Close Menu
    What's Hot
    Sebrae Móvel começa a operar com novo modelo de veículo em São Caetano 

    Sebrae Móvel começa a operar com novo modelo de veículo em São Caetano 

    11/08/2025
    Alunos do Singular participam de palestra exclusiva com o vice-diretor da Fuvest

    Alunos do Singular participam de palestra exclusiva com o vice-diretor da Fuvest

    11/08/2025
    STF encerra prazo para defesas no processo da trama golpista contra Bolsonaro e aliados

    STF encerra prazo para defesas no processo da trama golpista contra Bolsonaro e aliados

    11/08/2025

    Subscribe to Updates

    Receba as últimas notícias

    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube TikTok
    Últimas Notícias
    • Sebrae Móvel começa a operar com novo modelo de veículo em São Caetano 
    • Alunos do Singular participam de palestra exclusiva com o vice-diretor da Fuvest
    • STF encerra prazo para defesas no processo da trama golpista contra Bolsonaro e aliados
    • Roberta Miranda assume romance com rapaz 44 anos mais jovem
    • Setur-SP inaugura pedalinho e tirolesa em Votuporanga
    • Compromisso pela vida das mulheres une prefeito, secretários e vereadores em São Bernardo
    • ACISA abre inscrições gratuitas para a 2ª edição da Trilha de Treinamento Varejo 360º
    • Lula e Alckmin definem plano de socorro a exportadores afetados por tarifas dos EUA
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube TikTok
    ABC Agora
    • Home
    • Cidades
      • Santo André
      • São Bernardo
      • São Caetano
      • Diadema
      • Mauá
      • Rio Grande da Serra
      • Ribeirão Pires
    • Resumo de notícias
    • Cultura e Lazer
    • Política
    • Geral
    • Saúde
    • Entretenimento
    ABC Agora
    Home - Economia - Bancos Pan, BMG e Banrisul lideram ranking de reclamações ao BC
    Economia ABC AGORABy ABC AGORA15/01/20204 Mins Read

    Bancos Pan, BMG e Banrisul lideram ranking de reclamações ao BC

    Bancos Pan BMG e Banrisul lideram ranking de reclamações ao BC
    Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
    Bancos Pan BMG e Banrisul lideram ranking de reclamações ao BC
    Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

     

    Foram consideradas as instituições com mais de 4 milhões de clientes

    O Banco Pan ficou em primeiro lugar no ranking de reclamações contra instituições financeiras no quarto trimestre de 2019, informou hoje (15) o Banco Central (BC). Foram consideradas as instituições com mais de 4 milhões de clientes. O BMG ficou em segundo lugar e o Banrisul em terceiro.

    No período, o BC recebeu 564 queixas consideradas procedentes contra o Banco Pan, a maioria relacionada à “oferta ou prestação de informação sobre produtos e serviços de forma inadequada. O BMG recebeu 326 reclamações. Já o Banrisul recebeu 115. Em ambos os casos, a maioria dos clientes também reclamou a respeito de oferta ou prestação de informação sobre serviços ou produtos de forma inadequada.

    Para elaborar o ranking, as reclamações procedentes são divididas pelo número de clientes da instituição financeira que originou a demanda e multiplicadas por 1 milhão.

    Assim, é gerado um índice, que representa o número de reclamações do banco para cada grupo de 1 milhão de clientes.

    O resultado é, portanto, avaliado pela quantidade de clientes de cada instituição. Com esse cálculo, o Pan ficou com o índice de 126,47. As queixas contra o BMG somaram 68,66 no índice. O Banrisul ficou com índice de 26,30. O banco Pan tem 4.459.480 clientes, o BMG tem 4.747.780 e o Banrisul, 4.935.064.

    Entre os bancos com maior números de clientes, o Santander, com 47.281.933, apareceu em quarto lugar com 1.085 reclamações consideradas procedentes. Em seguida, na quinta colocação, vem o Bradesco, com 1.910 reclamações. O banco tem 98.653.100 clientes. Na sexta posição vem o Banco do Brasil, com 1.267 reclamações e 66.464.386 clientes. A Caixa Econômica Federal, que tem 95.191.144 clientes, ficou na sétima posição, somando 1.637 reclamações procedentes. O Itaú vem na sequência, em oitavo lugar, com, 1.377 reclamações consideradas procedentes dos seus 81.684.646 clientes.

    Reclamações

    A maioria das reclamações registradas pelo BC e considerada procedente é relacionada à oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada (2.359) e irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito (1.695). Em terceiro lugar vieram as reclamações relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito (1.008).

    Como reclamar

    A insatisfação com serviços e produtos oferecidos por instituições financeiras pode ser registrada no BC e as reclamações ajudam na fiscalização e na regulação do Sistema Financeiro Nacional.

    Quando a reclamação chega ao Banco Central, ela é encaminhada para o banco, que tem prazo de 10 dias úteis (descontados sábados, domingos e feriados) para dar uma resposta, com cópia para o BC.

    Entretanto, o Banco Central recomenda que a reclamação seja registrada, primeiramente, nos locais onde o atendimento foi prestado ou no serviço de atendimento ao consumidor (SAC) do banco.

    Se o problema não for resolvido, o cliente pode recorrer à ouvidoria da instituição, que terá prazo de até 10 dias úteis para apresentar resposta.

    Os clientes bancários também podem buscar atendimento no Procon e recorrer à Justiça.

    Bancos

    Em nota, o Banco Pan disse que tem adotado medidas para melhorar o atendimento a seus clientes. “O PAN tem se destacado na adoção de medidas concretas para melhorar e modernizar produtos, processos e a qualidade do atendimento ao consumidor. Foi pioneiro entre os bancos na criação do serviço “Não Me Ligue” e na mobilização do setor para a Autorregulação do Crédito Consignado, implementada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) em janeiro deste ano, para redução do número de reclamações. O PAN reforça sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos os seus canais de atendimento”, diz a nota.

    Banco Pan Bancos Banrisul BMG Economia reclamações ao Banco Central
    Siga-nos: Google News
    Share. Facebook Twitter Pinterest Email Telegram WhatsApp Copy Link
    Previous ArticlePolicial é baleado e 6 pessoas são presas em operação na Cracolândia
    Next Article Agentes do COI de São Bernardo prendem quatro criminosos e recuperam três carros roubados
    ABC AGORA

    Matérias relacionadas

    Lula e Alckmin definem plano de socorro a exportadores afetados por tarifas dos EUA

    Lula e Alckmin definem plano de socorro a exportadores afetados por tarifas dos EUA

    11/08/2025
    Portos do Sudeste recebem mais de R$ 1,5 bilhão para modernização portuária

    Portos do Sudeste recebem mais de R$ 1,5 bilhão para modernização portuária

    18/07/2025
    Sicredi amplia apoio a pequenos negócios e fortalece presença no setor de panificação

    Sicredi amplia apoio a pequenos negócios e fortalece presença no setor de panificação

    18/07/2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Publicidade
    Últimas Notícias
    Sebrae Móvel começa a operar com novo modelo de veículo em São Caetano  São Caetano

    Sebrae Móvel começa a operar com novo modelo de veículo em São Caetano 

    By ABC AGORA11/08/20250

    São Caetano do Sul foi a primeira cidade do Grande ABC a receber, nesta segunda-feira…

    Alunos do Singular participam de palestra exclusiva com o vice-diretor da Fuvest

    Alunos do Singular participam de palestra exclusiva com o vice-diretor da Fuvest

    11/08/2025
    STF encerra prazo para defesas no processo da trama golpista contra Bolsonaro e aliados

    STF encerra prazo para defesas no processo da trama golpista contra Bolsonaro e aliados

    11/08/2025
    Roberta Miranda assume romance com rapaz 44 anos mais jovem

    Roberta Miranda assume romance com rapaz 44 anos mais jovem

    11/08/2025
    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo

    Assine

    Receba as últimas notícias

    Contato:
    Contato:

    Sugestão de Pauta
    E-mail: pauta@abcagora.com.br
    Contato: (11) 97828-5875

    Comercial:
    E-mail: comercial@abcagora.com.br

    Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube
    • Home
    • Cidades
    • Cultura e Lazer
    • Health
    • Buy Now
    © 2025 ABC Agora. Designer by

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.