A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) realiza nesta quinta-feira(5) a apuração do Grupo Especial do Carnaval 2025. O evento começa às 16h na Cidade do Samba, no Rio de Janeiro, e definirá a grande campeã do carnaval carioca. A transmissão será feita ao vivo pela TV Globo e também por canais no YouTube, permitindo que o público acompanhe cada detalhe da contagem das notas.
LEIA TAMBÉM: Beija-Flor de Nilópolis conquista o título do Carnaval do Rio 2025 com homenagem a Laíla
O primeiro quesito a ter as notas reveladas será enredo, seguido por mestre-sala e porta-bandeira, bateria, harmonia, alegoria e adereços, evolução, fantasia e samba-enredo. O último a ser anunciado será comissão de frente, que também servirá como critério de desempate em caso de pontuações iguais.
LEIA TAMBÉM: Rosas de Ouro é campeã do carnaval de São Paulo 2025 com enredo sobre Grande Jogada
Como será a apuração?
No total, 36 jurados avaliaram os desfiles das 12 escolas do Grupo Especial, sendo quatro responsáveis por cada quesito. As notas variam entre 9 e 10, podendo conter frações decimais. No momento da apuração, todas as notas serão lidas, mas apenas três delas serão consideradas para cada quesito – a menor pontuação será descartada. Caso a escola tenha recebido apenas notas máximas, um dos 10 será desconsiderado.
Segundo o regulamento da Liesa, empates só serão permitidos na primeira colocação, e apenas se as escolas somarem exatamente a mesma quantidade de pontos em cada um dos nove quesitos. Caso isso ocorra, o critério de desempate será a nota da comissão de frente. Se o empate persistir, a análise seguirá para samba-enredo, fantasia e assim por diante, de forma decrescente, até o enredo.
Os jurados foram definidos por sorteio no dia 6 de fevereiro e distribuídos em quatro módulos de observação ao longo da Marquês de Sapucaí. Cada cabine contou com nove avaliadores, um para cada quesito.
A disputa pelo título
Durante três noites de festa, 12 agremiações se apresentaram no Sambódromo. No primeiro dia de desfiles, que começou na noite de domingo (2) e seguiu até a madrugada de segunda-feira (3), passaram pela avenida:
- Unidos de Padre Miguel
- Imperatriz Leopoldinense
- Unidos do Viradouro
- Mangueira
Na segunda noite, foi a vez de:
- Unidos da Tijuca
- Beija-Flor de Nilópolis
- Acadêmicos do Salgueiro
- Unidos de Vila Isabel
Já na última noite, entre terça-feira (4) e a manhã de quarta-feira (5), fecharam os desfiles:
- Mocidade Independente de Padre Miguel
- Paraíso do Tuiuti
- Acadêmicos do Grande Rio
- Portela
As escolas tiveram entre 70 e 80 minutos para percorrer a Sapucaí, conforme o regulamento. Nenhuma delas descumpriu esse tempo.
O que acontece após a apuração?
As seis primeiras colocadas voltarão à avenida no próximo sábado (8), a partir das 20h, para o tradicional Desfile das Campeãs, celebrando suas performances e a grande vencedora do carnaval carioca.
Por outro lado, a escola que ficar na última posição será rebaixada para a Série Ouro em 2026, enquanto a campeã da Série Ouro deste ano garantirá vaga na elite do samba no próximo carnaval.
Diferentemente dos últimos anos, a apuração da Série Ouro, que costumava ocorrer também na Quarta-feira de Cinzas, será realizada na quinta-feira (6), às 17h.
Como assistir à apuração?
O evento terá transmissão ao vivo pela TV Globo, que exibe a apuração para todo o Brasil. Além disso, canais do YouTube especializados em carnaval também farão a cobertura completa, permitindo que os amantes do samba acompanhem cada detalhe em tempo real.
Confira os jurados de cada quesito
Evolução
- Gerson Martins
- Lucila de Beaurepaire
- Mateus Dutra
- Verônica Torres
Bateria
- Ary Jayme Cohen
- Geiza Carvalho
- Philipe Galdino
- Rafael Barros Castro
Harmonia
- Bruno Marques
- Rodrigo Lima
- Jardel Maia Rodrigues
- Júlia Félix
Comissão de frente
- Rafaela Riveiro Ribeiro
- Raffael Araújo
- Raphael David Filho
- Paola Novaes
Fantasias
- Paulo Paradela
- Betto Gomes
- Sérgio Henrique Silva
- Wagner Louza
Samba-enredo
- Alfredo Del-Penho
- Ana Paula Fernandes
- Alessandro Ventura
- Igor Fagundes
Enredo
- Arthur Nunes Gomes
- Johny Soares
- Monica Mançur
- Marcelo Rodrigues
Alegorias e adereços
- Madson Oliveira
- Fernando Lima
- Soter Bentes
- Walber Ângelo de Freitas
Mestre-sala e porta-bandeira
- Mônica Barbosa
- Eduardo Torres
- Fernando Bersot
- Henna Melo
Com a expectativa em alta, os amantes do carnaval aguardam ansiosos para conhecer a grande campeã do Grupo Especial de 2025.