A Escola Bilíngue Aubrick, localizada na capital paulista, conquistou o primeiro lugar na categoria Ensino Médio do prêmio “Colegio del Año en Español” 2025, concedido pela Embaixada da Espanha no Brasil. A iniciativa reconhece centros educacionais públicos e privados que se destacam na promoção do idioma espanhol no Brasil e é realizada pela Consejería de Educación da embaixada, em parceria com o Colégio Miguel de Cervantes, de São Paulo. Foram premiados, ao todo, nove instituições de ensino de todo Brasil, divididas em três categorias.
Os projetos realizados pela escola, que renderam à Aubrick a premiação, evidenciaram o idioma como um valor agregado ao currículo, integrado a propostas interdisciplinares, atividades culturais e produções autorais dos alunos.
Entre as iniciativas desenvolvidas destacam-se projetos como a produção de documentários temáticos; participação em simulações diplomáticas; celebrações como dia de Sant Jordi; diários de leitura baseados em obras de autores como Gabriel Garcia Márquez e exposições artísticas inspiradas em figuras como Frida Kahlo, que articulam língua, identidade e pensamento crítico. Além da Revista Frida, publicação anual idealizada pela escola e escrita integralmente em espanhol, que reúne trabalhos produzidos por estudantes do Ensino Fundamental e Médio, reforçando o protagonismo discente e a vivência autêntica do idioma ao longo da trajetória escolar.
Segundo a diretora geral, Fatima Lopes, o reconhecimento atesta a excelência do ensino de espanhol oferecido pela escola e destaca as boas práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo dos anos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho consistente, construído ao longo dos anos, que entende o espanhol como uma ferramenta viva de expressão, pensamento crítico e conexão cultural”, afirma. “Nossos alunos não apenas aprendem o idioma, mas o utilizam para criar, refletir, debater e se posicionar no mundo. Além disso, incentivamos a formação contínua de nossos docentes, com foco no desenvolvimento acadêmico e socioemocional dos estudantes.”
Na Aubrick, o espanhol é introduzido a partir do 6º ano do Ensino Fundamental II e segue de forma progressiva até o Ensino Médio. Desde o início, o idioma é trabalhado com uma abordagem comunicativa e imersiva, com aulas ministradas integralmente em espanhol e foco no uso real da língua. Ao longo dos anos, os alunos avançam do nível inicial (A1) até níveis mais altos (B1 e B2), com preparação para certificações internacionais como o DELE, em parceria com o Instituto Cervantes.
Tais investimentos refletem em certificações internacionais. Na convocatória de outubro de 2025, 93% dos alunos inscritos foram aprovados, com 100% de êxito no nível B2 entre os estudantes presentes. Os resultados refletem um trabalho sistemático de consolidação linguística ao longo dos anos escolares.
“Esses resultados mostram que o ensino do espanhol na Aubrick vai além do conteúdo curricular. Ele prepara os alunos para certificações internacionais e para uma atuação global, com segurança linguística e cultural”, destaca a coordenadora do departamento de espanhol da Aubrick, Taiana de Freitas Vanucci.
No Ensino Médio, o espanhol é trabalhado de forma aprofundada e contextualizada, por meio de projetos que envolvem literatura, artes, história, geografia e tecnologia. Outro diferencial relevante é o fato de alunos ainda no Ensino Fundamental e Médio conquistarem certificações oficiais do Instituto Cervantes.
Além do prestígio institucional, os vencedores do concurso “Colegio del Año en Español” recebem prêmios como bolsas de estudo para a Semana del Español Excelente, na Universidade de Salamanca, e oportunidades acadêmicas em universidades espanholas, reforçando o impacto da premiação na trajetória dos estudantes.
Para a Aubrick, o prêmio consolida o posicionamento da escola como referência no ensino de espanhol no Brasil e reafirma o compromisso com uma educação multilíngue, conectada às demandas do mundo contemporâneo. Mais do que um componente curricular, o espanhol na Aubrick é concebido como uma experiência formativa que amplia repertórios culturais, desenvolve competências interculturais e estimula o protagonismo intelectual dos estudantes.
“O reconhecimento internacional reforça a convicção da escola de que aprender uma língua é ampliar horizontes acadêmicos, culturais e humanos”, conclui a diretora da Aubrick.
Sobre a ISP – International Schools Partnership
A International Schools Partnership (ISP) é um grupo internacional presente em 25 países, com 109 escolas privadas e mais de 92.500 estudantes em todo o mundo. A ISP apoia e capacita as instituições de ensino, desenvolvendo novos padrões de excelência em educação, para transformar as escolas em referência em suas comunidades locais e no setor educacional global. O aluno da ISP está no centro da jornada de aprendizagem e é preparado para o futuro, tendo acesso a educadores apaixonados e experientes, e ferramentas para que adquira confiança, conhecimento e habilidades; e aprimore seu aprendizado acadêmico, pessoal, social e emocional em um ambiente seguro, acolhedor e inclusivo. Para mais informações, acesse o site.

