Estudantes de 75 escolas do Ensino Fundamental de São Bernardo vão participar, entre os dias 4 e 15 de agosto, da segunda Avaliação Formativa de Alfabetização do ano, medida implementada e conduzida pela Secretaria de Educação. A iniciativa tem como principal objetivo acompanhar o processo da aprendizagem dos alunos, mapear o estágio atual do nível de alfabetização, identificar avanços e apontar os desafios a serem superados, considerando os resultados identificados na primeira avaliação, realizada no mês de março.
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Nesta segunda etapa do processo de avaliação dos estudantes da rede municipal estarão envolvidas 1.593 turmas, alcançando 41.277 alunos, e aproximadamente 3.100 servidores — entre diretores, vices, coordenadores e professores —, além da equipe de apoio e das próprias famílias. A ação vai além da Secretaria de Educação: mobiliza todo o município e contará com a participação de cerca de 400 aplicadores externos, garantindo a lisura e a qualidade do processo avaliativo.
A aplicação externa da avaliação é um fator estratégico do qual a Secretaria de Educação não abre mão, o que assegura a imparcialidade e a credibilidade dos resultados, além de permitir uma análise mais objetiva do desempenho dos estudantes. “Esse olhar externo contribui para um diagnóstico mais preciso e transparente, ampliando as possibilidades de intervenção pedagógica eficaz”, frisou o secretário de Educação de São Bernardo, Júlio César da Costa.
As avaliações foram cuidadosamente elaboradas pela equipe da Seção da Avaliação Formativa da Secretaria de Educação, com o propósito de acompanhar, reavaliar e replanejar o percurso pedagógico a ser seguido no segundo semestre. A meta é proporcionar aos estudantes e professores as ferramentas necessárias para que todos os alunos, do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de São Bernardo, terminem 2025 alfabetizados e preparados para continuar o desenvolvimento de aprendizagem no ano seguinte.
“A avaliação é um instrumento essencial para orientar as práticas pedagógicas e fortalecer o processo de ensino, reafirmando nosso compromisso em elevar, continuamente, a qualidade da Educação no município”, pontuou Jussara Bezerra, secretária adjunta de Educação.
PRIMEIRA ETAPA – A Avaliação Formativa de Alfabetização realizada no começo do ano, inédita em âmbito municipal, revelou que 29,2% dos alunos do 2º ano da rede municipal de São Bernardo estavam alfabetizados, ou seja, além de leitores, compreendem os textos. Outros 15,4% conseguiam ler, mas sem compreensão; 17% eram leitores de sílabas; 12% de palavras; 11,2% de letras; 8,2% de frases; e 6% ainda eram não leitores.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todas as crianças do País devem concluir o 2º ano do Ensino Fundamental I alfabetizadas. No entanto, o diagnóstico realizado em São Bernardo apontou que 49,9% dos alunos que ingressaram no 3º ano em 2025 estavam alfabetizados, o que significa que quase metade concluiu o 2º ano em 2024 sem a devida alfabetização.
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Fonte: PMSBC | Texto: Wilson Moço/PMSBC
Foto: Divulgação/PMSBC