Com o barulho feito pela Globo sobre sua entrada nas produções verticais, desenvolvidas para serem assistidas na posição natural do celular, já não é novidade que este movimento está redefinindo o consumo audiovisual em todo o mundo. A ascensão desse conteúdo trazido por plataformas como TikTok, Instagram e Kwai transformou a forma de contar histórias, mas, antes mesmo de essas gigantes se voltarem à ficção, foram os criadores de conteúdo independentes como Elnatan Dolce e Davi Xiang Li que testaram e comprovaram o potencial narrativo da tela vertical.
>>mais notícias: Entretenimento
No Brasil, essa revolução começou pelas mãos de jovens produtores que experimentaram narrativas curtas, roteirizadas e seriadas, conectando milhões de espectadores em um formato que mescla linguagem cinematográfica e o imediatismo das redes sociais.
“A resposta do público foi tão forte que as gigantes do mercado de internet e, agora até do audiovisual, passaram a se adaptar ao comportamento do espectador, e não o contrário. Foi trabalho de criadores de conteúdo que começou experimental e foi se profissionalizando em superproduções que puxou esse movimento e obrigou uma adaptação da indústria”, destaca Elnatan que, ao lado de Davi fundaram a Baiju Productions, além de serem responsáveis por dirigir e atuar na Trocados FC, uma das maiores audiências do formato no Brasil.

De criadores a produtores
A produtora representa a maturidade da geração que cresceu com o celular na mão e agora profissionaliza o conteúdo nativo das plataformas digitais em um novo gênero audiovisual. Nasceu do encontro entre três jovens criadores (Elnatan Dolce, Davi Xiang Li e Talita Cumi) que transformaram sua experiência como atores, roteiristas e diretores de conteúdo digital em uma produtora audiovisual. Sua primeira grande produção foi “Trocados FC”, que já ultrapassou 46 milhões de visualizações nas plataformas e ficou em primeiro lugar na aba “Novelas” do TikTok.
Como influenciadores, cada um dos sócios acumula milhões de visualizações e colaborações com grandes marcas, explorando o humor, a emoção e a linguagem cinematográfica em vídeos verticais. Foi dessa experiência, diretamente conectada ao comportamento das audiências online, que surgiu a percepção do novo mercado.
“Começou a ficar claro para nós que o público queria acompanhar histórias, não apenas fragmentos de conteúdo. Por isso as plataformas criaram suas abas especiais para o consumo do conteúdo em sequência cronológica, como exige uma novela, e não de forma aleatória. Caso contrário perderiam seu público para pequenos aplicativos específicos para esse formato que começavam a nascer”, explica Davi.
Com base nessa leitura, a Baiju passou a estruturar um modelo de produção inspirado nas séries e novelas tradicionais, mas adaptado ao universo mobile. Cada projeto é desenvolvido com processos de roteiro, direção, captação e edição profissionais, respeitando o tempo, o enquadramento e o ritmo da tela vertical.
O resultado é um produto que une o rigor técnico do audiovisual ao dinamismo da internet, ou seja, ficção cinematográfica pensada nativamente para o celular.
Mais do que acompanhar uma tendência, Elnatan e Davi são representantes de uma geração que ajudam a desenhar o futuro do entretenimento digital brasileiro. Ao profissionalizar um formato que nasceu nas redes, consolidam uma nova categoria criativa e reafirmam o protagonismo dos criadores independentes na transformação da indústria audiovisual, muito antes da maior emissora de TV do país anunciar sua chegada.
Sobre Elnatan Dolce
Elnatan Dolce é ator, roteirista, comediante e diretor. Atua também como produtor executivo, conduzindo projetos desde o argumento até a finalização.
No cinema, integrou o elenco dos longas L7 – O Esquadrão da Cura, SDL (Amazon Prime) e Apenas Mais umas de Amor (2026).
Em séries e conteúdos digitais, dirigiu, atuou e produziu Impacto, Trocados FC, Copa dos Sonhos (+250 milhões de View), A Identidade (produção executiva), entre outros. Trabalha com séries verticais desde 2021.
Nos curtas-metragens, assina roteiro, direção, produção executiva e atuação em Era Outra Vez, Antiutopia e Último Apito.
Na TV, foi roteirista, apresentador e diretor em emissoras como TVUP, TV Unicesumar (filiadas à Futura) e Band Maringá. Criou e apresentou programas como Ligados na Copa, Liga na TV e Fala, Elnatan!, além de atuar em reportagens e formatos variados.
No teatro, atuou dos 8 aos 21 anos, com experiência em peças convencionais, teatro corporal e coro cênico, desenvolvendo versatilidade de palco e presença cênica.
É também compositor, tendo escrito trilhas sonoras originais para séries e curtas, além de jingles políticos e músicas comerciais.
Como comediante de stand-up, circula pelo Brasil com o solo Meu Nome é Elnatan, espetáculo que mistura comédia autoral, improviso e interação com a plateia.
Nas redes sociais, escreve, dirige, atua e produz conteúdos autorais que somam centenas de milhões de visualizações, com destaque para esquetes e séries curtas de forte apelo narrativo e visual.
Profissional multidisciplinar, Elnatan alia criatividade, técnica e visão de mercado para entregar projetos completos, autorais e de alto impacto.
Sobre Davi Xiang Li
Davi Xiang Li é proprietário, ator, produtor e cineasta à frente da Baiju Productions, onde se consolidou como uma referência internacional no audiovisual.
Na Baiju, foi precursor do formato de séries verticais no Brasil, produzindo títulos de destaque como Trocados FC, Último Golpe, Depois de Nós, 150 kg e Bom de Lábia, entre outros. Também atuou em produções de alcance nacional e internacional, como Sherlock Holmes, Copa dos Sonhos e A Identidade.
Como diretor, assinou curtas premiados como Antiutopia, The Circle of Life e The Last Whistle, obras que reforçam sua versatilidade e olhar autoral. Sua habilidade em viabilizar projetos culturais foi reconhecida pelo edital PNAB, que possibilitou cooproduções inéditas com a China. A sua mais recente produção com a Baiju foi o longa “Apenas Mais Umas de Amor”, a qual atuou como Roteirista, Produtor, Produtor Executivo e Ator.
Na atuação, Davi soma trabalhos em grandes produções da Globo, Disney, Amazon Prime e Netflix, além de se destacar como criador digital com milhões de seguidores nas redes sociais, onde compartilha sua arte e sua visão única sobre o mercado audiovisual contemporâneo.
Talita Cumi
Talita Cumi é atriz e criadora de conteúdo brasileira. Com uma vasta experiência no cinema, participou de títulos como “Last Wistle” (2024), “Apenas mais uma de amor” (2025), “NEMBAM” (2023, OTZI Group), “O Retrato de Sarah” (2024), “Soturno” (2024), “Um dia bom” (2024)
No teatro, construiu uma trajetória marcada por papéis intensos e de grande impacto, como Glória em “A Hora da Estrela” (2023, Dir.: Marcelo Braga, Trupe Utopia), Branca Dias em “O Santo Inquérito” (2018, Dir.: Claudio Mendel, CAC – Walmor Chagas), além de trabalhos em “Os Fuzis da Senhora Carrar” (2021, Dir.: Dinho Hortencio) e “Confessionários” (2019, Dir.: Narciso Telles, Universidade Federal de Uberlândia).
Desde 2023, vem atuando também em séries verticais, acumulando oito produções nos últimos anos, nas quais protagonizou, dirigiu e coordenou equipes criativas, explorando formatos inovadores e narrativas direcionadas ao público digital.
Na publicidade, já trabalhou com grandes marcas como AliExpress, LivUp, Overcome, Sallve, além de desenvolver projetos de conteúdo autoral em parceria com agências e plataformas digitais.
Além de sua carreira como atriz, é fundadora da marca Use The Urban, onde assina coleções de streetwear autoral, com o departamento “Dream”, que desenvolve peças exclusivas, incluindo um vestido apresentado no Festival de Cannes em 2025.
Assista Trocados FC: https://vm.tiktok.com/ZMAX1w42U/
Elnatan Dolce: Instagram | TikTok | YouTube
Davi Xiang Li: Instagram | TikTok | YouTube
Talita Cumi: Instagram | TikTok
_____
Fonte: Agência Vetor.am