A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, inicia 2026 com uma programação especial para a cidade. O Aniversário de 472 anos de São Paulo, celebrado no dia 25 de janeiro, reúne mais de 200 atrações gratuitas, com destaque para as sessões gratuitas do vencedor do Globo de Ouro “O Agente Secreto”, entrada gratuita nos museus municipais e estaduais no dia 25, roteiros exclusivos, feiras de doação e troca de livros nos espaços de leitura do Sistema Municipal de Bibliotecas, e apresentação gratuita da Orquestra Experimental de Repertório no Theatro Municipal, em homenagem aos 90 anos do Maurício de Sousa.
A programação ocorre em todas as regiões da cidade, nos espaços culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e em instituições parceiras, como o IMS, MASP, e museus do Governo do Estado de São Paulo. No aniversário de São Paulo (25), todos os ônibus circulam gratuitamente, pelo programa Tarifa Zero. Todas as programações estão sujeitas a alteração e podem ser encontradas neste link.
Maurício de Sousa recebe homenagem no Theatro Municipal

Um dos maiores destaques do Aniversário de São Paulo é a homenagem aos 90 anos do Maurício de Sousa, quadrinista e criador da Turma da Mônica, que recentemente foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial da capital paulista pelo Projeto de Lei 1324/2025.
O concerto gratuito, intitulado “Mitos Sonoros – FilarMônica” acontece no dia 25 de janeiro, às 17h, no Theatro Municipal, conduzido pela Orquestra Experimental de Repertório, sob regência de Wagner Polistchuk, na Sala de Espetáculos, A atividade propõe um repertório que mescla trilhas da famosa turminha do Limoeiro e algumas de gosto pessoal do Maurício. O “Mitos Sonoros” tem classificação livre para toda a família e entrada gratuita, com os ingressos podendo ser retirados com 48 horas de antecedência pelo site, a partir do dia 23 de janeiro às 12h, e 2 horas antes do evento na bilheteria presencial conforme disponibilidade.
Saiba mais sobre a atividade na reportagem ou no site do Theatro Municipal.
Spcine leva sessões gratuitas de “O Agente Secreto” e “Wicked 2”

Um grande destaque dentre as comemorações do 472º aniversário de São Paulo é a programação especial do Circuito Spcine, com sessões totalmente gratuitas em todas as suas salas no dia 25 de janeiro. Os filmes que podem ser vistos são “Entre Penas E Bicadas”, “Wicked: Parte 2”, e a combinadinha entre o curta-metragem “Amarela” e o vencedor do Globo de Ouro em Melhor Filme Estrangeiro e em Melhor Ator de Drama “O Agente Secreto”.
Com horários entre 11h e 19h30, todas as sessões podem ser consultadas no site do Circuito Spcine ou pela matéria no site da Secretaria de Cultura. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência, diretamente na bilheteria de cada sala. Todas as atividades estão sujeitas a lotação.
Para essa dobradinha de “O Agente Secreto” e “Amarelinha”, também haverá uma sessão ao ar livre no Centro Cultural São Paulo (Jardim Suspenso), às 19h. A retirada de ingressos se inicia duas horas antes da sessão – a capacidade do evento é de 200 lugares e a atividade está sujeita a lotação.
Museus e Arquivo Histórico com entrada gratuita e atividades exclusivas

Para os amantes de história, nada melhor que conhecer a história da cidade da garoa em pleno Aniversário de São Paulo.
Para isso, a equipe educativa do Museu da Cidade de São Paulo oferece a visita guiada: “Entre a Várzea do Carmo e o distrito da Glória: memória em disputa no bairro da Liberdade” no sábado (24), às 10h, com ponto de encontro no Solar da Marquesa de Santos. Também no Solar Marquesa de Santos, “Dos Bailes Black aos Bailes da Marquesa“, com Ananda Castilho, é uma possibilidade de atração, para o dia 25, às 13h, com a vivência resgatando os tradicionais bailes de dança e cultura negra que até hoje embalam algumas regiões da cidade.
O Arquivo Histórico Municipal, colado ao metrô Tiradentes, não fica de fora e realiza, junto com seu Núcleo Educativo, no dia 24, às 10h, visitas guiadas no prédio do Arquivo, permitindo o público conhecer reproduções de documentos do acervo e ter acesso a espaços restritos do prédio. Às 14h, o AHM realiza a oficina “Tecnologias da terra“, que ensina o manuseio de argila para a criação de pequenos objetos, como se voltássemos aos tempos de criação da cidade, anteriormente moldada por meio do barro.
Mais informações podem ser consultadas aqui.
Os Museus do Estado – Museu da Língua Portuguesa, Museu Catavento, Museus Casa, Museu das Culturas Indígenas e Pinacoteca de São Paulo – terão gratuidade no fim de semana. O Museu da Imigração recebe gratuidade normalmente aos sábados, mas abre uma exceção festiva para o dia 25 de janeiro. O MIS também oferece as exposições Nova Fotografia, Jean Manzon e Linha do Tempo da Fotografia com gratuidade. Acesse aqui para conferir mais detalhes dos museus e das programações especiais que as Fábricas de Cultura recebem.
Programação das Bibliotecas e Serviços de Extensão em Leitura

Com atividades que começam no dia 21 e vão até o dia 31, a programação do Biblioteca Viva de janeiro é especial pelo Aniversário de São Paulo, com 56 atrações em bibliotecas e pontos e bosques de leitura. Há contação de história em homenagem aos escritores Carolina Maria de Jesus e Mário de Andrade; apresentações musicais de orquestra interativa – onde o público se torna mastro por um dia – e tributo às principais composições e trilhas que traduzir a alma da cidade; um show de circo atrapalhado; e três apresentações de teatro para a criançada, que interligam a literatura, os 472 anos de São Paulo e diversão.
Há ainda distribuição de livros no dia 23 de janeiro, a partir das 10h, nas Bibliotecas Paulo Duarte, Clarice Lispector, Thales Castanho de Andrade, Raimundo de Menezes e Raul Bopp e no Ponto de Leitura Jardim LaPenna. No Bosque de Leitura Parque Ibirapuera, um livro antigo pode virar um livro novinho em folha com sua Feira de Troca.
Outras opções destacadas envolvem sessão de cinema na Raimundo de Menezes no dia 21, às 14h; roda de conversa na Paulo Duarte sobre a construção de São Paulo pela população negra e indígena no dia 24, a partir das 11h; um workshop na Alceu Amoroso Lima sobre etapas da escrita de ficção, com a escritora Nicole Zatz, também no sábado (24), às 10h30; e edições do Pegue, Leve e Leia nas bibliotecas Affonso Taunay e Raul Bopp nos dias 23 e 24 de janeiro, respectivamente.
Veja toda a programação nesta matéria.
Biblioteca Mário de Andrade comemora Aniversário de São Paulo e Centenário com programação diversa
Em 14 de janeiro de 1916, era aberta oficialmente ao público a Biblioteca Mário de Andrade, a maior em estrutura do Estado e a segunda na esfera nacional. Desde então, o espaço carrega memórias e cultura que se unem nesta programação especial montada para o público no aniversário de São Paulo, no dia 25.
O Kombi do DJ, com DJ Mota e Marina Lopes, abre divulgando o acervo da Discoteca Oneyda Alvarenga com repertório MPB, Bossa Nova, Hip-Hop e Samba em dois horários: das 11h às 12h e das 14h às 15h. Às 12h, começam tanto a apresentação de dança “Toré do Povo Pankararu“, realizado pelo Povo Pankararu do Real Parque, na sala Tula Pilar Ferreira, quanto a jogatina “Xadrez no Jardim“, das 12h às 16h, no Jardim Contemplativo. Pelas 15h, a prestigiada cantora Brisa Flow se apresenta no Auditório Rubens Borba de Moraes com o seu show “Janequeo”, reunindo composições autorais e remixes resultantes de sua pesquisa sobre música indígena.
Para quem curte voltar ao tempo e se antenar por histórias que moldaram a forma como vivemos hoje, a visita mediada “Entre páginas e ruas: Mário de Andrade e sua São Paulo”, às 14h, explora toda a biblioteca investigando a atuação de Mário de Andrade como escritor, intelectual e gestor cultural.
Aniversário de São Paulo nos Centros Culturais

Nos Centros Culturais Penha, Diversidade, Culturas Negras, Vila Itororó, Polo Cultural Chácara do Jockey e Teatro Flávio Império, o Aniversário de São Paulo chega com muita ecleticidade musical no dia 25 de janeiro.
Com maior número de apresentações, o Teatro Flávio Império começa as festividades com o circo “As peripécias do Palhaço Anatólio” às 16h, com elementos da palhaçaria antiga do século XVIII; e duas sessões do teatro “Temperos de Frida”, uma às 18h e outra às 20h, com anedotas da vida da personagem Frida.
Na Penha, está agendado uma apresentação do grupo de sertanejo Lingua de Trapo às 19h e uma vivência de circo do Circuito Lúdico de Circo, que ensina números e saberes circenses às 15h. Pela Chácara do Jockey, as atividades vão pela manhã até o início da tarde. Às 11h, há a Roda de Capoeira contemporânea – com momentos dedicados ao Jogo de Santa Maria, trazendo teatralidade e simbolismo, e ao Jogo de Una, com seus gestos fluidos e ritualísticos – e às 13h com a festa “Só Disco Salva”, uma mistura autêntica que passa por Soul Music, Funk Soul, R&B, Boogie, Rock e integra até o Rap e a música brasileira.
O Centro Cultural da Diversidade recebe Fernando Magrin com sua personagem drag Mama Darling, fundadora do bloco Minhoqueens, às 15h. No Centro de Culturas Negras, o Encontro de Bambas com o projeto O Samba misturam roda de samba e contação de história para evidenciar as obras de compositores sambistas, através de vozes de sambistas convidados às 16h. Ana Cañas canta Rita Lee no histórico Centro Cultural Vila Itororó também às 16h, com show divertido e emocionante contando o legado da rainha do rock brasileiro, unindo gerações.
Por fim, no Centro Cultural São Paulo, a música toma conta com Cida Moreira na Praça das Bibliotecas e Roberto Riberti na Sala Adoniran, às 18h e 19h, respectivamente, do dia 24 de janeiro; e com as bandas de rock brasileira Made in Brazil e 365 na Sala Adoniran, às 17h e às 19h, deste modo.
Teatros Municipais levam peças gratuitas de drama e musicais

Uma peça de teatro sempre cai bem, não é? Cinco grandes peças passam pelos Teatros Arthur Azevedo (Mooca) e Alfredo Mesquita (Santana) nos dias 22 e 24 de janeiro, de graça, com retirada de ingressos liberada a partir de 1h antes do início na própria bilheteria do espaço.
O Teatro Arthur Azevedo a peça “As Pedras de Javier” no dia 24 às 16h, montagem recente do renomado Grupo XPTO sobre um jovem misterioso que carrega uma mala antiga cheia de pedras e objetos que guardam histórias fascinantes de aventuras, mitos e fantasias de seu mestre Javier, um bonequeiro que percorreu o mundo contando histórias e apresentando suas peças de Teatro de Bonecos. A peça, uma homenagem ao poeta, escritor e bonequeiro argentino icônico mundialmente Javier Villafañe, girou em todo o Brasil e passou por mais de 13 países, incluindo Europa e Ásia.
Outra peça que também performa no espaço no mesmo dia é a peça “Entre a Cruz e os Canibais” às 20h, de Marco Damigo. A dramaturgia ironiza com humor ácido a criação dos primeiros resquícios do que viria ser a cidade de São Paulo, ambientada em 1599. No espetáculo, o Juiz, Governador, Vereador e Procurador da Vila de São Paulo de Piratininga esperam a chegada do Governador-geral Dom Francisco de Souza, enquanto tensões com o povo tupi aumentam a partir de um sequestro ilegal coordenado pelo Governador.
Em Santana, no Teatro Alfredo Mesquita, a peça “Bom Dia, Eternidade” mistura roda de samba e teatralidade contando sobre quatro irmãos idosos que sofreram um despejo quando crianças recebem a restituição do terreno após quase 60 anos, e se encontram para decidir o que fazer. O público pode conferir no dia 22 de janeiro às 20h.
“O Bonde Ocupa – Trilogia da Morte” finaliza a programação de teatros para o Aniversário de São Paulo com mais um musical, inspirado na história real de um menino africano de oito anos encontrado dentro de uma mala ao tentar atravessar clandestinamente a fronteira entre África e Europa. A travessia, reincorporada para o público infantil, está marcada para o dia 24 de janeiro, às 16h.
Casas de Cultura recebem Férias Culturais para crianças
As Casas de Cultura entram no clima do Aniversário de São Paulo com mais de 60 atividades gratuitas em todas as Casas. Para quem ama um som, com certeza a programação de Casas de Culturas Municipais é uma boa opção, com 46 atividades musicais com destaque para Rap e Hip-Hop, Samba e Pagode, e Sertanejo e Forró.
A Casa de Cultura Hip-Hop Sul predomina as atividades de Aniversário, com forte concentração em rap, DJ, hip hop, dança urbana e palestras em oito atividades culturais. As Casas Tremembé e Butantã chegam logo atrás como as que mais ofertam atrações para a família, em especial ao workshop de teclado comandado por Giancarlo Burigo e o Festival Internacional de Monobandas, nas respectivas Casas de Cultura.
Toda a agenda cultural do Aniversário de São Paulo pode ser conferida tanto no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. As programações podem sofrer modificações, que serão avisadas com antecedência nos canais oficiais.
_______
Fonte: Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
