As cidades de Araçatuba e Tupã receberam, nesta quarta-feira (28), o Selo CAIXA Gestão Sustentável. A iniciativa do banco reconhece municípios que apresentam boas práticas de governança e responsabilidade socioambiental e climática na administração pública.
Com mais de 80 pontos na avaliação dos indicadores, os dois municípios foram contemplados com o selo Safira, terceira graduação da certificação. A entrega foi realizada pelo Diretor Executivo de Produtos de Governo Tiago Cordeiro aos prefeitos Renan Victor Pontelli (Tupã) e Lucas Zanatta (Araçatuba), além de outras autoridades municipais.
Também participaram da entrega o Superintendente Executivo de Governo José Alexandre do Rego, o Gerente Executivo de Governo Marcio Makoto Missaka e o Supervisor de Filial Representante CAIXA Luis Fernando Yunes Khalil.
Com o Selo CAIXA Gestão Sustentável, os municípios passam a contar com condições diferenciadas na contratação de operações de crédito nas modalidades FINISA Verde e FINISA Transformação Digital.
Para Tiago Cordeiro, a certificação é um importante reconhecimento da CAIXA e está alinhado ao propósito do banco. “A entrega do Selo CAIXA Gestão Sustentável valoriza o compromisso dos municípios com uma gestão pública eficiente, responsável e alinhada às melhores práticas ambientais, sociais, climáticas e de governança”, destacou o diretor.

Para conceder o selo, a CAIXA avalia 22 indicadores, distribuídos em quatro categorias: ambiental, social, governança e climático. Os municípios que somam de 60 a 69 pontos recebem o selo Cristal; de 70 a 79 pontos, o Topázio; de 80 a 99 pontos, o Safira; e acima de 100 pontos, o Diamante. Os dados são coletados de fontes públicas, sistemas governamentais e não governamentais, além de informações autodeclaradas pelo município.
Selo CAIXA Gestão Sustentável:
O Selo CAIXA Gestão Sustentável tem o propósito de apoiar os municípios a alcançarem as metas da Agenda 2030 das Nações Unidas por meio da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), incentivando ações de combate à pobreza, proteção do meio ambiente e do clima e assegurando que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de maior qualidade de vida.
Quando o município utiliza de maneira responsável os recursos financeiros e ambientais, promove o aumento do bem-estar e da qualidade de vida de seus cidadãos, associado ao desenvolvimento urbano sustentável.
A adesão do município à sistemática é voluntária e o Selo, uma vez conferido, tem validade de dois anos. As prefeituras interessadas podem procurar o atendimento de Governo da CAIXA em sua região. Confira a lista de municípios certificados.
Mais informações sobre o Selo CAIXA Gestão Sustentável podem ser obtidas na página do banco.

