistema proposto por Ana Carolina seguirá o modelo implantado pela Prefeitura de São Paulo. Em maio deste ano, a candidata conheceu o serviço de intermediação em Português/Libras, por meio de vídeochamada, permitindo a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e servidores públicos. Com a instalação do sistema, os equipamentos municipais atendem o público surdo e com deficiência auditiva com interpretação em tempo real.
O serviço da Capital é feito através de aplicativo, disponível gratuitamente para celulares e tabletes Android ou IOS e computadores, via website. Quando acionado, faz a mediação entre surdo e intérprete. Um contrato de navegação patrocinada com as operadoras permite que, usuários e servidores públicos, não mais utilizem seus pacotes de dados para o uso do aplicativo.
Em agosto, Ana Carolina recebeu o apoio da secretária da Pessoa com Deficiência da Cidade de São Paulo, Silvia Grecco, responsável pela operação do aplicativo na prefeitura. Silvia foi vencedora do Prêmio da FIFA – FIFA FAN AWARDS 2019, considerada a maior torcedora do mundo pela narração dos jogos de futebol para seu filho Nickollas, que é cego e autista.
“Atualmente, Ana Carolina é referência no trabalho social. O Moeda Verde vem ganhando São Paulo e outros estados como Mato Grosso e Pernambuco, o Banco de Alimentos já é realidade também em São Caetano do Sul e agora, as centrais em Libras irão revolucionar o atendimento, promovendo acolhimento de verdade”, disse Silvia Grecco.
O Estado de São Paulo possui 67 Consórcios Intermunicipais, sendo 37 multifacetado, aptos para receber o serviço regional. A proposta da candidata segue a proposta de descentralização dos serviços estaduais. Em 2021, o Governo do Estado de São Paulo anunciou a criação do ‘SP+Consórcios’, plano para estimular a formação de parcerias voltadas para ações empreendedoras em todo o estado de São Paulo. O objetivo é potencializar o desenvolvimento regional através do fortalecimento dos consórcios intermunicipais.
O último Censo do IBGE/2010 mostra que no Grande ABC 6.683 pessoas são surdas e 21.611 possuem grande dificuldade auditiva. De acordo com os dados revisados do IBGE em 2018, no Brasil, há 2 milhões de pessoas com deficiência auditiva, e em São Paulo são 120 mil. Além disso, 80% dos surdos no Brasil têm dificuldades de compreender o português.

_______________
Fonte: Comunicação/Ana Carolina Serra