Um dos mais tradicionais blocos de Santo André, a Banda da Baxaria completa 45 anos neste carnaval e, com o tema “Do passado ao presente, rumo ao futuro” convida todos paraa comemoração no sábado de carnaval, dia 1 de março.
A concentração começa às 12h30 – ou como reza a tradição às 12h 32minutos e 42 segundos – na esquina da rua Elisa Fláquer e rua Avares de Azevedo, em frente a portaria do Primeiro de Maio Futebol Clube, no Centro.
Às 13h15 o bloco sai para o percurso que sobe a rua Elisa Fláquer, passa pela rua Bernardino de Campos, pela Campos Sales e o calçadão da Oliveira Lima, entre outras ruas do centro, até voltar para o ponto de Saída.
Já com o lema “Crie sua fantasia e saia na Baxaria” (assim mesmo, sem o i), o bloco foi criada em 1980, por um grupo de amigos que se encontrava em um bar da cidade.

Desde então, a Baxaria percorre o centro da cidade fazendo a alegria de foliões de todas as idades. A Banda incentiva a criatividade dos participantes, que a cada ano inventam e improvisam suas fantasias. Já desfilaram odaliscas, pierrôs, bailarinas, personagens de desenhos e humoristas, homem vestido de mulher, mulher vestida de homem e muitos outros.
A organização da Banda da Baxaria estima que cerca de 1,3 mil pessoas participaram da festa no ano passado.
A presidente da Banda da Baxaria, Zezé Targher, destaca que o bloco tem valores próprioss muito definidas que são a valorização de instrumentos de sopro e percussão e o resgate e preservação das tradições carnavalescas antigas, com destaque para alegria.
“A Banda da Baxaria, popularmente também chamada de BAXA, é uma celebração animada e colorida, onde a ênfase está na criatividade, diversidade de fantasias e na alegria do Carnaval. A tradição de mais de quatro décadas destaca o envolvimento da comunidade e a importância da música e da brincadeira” frisou
Itinerário: Rua Dona Eliza Flaquer, Rua Bernardino de Campos, Rua Campos.
Salles, Rua Cel. Oliveira Lima, Albuquerque Lins, Rua Luís Pinto Flaquer, Praça Embaixador Pedro de Toledo, Rua Cel. Oliveira Lima, Rua Monte Casseros até a Rua Álvares de Azevedo, encerrando na esquina com a Rua Elisa Flaquer.