Os resultados do Saresp 2024 (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) apontam um avanço significativo no desempenho dos alunos da rede estadual em língua portuguesa e matemática, em todos os anos avaliados. O maior destaque foi o 2º ano do Ensino Fundamental, que registrou um crescimento expressivo na proficiência das duas disciplinas.
Divulgados nesta segunda-feira (10) pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), os resultados mostram um avanço que não era observado há uma década, desde o Saresp 2014.
2º ano do ensino fundamental: crescimento expressivo
O 2º ano do Ensino Fundamental apresentou os melhores desempenhos da edição 2024. Na comparação com o ano anterior:
📌 Matemática: crescimento de 45,3%, com a média passando de 6,2 em 2023 para 9 em 2024.
📌 Língua portuguesa: aumento de 28%, com a nota subindo de 6,7 para 8,6.
Com esse avanço, a taxa de alfabetização na rede estadual chegou a 65,8% em 2024, contra 53,8% em 2023, marcando o maior crescimento e melhor resultado já registrado no Saresp.
Distribuição dos alunos em língua portuguesa:
✅ 65,8% no nível avançado (contra 50,7% em 2023)
✅ 29,8% no nível adequado
✅ 3,4% no nível básico
✅ 1% abaixo do básico
Já em matemática, o número de alunos no nível avançado passou de 25,3% para 44,8%, um crescimento de 19,5 pontos percentuais.
5º ano e anos finais do ensino fundamental também avançam
O 5º ano do Ensino Fundamental também mostrou avanços importantes:
📌 Língua portuguesa: nota passou de 6,1 para 6,5.
📌 Matemática: crescimento de 5,2 para 5,7.
Nos anos finais do Ensino Fundamental, o crescimento foi contínuo em todas as séries. No 9º ano, as médias subiram de 4,2 para 4,4 em língua portuguesa e de 3,6 para 4,0 em matemática, um crescimento de 3,3% e 9,1%, respectivamente.
ensino médio e impacto do provão paulista
No Ensino Médio, os dados se referem à 3ª série, devido à mudança na estrutura da prova. Os avanços foram:
📌 Língua portuguesa: aumento de 4,3% (de 3,0 para 3,1).
📌 Matemática: crescimento de 6% (de 3,6 para 4,0).
O secretário da Educação, Renato Feder, atribui os avanços às políticas implementadas nos últimos dois anos, como:
✔️ Formação contínua de professores alfabetizadores
✔️ Programa Alfabetiza Juntos SP
✔️ Inclusão de professor tutor nas escolas
✔️ Uso de material complementar de alfabetização e letramento matemático
“Esses resultados corroboram para o anúncio recente dos resultados da Avaliação de Fluência Leitora, que mostram que nossos alunos estão, cada vez mais, aprendendo a ler na idade certa. O impacto também se reflete no aprendizado de matemática, com a formação de professores e uso de ferramentas que estimulam o interesse no aprendizado”, destacou Feder.
mais estudantes participaram do saresp 2024
O número de alunos que fizeram a prova do Saresp 2024 foi maior em relação a 2023. A presença dos estudantes do 9º ano cresceu 4,3 pontos percentuais, chegando a 92,6% de participação. Já no Ensino Médio, o aumento foi de 9,6 p.p., com 84,6% de presença nos dois dias de prova.
Esse crescimento é atribuído à relação entre a participação nas provas e o acesso a programas como o Prontos pro Mundo, que oferece intercâmbio para 1.000 alunos em países de língua inglesa, e o Provão Paulista Seriado, que facilita o ingresso em universidades públicas paulistas.
“Nós implantamos esses dois programas e agora, em 2024, já percebemos uma mudança importante na cultura de presença e atenção à importância dessas provas, não só para que a educação paulista seja avaliada, mas como forma de conquistas individuais desses estudantes”, afirmou Feder.
prova ampliada e novos métodos de avaliação
Desde 2023, o Saresp foi ampliado para incluir os alunos do 2º, 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. No Ensino Médio, o desempenho dos alunos é medido pelo Provão Paulista Seriado.
A partir da última edição, a Vunesp passou a adotar uma metodologia complementar de avaliação baseada na índice de acertos de 0 a 10, além da escala de proficiência. Isso permite uma leitura mais clara dos dados e facilita a comparação dos desempenhos ao longo dos anos.
Com um conjunto de políticas voltadas para a alfabetização e a melhoria do ensino de matemática, a Seduc-SP segue com o compromisso de elevar a qualidade da educação pública e ampliar as oportunidades para os mais de 3 milhões de estudantes da rede estadual.