Close Menu
    What's Hot

    Santo André realiza soltura de coruja e cobra d’água resgatadas em residências

    24/10/2025

    Drenar São Caetano avança com 5 frentes simultâneas

    24/10/2025

    GCM intensifica patrulhamento em Rudge Ramos em São Bernardo

    24/10/2025

    Subscribe to Updates

    Receba as últimas notícias

    Facebook X (Twitter) Instagram
    ABC Agora
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Subscribe
    • Home
    • Cidades
      • Santo André
      • São Bernardo
      • São Caetano
      • Diadema
      • Mauá
      • Rio Grande da Serra
      • Ribeirão Pires
    • Resumo de notícias
    • Cultura e Lazer
    • Política
    • Geral
    • Saúde
    • Entretenimento
    ABC Agora
    Início - Diadema - Atuação do Procon Diadema garantiu mais de mil acordos em 2022
    Diadema

    Atuação do Procon Diadema garantiu mais de mil acordos em 2022

    Serviço de proteção atua na solução de conflitos entre consumidor e fornecedor, garantindo direitos e esclarecendo dúvidas da população
    ABC AGORABy ABC AGORA31/01/20233 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Follow Us
    Google News Flipboard Threads
    Atuação do Procon Diadema garantiu mais de mil acordos em 2022
    Atuação do Procon Diadema garantiu mais de mil acordos em 2022 - Foto: Dino Santos
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Mais de três mil pessoas procuraram o Procon Diadema em 2022. O serviço ligado à Secretaria de Assuntos Jurídicos do município realizou, nesse período, 3.196 atendimentos, entre orientações, esclarecimento de dúvidas, fiscalizações e outras ações de garantia do direito do consumidor. Dos atendimentos realizados, 2.142 geraram Carta de Informação Preliminar (CIP), o documento inicial para que a reclamação seja solucionada. Dessas, 1.001 resultaram em acordo e 150 preferiram entrar judicialmente com ação.

    “Todos os acordos realizados são de grande importância, pois busca agilizar a resolução do conflito de uma forma mais benéfica ao consumidor, tendo em vista o limite de atuação do Procon, pois é um órgão com poder administrativo. Mesmo assim, todos os casos são analisados e, se necessário, o consumidor é orientado a se encaminhar ao órgão competente”, afirma a coordenadora do Procon Diadema, Eliete Menezes.

    Houve também 516 consultas/orientações sobre direitos do consumidor, 245 atendimentos extra Procon, quando são demandas que não competem ao Procon (como reclamações sobre IPTU ou Detran) e 211 atendimentos preliminares, quando é feito um contato prévio com o fornecedor para a solução do problema com prazo para retorno ao consumidor.

    Atuação do Procon Diadema garantiu mais de mil acordos em 2022
    Atuação do Procon Diadema garantiu mais de mil acordos em 2022 – Foto: Dino Santos

    Reclamações

    A maioria das reclamações da população (35%) está ligada aos serviços essenciais, como água, energia e telefone, com 1.016 atendimentos. O segundo lugar fica com 878 reclamações sobre assuntos financeiros (30%), com questões que envolvem empréstimos não autorizados, problemas com fatura de cartão de crédito. Em 2022, 461 pessoas procuraram o Procon para reclamar sobre produtos, com questões em relação a garantia ou qualidade fora do padrão, 364 sobre serviços privados como escolas, por exemplo. A saúde fica em 5º lugar no ranking das reclamações com 118 atendimentos.

    De acordo com dados da instituição, 58% das pessoas que procuram o Procon são mulheres. A faixa etária dos consumidores se concentra entre 41 e 70 anos (64,31%).

    Fiscalizações

    No ano passado, foram realizadas 22 fiscalizações programadas, além de três visitas. Durante a fiscalização, é lavrado auto de constatação, um documento com todas as irregularidades encontradas no estabelecimento, e o fornecedor orientado a sanar as irregularidades. Os documentos gerados na fiscalização, como autos de constatação, autuação, relatórios fotográficos e cálculo de multa, são enviados à Fundação Procon, que analisará e dará continuidade à ação. “Cada fiscalização envolve estudo e um trabalho minucioso do fiscal, antes, durante e depois da visita, para que todos os direitos do consumidor sejam garantidos e o fornecedor orientado para melhorar essa relação de consumo”, garante Eliete.

    Atendimento

    O serviço recebe reclamações e dúvidas do consumidor de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para ser atendido pelo Procon Diadema, é preciso ser morador da cidade ou ser funcionário da Prefeitura do município, a reclamação deve ser relacionada a bens e serviços em relação de consumo, temas tratados no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

    Serviço:

    Procon Diadema
    Avenida Sete de Setembro, 400 – Centro de Diadema.
    Telefones: 4053 7200 / 7204 / 7205 e 7207.
    Emails: procon@diadema.sp.gov.br e procon.atendimento.covid@gmail.com.

    Por Renata Nascimento

    Atualização Defensa do Consumidor Procon Diadema
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    ABC AGORA

    Related Posts

    Santo André realiza soltura de coruja e cobra d’água resgatadas em residências

    24/10/2025

    Drenar São Caetano avança com 5 frentes simultâneas

    24/10/2025

    GCM intensifica patrulhamento em Rudge Ramos em São Bernardo

    24/10/2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Santo André realiza soltura de coruja e cobra d’água resgatadas em residências

    ABC AGORA24/10/2025

    O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Santo André realizou as solturas…

    Drenar São Caetano avança com 5 frentes simultâneas

    24/10/2025

    GCM intensifica patrulhamento em Rudge Ramos em São Bernardo

    24/10/2025

    Entrevista com a deputada Ana Carolina Serra no ABC Agora

    24/10/2025
    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo

    Assine

    Receba as últimas notícias

    Contato:
    Contato:

    Sugestão de Pauta
    E-mail: pauta@abcagora.com.br
    Contato: (11) 97828-5875

    Comercial:
    E-mail: comercial@abcagora.com.br

    Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.
    • Home
    • Cidades
    • Cultura e Lazer
    • Health
    • Buy Now

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.