A Prefeitura de São Bernardo deu início, nesta segunda-feira (10), à primeira Avaliação Diagnóstica e Formativa de Alfabetização, abrangendo todos os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal, além dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa, que acontece até 14 de março, envolve 78 escolas municipais, totalizando 1.586 turmas e 41.231 alunos.
>>mais notícias: São Bernardo
O projeto, implantado pela gestão do prefeito Marcelo Lima e conduzido pelo secretário de Educação, Júlio César da Costa, marca a criação de um sistema próprio de avaliação educacional em São Bernardo. O objetivo é mapear o nível de aprendizagem dos alunos no processo de alfabetização, fornecendo dados que auxiliem no desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais eficazes e no fortalecimento da atuação dos professores e gestores escolares.
Ferramenta estratégica para a educação municipal
Para o prefeito Marcelo Lima, a implementação desse modelo de avaliação representa um avanço significativo na educação da cidade. “É o início de um sistema de avaliação municipal, que vai trazer resultados importantes para a rede de Educação de São Bernardo. Essa ação reforça o nosso compromisso com o aprimoramento da educação da cidade, assegurando mecanismos para um ensino mais eficiente e inclusivo. A implantação da avaliação nos dará suporte para estimular ferramentas de ensino e otimizar as práticas do dia a dia”, afirmou.
Já o secretário Júlio César da Costa destacou o papel estratégico da iniciativa para o desenvolvimento educacional. “Nosso propósito é diagnosticar as aprendizagens curriculares e, a partir deste diagnóstico, a secretaria desenvolveu uma política de apoio às escolas e aos professores, dando mais condições de trabalho para que eles desenvolvam sua docência com bastante eficiência”, explicou.
Foco na aprendizagem, e não na classificação
Diferente de avaliações tradicionais que visam classificar alunos, a proposta da Secretaria de Educação de São Bernardo prioriza a análise da aprendizagem, permitindo que as escolas implementem práticas pedagógicas mais alinhadas às necessidades reais dos estudantes.
A partir dos resultados da avaliação, a secretaria pretende criar um levantamento detalhado sobre o índice de alfabetização por série no município. Com esses dados, será possível formular novas ações educacionais que contribuam para reduzir déficits de aprendizado e fortalecer o ensino na cidade.
________
*Com informações: PMSBC