No começo de março, a Prefeitura de Diadema, por meio do Colab, recebeu pedido de munícipe para retirar pilha de lixo que se formava na Travessa Estrela Guia, paralela à Avenida Afonso Pena, no núcleo Marilene, Vila Nogueira. Mas a Prefeitura decidiu ir além de simplesmente limpar o local.
Em uma ação pioneira, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos estiveram, na semana passada, percorrendo as ruas do núcleo Marilene em atividades de educação ambiental. O objetivo foi conscientizar moradores e comerciantes que é dever de todos – cidadãos e poder público – construir um ambiente saudável para todos.
A ação de educação ambiental foi realizada no dia 23 pela equipe de fiscalização do Departamento de Limpeza Urbana, formada por João Pedroso, pela técnica Marina Erberelli e por uma equipe de estagiários. Eles visitaram casas e o comércio alertando sobre os riscos de descartar irregularmente o lixo e dicas de como armazenar resíduos e encaminhá-los aos locais corretos.
A ideia da conscientização ambiental surgiu justamente porque o Colab permite mapear o volume de demandas registradas pela população. A questão do descarte irregular de lixo na Travessa Estrela Guia já vinha chamando atenção e a atividade de educação ambiental entra na política pública de melhoria constante da zeladoria da cidade.


“Fico muito feliz em acompanhar resultados como esse e ver que estamos no caminho certo. Nos últimos meses tem crescido o volume de demandas via Colab, o que tem nos permitido um olhar amplo de onde está o problema e como podemos gerar ações para sanar esses problemas”, disse Vanessa Gomes (gerente de relacionamento do Colab em Diadema).
O secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Wagner Feitoza, o Vaguinho, lembrou que a atual gestão encontrou a cidade “muito suja”, com aproximadamente 150 pontos viciados de descarte irregular de lixo. “Com muito trabalho e a campanha Jogue Limpo com Diadema, conseguimos eliminar quase todos os pontos viciados, restando menos de cinco desses locais. Para alcançar esse sucesso investimos em educação e conscientização ambiental da população, mas também fiscalizamos e multamos os sujões”, elencou o secretário.
O Colab é um canal digital criado para facilitar que o morador de Diadema faça pedidos de melhorias na cidade. Em 2022, ano de seu lançamento, o aplicativo ajudou na resolução de sete de cada dez registros de zeladoria.
A ação ambiental no núcleo Marilene já rendeu elogios. “A equipe de fiscalização está fazendo o trabalho de conscientização da população local. Deus abençoe sempre o trabalho de cada um de vocês, lhes dê saúde, sabedoria, senso de justiça, pois o único justo é Deus e que continuem sempre fazendo o que é certo, cumprindo com o dever que cada um de nós temos, se colocar no lugar do outro, ter empatia”, escreveu uma moradora usuária do Colab.
Para baixar o Colab, CLIQUE AQUI.
____________
Fonte: PMD | Texto: Raphael Rocha e Marcos LUiz/PMD