O aniversário é da cidade, mas quem ganha o presente é você. Para celebrar os 472 anos da metrópole neste domingo (25), a Secretaria de Turismo e Viagens de SP (Setur-SP) preparou um “cardápio” cultural que vai ocupar museus, teatros e bibliotecas de todas as regiões.
“São Paulo faz o bolo e quem ganha o presente são os turistas e paulistanos, que terão a oportunidade de aproveitar o melhor da cidade, com toda sua riquíssima gastronomia mundial, os parques, os museus e toda a cultura que fazem dela uma das maiores e mais queridas cidades do mundo”, destaca o secretário Roberto de Lucena.
>>mais notícias: Cultura & Lazer
Homenagem aos 90 anos de Maurício de Sousa e Museus Abertos
Um dos grandes destaques da festa acontece no Theatro Municipal. O criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa, será homenageado em um concerto especial às 17h de domingo, misturando trilhas dos quadrinhos com as músicas favoritas do cartunista. Os ingressos podem ser retirados online a partir de sexta-feira (23).
Se você curte arte e história, a Pinacoteca, o Museu da Língua Portuguesa, o Catavento e o Museu da Imigração estarão com portas abertas e entrada franca durante todo o fim de semana. Na Avenida Paulista, o MASP e o IMS também terão atividades especiais para quem estiver caminhando por lá.
Cinema, Teatro e Literatura por toda a Capital
Para os cinéfilos, a SPCine vai promover uma verdadeira maratona em 29 salas espalhadas pela cidade, incluindo sucessos como “Wicked – Parte 2”. Já as bibliotecas públicas não ficam atrás: o programa Biblioteca Viva terá 56 atividades, com direito a distribuição gratuita de livros na sexta-feira (23) e homenagens a Mário de Andrade e Carolina Maria de Jesus.
A Biblioteca Mário de Andrade, aliás, tem motivo em dobro para comemorar, já que completa seu centenário em 2025/2026. No domingo, o espaço terá apresentações de Bossa Nova, Hip-Hop e até torneio de xadrez no jardim.
Como circular: Tarifa Zero garantida
A melhor parte para quem quer bater perna por vários pontos da cidade é que os ônibus municipais estarão operando com o programa Tarifa Zero. Ou seja: você pode sair da Zona Leste para um show na Penha, descer para o Centro e esticar até o Museu do Ipiranga sem gastar nada com transporte.
_
