Close Menu
    What's Hot
    Hospital Nardini fortalece apoio à amamentação com novo posto de coleta em Mauá

    Hospital Nardini fortalece apoio à amamentação com novo posto de coleta em Mauá

    09/06/2025
    Magic City apresenta detalhes do Naturé Resort e da Vila Viking Germânia

    Magic City apresenta detalhes do Naturé Resort e da Vila Viking Germânia

    09/06/2025
    Diadema abre processo seletivo para o Programa Ação nos Bairros

    Diadema abre processo seletivo para o Programa Ação nos Bairros

    09/06/2025

    Subscribe to Updates

    Receba as últimas notícias

    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube TikTok
    Últimas Notícias
    • Hospital Nardini fortalece apoio à amamentação com novo posto de coleta em Mauá
    • Magic City apresenta detalhes do Naturé Resort e da Vila Viking Germânia
    • Diadema abre processo seletivo para o Programa Ação nos Bairros
    • Enem 2025: pagamento da taxa vai até 18 de junho; provas serão em novembro
    • Dólar recua e fecha em R$ 5,56; Bolsa tem quarta queda consecutiva no Brasil
    • Santo André aplica mais de 8,5 mil doses da vacina contra a gripe em dois finais de semana de mobilização nos shoppings
    • Operação Dorme Bem resulta em 4 mil pessoas dispersadas de bailes funks 
    • Atrium Shopping apresenta programação especial para o Dia dos Namorados
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube TikTok
    ABC Agora
    • Home
    • Cidades
      • Santo André
      • São Bernardo
      • São Caetano
      • Diadema
      • Mauá
      • Rio Grande da Serra
      • Ribeirão Pires
    • Resumo de notícias
    • Cultura e Lazer
    • Política
    • Geral
    • Saúde
    • Entretenimento
    ABC Agora
    Home - Cidades - Diadema - Atuação do Procon Diadema garantiu mais de mil acordos em 2022
    Diadema ABC AGORABy ABC AGORA31/01/20233 Mins Read

    Atuação do Procon Diadema garantiu mais de mil acordos em 2022

    Serviço de proteção atua na solução de conflitos entre consumidor e fornecedor, garantindo direitos e esclarecendo dúvidas da população
    Atuação do Procon Diadema garantiu mais de mil acordos em 2022
    Atuação do Procon Diadema garantiu mais de mil acordos em 2022 - Foto: Dino Santos

    Mais de três mil pessoas procuraram o Procon Diadema em 2022. O serviço ligado à Secretaria de Assuntos Jurídicos do município realizou, nesse período, 3.196 atendimentos, entre orientações, esclarecimento de dúvidas, fiscalizações e outras ações de garantia do direito do consumidor. Dos atendimentos realizados, 2.142 geraram Carta de Informação Preliminar (CIP), o documento inicial para que a reclamação seja solucionada. Dessas, 1.001 resultaram em acordo e 150 preferiram entrar judicialmente com ação.

    “Todos os acordos realizados são de grande importância, pois busca agilizar a resolução do conflito de uma forma mais benéfica ao consumidor, tendo em vista o limite de atuação do Procon, pois é um órgão com poder administrativo. Mesmo assim, todos os casos são analisados e, se necessário, o consumidor é orientado a se encaminhar ao órgão competente”, afirma a coordenadora do Procon Diadema, Eliete Menezes.

    Houve também 516 consultas/orientações sobre direitos do consumidor, 245 atendimentos extra Procon, quando são demandas que não competem ao Procon (como reclamações sobre IPTU ou Detran) e 211 atendimentos preliminares, quando é feito um contato prévio com o fornecedor para a solução do problema com prazo para retorno ao consumidor.

    Atuação do Procon Diadema garantiu mais de mil acordos em 2022
    Atuação do Procon Diadema garantiu mais de mil acordos em 2022 – Foto: Dino Santos

    Reclamações

    A maioria das reclamações da população (35%) está ligada aos serviços essenciais, como água, energia e telefone, com 1.016 atendimentos. O segundo lugar fica com 878 reclamações sobre assuntos financeiros (30%), com questões que envolvem empréstimos não autorizados, problemas com fatura de cartão de crédito. Em 2022, 461 pessoas procuraram o Procon para reclamar sobre produtos, com questões em relação a garantia ou qualidade fora do padrão, 364 sobre serviços privados como escolas, por exemplo. A saúde fica em 5º lugar no ranking das reclamações com 118 atendimentos.

    De acordo com dados da instituição, 58% das pessoas que procuram o Procon são mulheres. A faixa etária dos consumidores se concentra entre 41 e 70 anos (64,31%).

    Fiscalizações

    No ano passado, foram realizadas 22 fiscalizações programadas, além de três visitas. Durante a fiscalização, é lavrado auto de constatação, um documento com todas as irregularidades encontradas no estabelecimento, e o fornecedor orientado a sanar as irregularidades. Os documentos gerados na fiscalização, como autos de constatação, autuação, relatórios fotográficos e cálculo de multa, são enviados à Fundação Procon, que analisará e dará continuidade à ação. “Cada fiscalização envolve estudo e um trabalho minucioso do fiscal, antes, durante e depois da visita, para que todos os direitos do consumidor sejam garantidos e o fornecedor orientado para melhorar essa relação de consumo”, garante Eliete.

    Atendimento

    O serviço recebe reclamações e dúvidas do consumidor de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para ser atendido pelo Procon Diadema, é preciso ser morador da cidade ou ser funcionário da Prefeitura do município, a reclamação deve ser relacionada a bens e serviços em relação de consumo, temas tratados no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

    Serviço:

    Procon Diadema
    Avenida Sete de Setembro, 400 – Centro de Diadema.
    Telefones: 4053 7200 / 7204 / 7205 e 7207.
    Emails: procon@diadema.sp.gov.br e procon.atendimento.covid@gmail.com.

    Por Renata Nascimento

    Atualização Defensa do Consumidor Procon Diadema
    Siga-nos: Google News
    Share. Facebook Twitter Pinterest Email Telegram WhatsApp Copy Link
    Previous ArticleArtista plástico de SBC, Bakari, estrela websérie da Fast Shop em parceria com Samsung
    Next Article Janeiro Branco: meditação guiada reúne mais de 50 colaboradores da FUABC
    ABC AGORA

    Matérias relacionadas

    Procon Diadema alerta para diferenças de preços de materiais escolares e orienta consumidores sobre direitos

    Procon Diadema alerta para diferenças de preços de materiais escolares e orienta consumidores sobre direitos

    16/01/2025
    Escola de Educação para o Consumo de Diadema disponibiliza cursos para grupos

    Escola de Educação para o Consumo de Diadema disponibiliza cursos para grupos

    28/02/2024
    Confira as dicas do Procon Diadema para as compras de Natal

    Confira as dicas do Procon Diadema para as compras de Natal

    19/12/2023
    Leave A Reply Cancel Reply

    Publicidade
    Últimas Notícias
    Hospital Nardini fortalece apoio à amamentação com novo posto de coleta em Mauá Saúde

    Hospital Nardini fortalece apoio à amamentação com novo posto de coleta em Mauá

    By ABC AGORA09/06/20250

    O Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, em Mauá, tem reforçado o cuidado com mães…

    Magic City apresenta detalhes do Naturé Resort e da Vila Viking Germânia

    Magic City apresenta detalhes do Naturé Resort e da Vila Viking Germânia

    09/06/2025
    Diadema abre processo seletivo para o Programa Ação nos Bairros

    Diadema abre processo seletivo para o Programa Ação nos Bairros

    09/06/2025
    Enem 2025: pagamento da taxa vai até 18 de junho; provas serão em novembro

    Enem 2025: pagamento da taxa vai até 18 de junho; provas serão em novembro

    09/06/2025
    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo

    Assine

    Receba as últimas notícias

    Contato:
    Contato:

    Sugestão de Pauta
    E-mail: pauta@abcagora.com.br
    Contato: (11) 97828-5875

    Comercial:
    E-mail: comercial@abcagora.com.br

    Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube
    • Home
    • Cidades
    • Cultura e Lazer
    • Health
    • Buy Now
    © 2025 ABC Agora. Designer by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.