A Bett Brasil, maior evento sobre educação, inovação e tecnologia da América Latina, teve início nesta segunda-feira (28), em São Paulo. Especialistas e lideranças debateram temas como edtechs e o uso de inteligência artificial (IA) na educação superior.
Edtechs e mercado latino-americano
Vitor Harano, head de research da Distrito, destacou a importância das startups de educação na América Latina. Segundo ele, a região possui atualmente 22 mil startups ativas, oferecendo um mercado fértil para scale-ups.
Harano ressaltou que as desigualdades da região podem gerar oportunidades para empresas focadas na resolução de problemas reais. “As edtechs latino-americanas conseguem expansão regional com facilidade e frequentemente chegam ao Brasil com sucesso”, destacou.
Inteligência Artificial na educação superior
Durante o Fórum Ahead by Bett, especialistas discutiram o impacto estratégico da IA nas instituições de ensino superior. Pedro Henrique, mestre em comunicação pela UFF, apontou que sete em cada dez estudantes já utilizam a IA como ferramenta acadêmica.
Bruno Rocha, da YDUQS, defendeu o uso ético e consciente da tecnologia. “A IA deve estimular o pensamento crítico, jamais substituí-lo”, alertou.
Fernando Cruz, da Microsoft, citou a plataforma Copilot, destacando que até 2027 muitas profissões exigirão novas habilidades impulsionadas pela IA. “A inteligência artificial potencializa as capacidades humanas, não as substitui”, afirmou.
Já Silvio Meira, cientista-chefe da TDS Company, propôs o conceito de “Inteligência Generalizada” como um avanço necessário na educação. Segundo ele, o maior desafio é capacitar professores para utilizarem a tecnologia em prol do desenvolvimento crítico dos estudantes.
Ansiedade digital e saúde mental
Outro destaque foi a discussão sobre saúde mental nas escolas. A médica Maria Carolina Pinheiro enfatizou a importância de educadores entenderem seu papel como promotores da saúde emocional dos jovens. Já a pedagoga Leticia Lyle alertou sobre o desengajamento crescente de adolescentes devido ao uso intensivo de celulares.
Programação Bett Brasil 2025
A Bett Brasil prossegue até 1º de maio, com mais de 450 palestrantes, 330 marcas expositoras, além do lançamento do 3º Prêmio Educador Transformador. A visitação à exposição é gratuita, mas palestras requerem inscrição prévia.
Serviço:
Bett Brasil – 30ª edição
Data: de 28 de abril a 1º de maio de 2025
Local: Expo Center Norte.
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo/SP.
Mais informações: https://brasil.bettshow.com/
Sobre a Bett Brasil
A Bett Brasil é o maior evento de Inovação e Tecnologia para Educação na América Latina. Parte da série global Bett Show da Hyve Group, uma das líderes mundiais na realização de eventos considerados referência de mercado. A Bett visa inspirar, discutir o futuro do segmento e o papel da tecnologia e da inovação na formação de educadores e alunos.
Sobre a Hyve Group
A Hyve Group foi criada em 1991 e hoje é uma das líderes mundiais na organização de exposições, conferências e eventos internacionais. A principal visão estratégica da Hyve Group é criar o portfólio mundial de eventos alicerçados em conteúdo de qualidade, proporcionando uma excelente experiência e ROI (retorno sobre o investimento) para seus clientes. A Hyve se esforça para realizar e oferecer os melhores serviços aos clientes em todo mundo, independentemente da localização. Colocando expositores e visitantes como principal foco, e impulsionando o crescimento sustentável de seus investidores.
______
Fonte: Coletivo da Comunicação