O ala Anderson Barbosa, carinhosamente conhecido como Anderson Negão, foi um dos protagonistas da histórica vitória da Seleção Brasileira Universitária de Basquete sobre os Estados Unidos por 94 a 88, nos Jogos Mundiais Universitários de Rhine-Ruhr 2025, na Alemanha. O resultado do último domingo (27) garantiu o ouro inédito ao Brasil e projetou ainda mais o talento nascido e criado em Mauá.
Morador do Jardim Paranavaí, Anderson começou no esporte aos 10 anos, nas oficinas gratuitas da Prefeitura, através da AMAB (Associação Mauaense dos Amigos do Basquete). Por sete anos, defendeu o time de base, também chamado de “Girafinhas”, passando por todas as categorias até ser convocado para a Seleção Paulista, algo inédito até então nos projetos esportivos da cidade.
“Desde o primeiro treino, a gente sabia que ele era diferente. Tinha força, talento e, principalmente, humildade para ouvir e aprender”, conta Ivonete Macedo, treinadora que acompanhou sua formação.

Em Mauá, Anderson construiu as bases da carreira que hoje o coloca entre os grandes nomes do basquete nacional. Já defendeu o Paulistano, o Fortaleza Basquete Cearense e, atualmente, joga pelo Mogi Basquete. Em 2023, foi campeão do Global Jam com a Seleção Brasileira Sub-23.
Mesmo com o sucesso, ele mantém viva a gratidão pelas origens. “A AMAB me ensinou valores que levo até hoje. Me tirou das ruas, me deu um caminho. Tenho orgulho de dizer que fui um Girafinha”, afirma o atleta.
Campanha – para chegar ao título mundial a Seleção Brasileira venceu as Filipinas, Polônia e República Tcheca na fase de grupos. Nas quartas de final, superou a Coreia do Sul, e na semifinal, eliminou a Alemanha, país-sede da competição, até alcançar a histórica final contra os Estados Unidos.
De volta a Mauá, o atleta agora curte a família e já se prepara para a estreia do Mogi Basquete no Campeonato Paulista, que será no dia 1º de agosto, contra a Liga Sorocabana.
______
Fonte: PMM
Fotos: Redes Sociais / Mogi Basquete