A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, encerra o mês de novembro com uma semana focada no incentivo à leitura e no acesso gratuito à cultura, com destaque para a realização de múltiplas feiras de doação de livros em diversas regiões.
Três unidades promovem a ação “Pegue, Leve e Leia” nesta última semana do mês. Na quinta-feira, dia 27, a Biblioteca Marcos Rey inicia a distribuição de livros a partir das 11h. Na sexta-feira, dia 28, a Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet promove sua feira de doação das 10h às 16h, permitindo que cada pessoa escolha até dois exemplares. No mesmo dia, a Biblioteca Pedro Nava realiza seu “Pegue & Leve”, distribuindo até três livros por pessoa, das 11h30 às 16h.
Programação Biblioteca Viva:
A programação do Programa Biblioteca Viva na última semana de novembro traz espetáculos de teatro e música que celebram a diversidade e a literatura. Na terça-feira (25), a Biblioteca Anne Frank tem a contação de histórias “A casa do porco-espinho” às 10h. Na quinta-feira (27), a Biblioteca Cassiano Ricardo recebe o show “OS LIVROS E AS CANÇÕES”, às 14h, e a Biblioteca Malba Tahan apresenta “A casa do porco-espinho” às 14h. No sábado (29), o Slam Pretagonista estará na Biblioteca Nuto Sant’Anna às 11h.
Confira a programação completa dos dias 24 a 29 de novembro.
Segunda-Feira, 24 de Novembro:
Cassiano Ricardo (Zona Leste)
Nome do evento: ESPAÇO BIBLIOTECH – Projeto Techkids
Quando: Segundas-feiras das 09h às 10h30 e 14h às 15h30. Quartas- feiras das 14h às 16h.
Duração: 8 a 10 meses
Classificação: 7 a 12 anos
Sinopse: O TechKids é um projeto voltado para crianças de 7 a 12 anos, com o objetivo de desenvolver habilidades digitais de forma inclusiva e educativa.
Érico Veríssimo (Zona Norte)
Nome do evento: Danças de Pindorama – com Eri Sá
Quando: Todas às segundas-feiras, às 8h30
Classificação: 50+
Sinopse: A atividade é desenvolvida levando-se em conta os saberes ancestrais e o vasto universo da cultura popular; brincarão com os pés de dança das manifestações: jongo, ciranda, coco de roda, caboclinho e dança dos arcos. Serão encontros dançantes para potencializar a nossa história com a dança e com as memórias
Hans Christian Andersen (Zona Leste)
Nome do evento: PROGRAMA VOCACIONAL – ORIENTAÇÕES ARTÍSTICAS EM TEATRO
Quando: Todas as segundas, 14h às 17h
Classificação: +14 anos
Sinopse: O Programa Vocacional oferece encontros de formação e prática teatral voltados para jovens e adultos interessados em desenvolver suas habilidades artísticas. Por meio de jogos, exercícios e processos criativos, os participantes exploram a linguagem do teatro em um espaço coletivo de experimentação, expressão e aprendizado.
Lenyra Fraccaroli (Zona Leste)
Nome do evento: Dança em Grupo (Line dance)
Quando: Segundas às 15h e terças-feiras, às 14h | Duração de 2 horas
Classificação: Jovens, Adultos e Idosos
Sinopse: Line dance (Passinho) é um tipo de dança onde um grupo de pessoas dançam alinhadas umas com as outras, e todas elas fazem os mesmos movimentos individualmente.
Nome do evento: Oficina de Memória
Quando: Segundas às 9h45 | Duração 60 min
Classificação indicativa: 60+
Sinopse: Em parceria com a UBS Vila Nova Manchester a oficina objetiva estimular a melhora da memória e do desenvolvimento das funções cognitivas do idoso, incentivando a prática de exercícios que estimulem a memória e a adoção de um estilo de vida mais saudável e benéfico.
Raul Bopp (Centro)
Nome do evento: Exposição “Fluxo e Transição” – Com Marco Antonio Claro Pereira
Quando: De outubro à dezembro.
Classificação: Livre
Sinopse: A mostra Fluxo e Transição revela uma arte simples, orgânica e testemunhal. Em suas telas, o artista traduz fragmentos de si e de sua visão de mundo, convidando o público a refletir sobre o movimento da vida e as delicadas transições que nos atravessam. Marco Antonio Claro Pereira, é um apaixonado por comunicação e cultura. Toca alguns instrumentos como piano, saxofone e guitarra. É publicitário e gosta de pintar nas horas vagas. Teve aulas com o amigo e artista visual, Luiz Cavalli. Pinta seus quadros com fortes pinceladas e cores intensas. Sua forte ligação com a natureza, com o mar e com as matas, transparecem em suas telas.
Viriato Corrêa (Zona Sul)
Nome do evento: Oficina de Inglês – com a professora Márcia do Instituto Pinheiro.
Quando: Toda segunda-feira às 10h| Duração 1 hora.
Classificação +60
Sinopse: Aulas da língua inglesa para ser utilizada em várias situações do dia a dia
Afonso Schmidt (Zona Norte)
Nome do evento: EXPOSIÇÃO: “Us mitos” – EMEF Maria Aparecida Rodrigues Cintra
Quando: De seg à sex, das 8h às 17h, sáb das 10h às 14h
Duração: Permanente
Classificação: Livre
Sinopse: A exposição “Us Mitus¨ foi montada de forma colaborativa por professor e estudantes da EMEF Prof Maria Aparecida Rodrigues Cintra. É um desdobramento do projeto: “Romântico, demasiado romântico: estudos acerca dos resquícios do Romantismo no cotidiano escolar”
Castro Alves (Zona Sul)
Nome do evento: Dança Circular – com a UBS Vila Arapuá
Quando: Todas as segundas-feiras, das 08h30 às 09h30
Classificação: Livre
Sinopse: Em roda, damos as mãos e nos conectamos com o ritmo, com o outro e com nós mesmos. A Dança Circular é uma prática coletiva que valoriza a cooperação, a escuta e o respeito mútuo, promovendo bem-estar físico, emocional e espiritual. Inspirada em danças tradicionais de diversos povos, essa atividade convida à vivência da união, da alegria e da presença, por meio de movimentos simples e significativos. Uma experiência de acolhimento e celebração da vida, onde cada passo é um convite à harmonia.
Roberto Santos (Zona Sul)
Nome do evento: Piá
Quando: Segundas das 10h às 12h e das 13h às 15h
Classificação indicativa: 6 a 13 anos
Sinopse: O Piá oferece atividades artísticas e culturais GRATUITAS para crianças e adolescentes de 6 a 13 anos, promovendo criatividade, expressão e diversão em diversos espaços públicos da cidade!
Belmonte (Zona Sul)
Nome do evento: No colo do livro com os livros ao colo – com Ivani Magalhães
Quando: 24/11, às 14h | Duração 50 min
Classificação: Livre – Primeira Infância
Sinopse: Mediação e narrativa de histórias para bebês de 0 a 2 anos acompanhados de pais ou de professores, babás, avós, tios. A sala da primeira infância transforma-se em um quarto de brinquedos, onde várias duplas (bebês e acompanhantes) interagem com os contadores valendo-se livros de pano, plástico e livros-brinquedos, contos de meiguice e cantigas de ninar.
Terça-Feira, 25 de Novembro:
Brito Broca (Zona Norte)
Nome do evento: VOCACIONAL – Teatro
Quando: Todas as terças-feiras às 14h | Duração: 180 min
Classificação: 14 anos
Sinopse: Teatro com Wellington Cândido, Ator e Artista Orientador do Programa Vocacional da Secretaria Municipal de Cultura, Wellington traz sua experiência para a criação teatral, onde os participantes poderão explorar o universo do teatro e dar vida a suas próprias produções. Venha no dia para conhecer, se inscrever e participar.
Hans Christian Andersen (Zona Leste)
Nome do evento: PIAPI – PROGRAMA DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA
Quando: Todas as terças, 10h às 12h
Classificação: 0 a 6 anos + responsáveis
Sinopse: Teatro com Wellington Cândido, Ator e Artista Orientador do Programa Vocacion Voltado para bebês e crianças de 0 a 6 anos junto de seus responsáveis, o PIAPI é um espaço de descobertas e convivência através da arte. Com atividades lúdicas, musicais e expressivas, o programa estimula a criatividade, a imaginação e o vínculo afetivo entre adultos e crianças, transformando o encontro em uma experiência de aprendizado e encantamento.
Nome do evento: CURSO DE INGLÊS COM TEACHER MÁRCIA
Quando: Todas as terças, às 10h | Duração: 60 min
Classificação: +14 anos
Sinopse: O curso básico oferece aos participantes a oportunidade de se aproximar do vocabulário, aprimorar a compreensão e praticar a conversação em inglês de maneira leve e interativa. Em um ambiente coletivo de aprendizado, os encontros estimulam a autonomia e a confiança no uso da língua inglesa no dia a dia.
Nome do evento: BRINCADEIRAS – Sacolejo PIAPI
Quando: 25.11, às 14h | Duração: 60 min
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Vem brincar aqui na Hans com essa intervenção brincante do PIAPI!
Lenyra Fraccaroli (Zona Leste)
Nome do evento: Mediação de Leitura
Quando: Terças às sextas, às 10h | Duração 40 min
Classificação: Crianças (3 a 12 anos)
Sinopse: Funcionários e Jovens Monitores Culturais propõem um contato lúdico entre as crianças e os livros, com a intenção de despertar o interesse pela literatura e o prazer da leitura.
Paulo Sérgio Duarte Milliet (Zona Leste)
Nome do evento: Clube de Leitura
Quando: Todas as terças-feiras, às 10h | Duração 60 min
Classificação: + 14
Sinopse: Você gostaria de participar de um Clube de Leitura, mas não tem tempo para ler um livro previamente? Então venha ler conosco uma poesia, uma crônica ou um conto! A leitura é feita em conjunto, na hora, aqui na biblioteca.
Raul Bopp (Centro)
Nome do evento: Retalhos de Memória
Quando: Todas as terças-feiras, das 09h às 11h.
Classificação: acima de 16 anos.
Sinopse: Você sempre gostou de arte e artesanato, e gostaria de encontrar semanalmente com pessoas com a mesma paixão? Então esse é o lugar certo, os encontros de costura e artesanato são um espaço criativo das artesãs do bairro em que todas trocam saberes sobre arte, costuras, bordados etc. Não é necessário ter conhecimento prévio.
Nome do evento: Pequenas Notáveis – Carolina de Jesus (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 25.11, às 14h
Sinopse: Toda grande personalidade um dia já foi criança, e é neste período da vida que a Cia. Núcleo aborda o ciclo de contações Pequenas Notáveis. Carolina de Jesus é uma das cinco mulheres escolhidas para representar esta pesquisa sobre o feminino, a identidade de gênero e os papeis sociais.Enquanto trabalhava como catadora, Carolina Maria de Jesus registrava o cotidiano da favela do Canindé em cadernos que encontrava no lixo, e depois se tornou uma das principais escritoras negras do Brasil
Classificação indicativa: Livre – Crianças. Duração: 60 minutos
Roberto Santos (Zona Sul)
Nome do evento: Piá- Programa de Iniciação Artística
Quando: Terças das 10h às 12 h e das 13h às 15h.
Classificação indicativa: 6 a 13 anos
Sinopse: O Piá oferece atividades artísticas e culturais GRATUITAS para crianças e adolescentes de 6 a 13 anos, promovendo criatividade, expressão e diversão em diversos espaços públicos da cidade!
Viriato Corrêa (Zona Sul)
Nome do evento: Oficina de Coral – com a professora Rachel do Instituto Pinheiro .
Quando: Toda terça-feira às 14h | Duração 1 hora
Classificação +60
Sinopse: Alunos aprendem a desenvolver habilidades vocais como afinação , ritmo , cantando em harmonia e em grupo.
Narbal Fontes (Zona Norte)
Nome do evento: Exposição Consciência Negra
Quando: mês inteiro de novembro, das 9h às 18h
Classificação: Livre
Sinopse: Durante todo o mês de novembro, a Biblioteca Narbal Fontes convida você para uma exposição especial de livros sobre a Consciência Negra. A proposta é incentivar à leitura e aproximar os leitores às obras disponíveis no acervo sobre o tema.
Nome do evento: Estante Livre: Traga, Pegue, Leve e Leia – Equipe da Biblioteca
Quando: Mês inteiro, das 9h às 18h
Classificação: Livre
Sinopse: Em um armário na entrada da Biblioteca, estão disponíveis livros para doação ao público. O leitor pode pegar um livro e levar para casa, sem precisar devolvê-lo. E, caso queira doar um livro em bom estado, basta deixá-lo neste a outros leitores. A proposta é promover a circulação dos livros.
Cassiano Ricardo (Zona Leste)
Nome do evento: OFICINA DE JOGOS MUSICAIS
Quando: 25.11, das 9h às 10h30
Classificação: Primeira Infância
Sinopse: A oficina irá apresentar e introduzir a área de produção de jogos, através do desenvolvimento de um jogo de ritmo simples, pelo qual serão ensinados conceitos de tecnologia e artes.
Jayme Cortez (Zona Norte)
Nome do evento: Oficina de Zine
Quando: 25/11, às 10
Classificação: Livre
Sinopse: Zines são pequenos livretos, feitos de forma artesanal, independente e autônoma. Nele nós temos total liberdade para nos expressar com desenhos, poesias, textos e colagens, depois são reimpressos e distribuídos pelas ruas e encontros. Muitas zines falam de sentimentos, mas algumas também adotam caráter informativo e de manifesto, a depender do autor e artista, podendo ser feito de forma colaborativa ou não. Nesta oficina, iremos conversar um pouco sobre a proposta dessas zines, sobre produções textuais independentes e sobre como ilustrá-las, com canetas, cores e colagens, além de produzir a nossa própria, para exposição na biblioteca. Obs: todos os materiais serão oferecidos pela biblioteca e pela oficineira.
Biblioteca Anne Frank (Zona Oeste)
Nome do evento: A casa do porco-espinho (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 25/11, às 10h
Sinopse: “A casa do porco-espinho” é um livro-poema do iugoslavo Branko Copic, publicado pela primeira vez na Iugoslávia em 1951. Ele conta a história de um porco-espinho, Nino, e seu profundo amor pelo seu humilde lar. Ele vive em uma floresta com diversos outros animais, como a Raposa, o Lobo, o Urso e o Javali, que não entendem o porquê de Nino ser tão apegado à sua simples e modesta casa. Os animais decidem acompanhar Nino em sua jornada, colorindo-a com intrigas e confusões, e conduzindo o público por uma reflexão acerca da importância de, com trabalho e a companhia de bons amigos, transformar uma casa em um lar.
Classificação indicativa: Livre – Crianças. Duração: 60 minutos
Ponto de Leitura Butantã (Zona Oeste)
Nome do evento: Pulando com Jaxy, o Sacy Guarani (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 25.11, às 14h
Sinopse: O Coletivo Fora da Garrafa apresenta Pulando com Jaxy, o Sacy Guarani, atividade consiste na mediação de leitura do livro Jaxy Jaterê, com texto Geni Nuñez e ilustração de Miguela Moura. Durante a leitura da história de Jaxy, encontramos muitos elementos que podemos vivenciar por meio das ativações dos sentidos, da imaginação e da brincadeira. A partir desses elementos é proposto uma amarelinha com circuito de ativações dividido em sete momentos-brincadeiras: folhas, água, terra, redemoinho, assobio, pulo e pássaros. Cada estação será um convite para exercitar nossa experiência brincante a partir de elementos naturais do universo de Jaxy identificados durante a leitura, propondo um passeio vivo por esses elementos e incorporando a história lida em uma história experienciada a partir do espaço, de movimentos no nosso corpo e dos sentidos.
Classificação indicativa: Livre – Crianças. Duração: 90 minutos
Biblioteca Padre José de Anchieta (Zona Norte)
Nome do evento: Sustentável Público (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 25.11, às 9h
Sinopse: Um palhaço que perde seu circo numa tempestade de ventos, algo muito comum na vida dos artistas de circo, assim como outros donos de circo que também não perderam a esperança de levar a alegria, esse palhaço se torna coletor de reciclagem.
Classificação indicativa: Livre – Crianças. Duração: 60 minutos
Biblioteca Paulo Duarte (Zona Sul)
Nome do evento: Os Coloridos (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 25.11, às 15h
Sinopse: Duas araras, uma azul e outra amarela, contam uma à outra suas diferenças culturais e o valor de suas cores, numa disputa de superioridade. Com a chegada da arara vermelha todos conhecem a história da arara de muitas cores e descobrem a beleza de serem coloridos. O espetáculo traz personagens baseadas em mitos e contos afro-brasileiros e indígenas, convidando o público a pensar que “há no mundo tanta gente e histórias diferentes” que a melhor saída é transformar o mundo em uma festa de cores
Classificação indicativa: Livre – Crianças. Duração: 60 minutos
Biblioteca Viriato Corrêa (Zona Sul)
Nome do evento: OS LIVROS E AS CANÇÕES (Rock, MPB e a Literatura) (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 25.11, às 14h
Sinopse: Evandro Bene e banda apresentam o show “Os livros e as canções” onde música e literatura se encontram num repertório surpreendente e diversificado que vai da MPB ao Rock, apresentando canções inspiradas na literatura. Do Rock como: Lanterna dos Afogados (Paralamas do sucesso) inspirada no livro “Jubiabá” de (Jorge Amado), Epitáfio (Titans) inspirada no poema “Instantes” (Nadine Stairs); como da MPB: Admirável Gado Novo (Zé Ramalho), inspirada no livro Admirável mundo novo (Aldous Huxley); Caçador de mim (Milton Nascimento) inspirado no livro O Apanhador no Campo de Centeio ( J. D. Salinger) e Bom Senso (Tim Maia) no livro Universo em desencanto de Manoel Jacintho Coelho. Em meio às músicas o show revela também um pouco das histórias das canções contando um pouco como o livro influenciou a música convidando a platéia para uma escuta ativa a fim de potencializar a apreciação das letras e despertar o interesse pelos livros que a influenciaram.
Classificação indicativa: Livre – Adolescentes. Duração: 60 minutos
Quarta-Feira, 26 de Novembro:
Álvares de Azevedo (Zona Norte)
Nome do evento: Oficina Tai Chi Pai Lin – com Solange Martins
Quando: Toda quarta-feira às 15h | Duração:60 min
Classificação indicativa: livre
Sinopse: Através de movimentos suaves e circulares. São práticas de cultivo da mente e do espírito. É uma alternativa mais suave para sair do sedentarismo. Além disso, melhora a concentração e a coordenação motora.
Nome do evento: OS LIVROS E AS CANÇÕES (Rock, MPB e a Literatura) (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 26.11, às 14h
Sinopse: Evandro Bene e banda apresentam o show “Os livros e as canções” onde música e literatura se encontram num repertório surpreendente e diversificado que vai da MPB ao Rock, apresentando canções inspiradas na literatura. Do Rock como: Lanterna dos Afogados (Paralamas do sucesso) inspirada no livro “Jubiabá” de (Jorge Amado), Epitáfio (Titans) inspirada no poema “Instantes” (Nadine Stairs); como da MPB: Admirável Gado Novo (Zé Ramalho), inspirada no livro Admirável mundo novo (Aldous Huxley); Caçador de mim (Milton Nascimento) inspirado no livro O Apanhador no Campo de Centeio ( J. D. Salinger) e Bom Senso (Tim Maia) no livro Universo em desencanto de Manoel Jacintho Coelho. Em meio às músicas o show revela também um pouco das histórias das canções contando um pouco como o livro influenciou a música convidando a platéia para uma escuta ativa a fim de potencializar a apreciação das letras e despertar o interesse pelos livros que a influenciaram.
Classificação indicativa: Livre – Adolescentes. Duração: 60 minutos
Affonso Taunay (Zona Leste)
Nome do evento: Projeto Octo
Quando: Todas as quartas-feiras, às 9h
Classificação: Livre
Sinopse: Cada polvo de crochê é confeccionado por um voluntário com linha 100% algodão, enchimento com fibra siliconada e checado para segurança. Os bebês deixam de puxar os tubos e fios para se segurarem nos tentáculos, além dos mesmos se assemelham ao cordão umbilical que acalma e lhes dá segurança. Não é preciso ter conhecimento em croché. O objetivo é ajudar os bebês prematuros e seus pais
Nome do evento: Práticas corporais
Quando: Todas as quartas-feiras a partir das 13h e sextas-feiras às 9h | Duração 60 min
Classificação: 18+
Sinopse: Os exercícios melhoram a sua musculatura como um todo, fornece energia e disposição para seu corpo. O alongamento tem como foco aumentar a sua flexibilidade por meio do estiramento das fibras.
Nome do evento: Mediação de leitura
Quando: Todas as quartas-feira das 10h às 12h
Classificação: 1º infância e jovens
Sinopse: A leitura é de grande importância para o desenvolvimento da inteligência das crianças e jovens. É também uma fonte de diversão e alegria; proporciona a aquisição de cultura, conhecimentos e valores, além de ajudar a trabalhar as emoções das crianças e dos jovens.
Paulo Duarte (Zona Sul)
Nome do evento: Oficina de artesanato – com Silvana Barbosa
Quando: Todas as quartas-feiras das 15h às 17h
Sinopse: Silvana Barbosa ensina tricô, crochê e pintura em tecido para frequentadores da biblioteca. Silvana Barbosa é artesã e frequentadora da Paulo Duarte.
Nome do evento: Roda de Histórias – com Cassiano Fraga
Quando: 26/11, às 14h | Duração: 60 min
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Roda de contadores de histórias formados pelo curso de Contadores de Histórias da Biblioteca Hans Christian Andersen, que se revezarão para contar e encantar.Cassiano Fraga é Contador de Histórias
Raul Bopp (Centro)
Nome do evento: Oficina de Escrita Para Mulheres – com Sandra Nedopetalski
Quando: Todas as quartas, às 15h | Duração 90 min
Sinopse: O objetivo dos encontros é fazer com que as participantes se sintam confiantes e mais à vontade ao escrever. Por meio de algumas técnicas e exercícios, a oficina pretende despertar a criatividade e o prazer da escrita. Tragam papel e caneta!
Alceu Amoroso Lima (Zona Oeste)
Nome do evento: Oficina de Memória – com a Profª Maria Lucia Martuscelli Beger
Quando: Toda quarta-feira, às 14h | Duração 120 min
Classificação: + 60
Sinopse: A professora Maria Lúcia pratica exercícios para aprimorar a memória e propõem discussões para o bem envelhecer. É só chegar, vem com a gente!
Afonso Schmidt (Zona Norte)
Nome do evento: Contação de história + Oficina de Arte: O Reflexo de Nana
Quando: 26/11 às 9h | Duração 90 min
Classificação: Livre
Sinopse: Faremos uma contação de histórias do livro “O Reflexo de Nana”. O livro fala sobre uma garota muito habilidosa, que sabe fazer muitas coisas, mas que não consegue se olhar no espelho. É um livro sobre autoimagem, autoestima e ancestralidade. Após a leitura faremos uma oficina artística em que cada criança vai colorir com carimbos e colagens o seu próprio “Sankofa”, pássaro-símbolo que faz parte da história do livro.
Hans Christian Andersen (Zona Leste)
Nome do evento: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – O Sol Nascerá
Quando: 26/11, às 10h | Duração 50 min
Classificação: Livre
Sinopse: Da paixão pela música brasileira, pelo samba, pela literatura e pelas crianças, o Projeto O Sol Nascerá transforma grandes nomes do samba em histórias infantis, com o objetivo de apresentar para as crianças esses nomes e suas obras musicais.
Raul Bopp (Centro)
Nome do evento: Plante Leitura: fabular é urgente em tempos de crise climática – com Thais Caramico
Quando: 26/11, às 15h | Duração 90 min
Classificação: a partir de 08 anos
Sinopse: Mediação de leitura dos livros Um dia, um rio, Fio de rio e Rio dos jacarés, além de apreciação da carriola de livros. Haverá ainda: Cine Muvuca (exibição de curtas com pipoca) e Criação de livro-fluxo coletivo Seres-rios com colagens, depoimentos e manifestos sobre rios na cidade de SP, inspirado na dissertação de mestrado de Thais Caramico.
Ricardo Ramos (Zona Leste)
Nome do evento: BIBLIOTECA NA PALMA DA MÃO – Com equipe da Biblioteca
Quando: 26/11, das 11 às 16:30
Classificação: Livre
Sinopse: Quer ter acesso a toda rede municipal de bibliotecas em São Paulo e ainda ter um acervo digital com mais 5 mil livros na palma da sua mão? Então vem com a gente que iremos te ajudar a ler de forma acessível e democrática os títulos que você ainda não encontrou!!
Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet (Zona Leste)
Nome do evento: BebêLêteca – Entre passarinhos (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 26.11, às 10 h
Sinopse: “Entre passarinhos” é uma atividade que une mediação de leitura e contação de histórias direcionada para a primeira infância, criando condições para o letramento literário, sensibilização e aproximação ao livro, de maneira lúdica e estimulando a autonomia dos participantes. Os livros são apresentados para o pequeno leitor e seus acompanhantes num ambiente acolhedor composto por uma pequena árvore, folhas e pássaros em tecido. Pequenos pássaros coloridos também são apresentados em marcadores de páginas inseridos nos livros do acervo, atraindo as crianças para a leitura, de forma delicada e divertida.
Classificação indicativa: Livre – Primeiríssima Infância. Duração: 90 minutos
Biblioteca Chácara do Castelo (Zona Sul)
Nome do evento: Sustentável Público (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 26.11, às 14 h
Sinopse: Um palhaço que perde seu circo numa tempestade de ventos, algo muito comum na vida dos artistas de circo, assim como outros donos de circo que também não perderam a esperança de levar a alegria, esse palhaço se torna coletor de reciclagem.
Classificação indicativa: Livre – Crianças. Duração: 60 minutos
Biblioteca Raimundo de Menezes (Zona Leste)
Nome do evento: Os Coloridos (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 26.11, às 14h30
Sinopse: Duas araras, uma azul e outra amarela, contam uma à outra suas diferenças culturais e o valor de suas cores, numa disputa de superioridade. Com a chegada da arara vermelha todos conhecem a história da arara de muitas cores e descobrem a beleza de serem coloridos. O espetáculo traz personagens baseadas em mitos e contos afro-brasileiros e indígenas, convidando o público a pensar que “há no mundo tanta gente e histórias diferentes” que a melhor saída é transformar o mundo em uma festa de cores
Classificação indicativa: Livre – Crianças. Duração: 60 minutos
Quinta-Feira, 27 de Novembro:
Ricardo Ramos (Zona Leste)
Nome do evento: TEMPO DE BRINCAR, TEMPO DE CUIDAR – Com Betina Serson
Quando: Todas as quintas, às 11h | Duração: 40 min
Classificação: Pais e filhos de 6 meses a 5 anos
Sinopse: Este é um convite da biblioteca para você pai ou mãe com filhos de 6 meses a 5 anos. Venha para uma oficina com a psicopedagoga Betina Serson. Teremos história, atividades com materiais do dia a dia e muita diversão. Esperamos vocês!!!!
Nome do evento: Batalha da Grove – Batalha da Grove (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: Dia 27 de novembro às 16h | Duração: 90 min
Classificação indicativa: Livre – Jovens.
Sinopse: A Batalha da Grove é um coletivo cultural da Zona Sul de São Paulo que transforma a palavra em ferramenta de arte, educação e transformação social. Inspirada no universo do hip hop, a iniciativa une rima e leitura promovendo batalhas de MCs, microfone aberto e atividades voltadas a crianças, adolescentes e jovens. Agora, o coletivo amplia sua atuação levando a Batalha da Grove para bibliotecas e pontos de leitura da cidade de São Paulo, fortalecendo o diálogo entre literatura, oralidade e cultura periférica. A proposta busca criar espaços onde livros e rimas se encontram, incentivando a leitura, ampliando vocabulário e despertando o protagonismo de novos talentos da cena cultural. O objetivo é criar um espaço acolhedor nos pontos e bosques de leitura, onde a palavra e troca se tornam instrumentos de expressão, fortalecendo a autoestima, o vocabulário e a consciência cultural dos participantes.
Brito Broca (Zona Norte)
Nome do evento: Tai Chi Pai Lin e Dança Circular
Quando: Todas as quintas-feiras, às 9h | Duração: 120 min
Classificação: livre
Sinopse: A Biblioteca Brito Broca em parceria com o CECCO São Domingos, buscando oferecer um momento agradável e aconchegante de bem-estar à comunidade, oferece atividades de técnicas orientais e de dança: Tai Chi Pai Lin e Dança Circular.
Érico Veríssimo (Zona Norte)
Nome do evento: Arteterapia
Quando: Todas às quintas-feiras, às 14h
Classificação:18+
Sinopse: Atividades de bordado, pintura em tecido, crochê entre outras artes manuais com a equipe da UBS Elísio Teixeira Leite.
Lenyra Fraccaroli (Zona Leste)
Nome do evento: Oficina de Crochê
Quando: Quintas às 15h | Duração 120 min
Classificação: Jovens, Adultos e Idosos
Sinopse: A oficina tem como objetivo desenvolver habilidades manuais e a motricidade fina, além de estimular a criatividade das participantes e a interação no grupo através de trocas de experiências.
Viriato Corrêa (Zona Sul)
Nome do evento: Oficina de Redes Sociais – com o professor Ricardo do Instituto Pinheiro.
Quando: Toda quinta – feira das 13:30h às 15:00h | Duração 1:30h
Classificação: +60
Sinopse: Idosos aprendem a utilizar adequadamente as funções básicas do celular e a internet, com dicas de segurança, usos de aplicativos e segurança digital.
Castro Alves (Zona Sul)
Nome do evento: Tai Chi Pai Lin – com a UBS Vila Arapuá
Quando: Todas as quintas-feiras, das 08h30 às 09h30
Classificação: Livre
Sinopse: Uma jornada suave e profunda de reconexão com o corpo, a mente e a energia vital. O Tai Chi Pai Lin é uma prática corporal de origem oriental que combina movimentos lentos, respiração consciente e meditação ativa, promovendo equilíbrio, saúde e serenidade. Com raízes na sabedoria taoísta, essa atividade estimula o fluxo do Chi (energia vital), fortalece o sistema imunológico e favorece o autoconhecimento. Ideal para todas as idades, o Tai Chi Pai Lin convida ao cultivo da presença, da leveza e da harmonia interior.
Álvaro Guerra (Zona Oeste)
Nome do evento: CinePapo (on-line e presencial)
Quando: 27.11, das 14h30 a 16h30
Classificação: Adulto
Sinopse: Grupo de cinéfilos que se encontra para discutir filmes escolhidos pelo grupo. Para participar basta comparecer
Marcos Rey (Zona Sul)
Nome do evento: PEGUE, LEVE E LEIA
Quando: 27/11, a partir das 11h
Classificação: Livre. Gratuito
Sinopse: No dia 27 de novembro, a Biblioteca Marcos Rey irá promover uma ação de doação de livros, venha participar!
Nuto Sant’anna (Zona Norte)
Nome do evento: Clube do Livro Página 21 – com Maria Luiza
Quando: 27.11 a partir das 15h30
Duração:: 90 min
Classificação: +14
Sinopse: Nosso clube é o primeiro pensado especialmente para jovens com Síndrome de Down que amam histórias e querem viver aventuras por meio dos livros. A cada encontro, lemos juntos, conversamos e criamos atividades divertidas com arte, culinária e música, e celebramos o poder da imaginação. Mais do que um grupo de leitura, somos um lugar de afeto, inclusão e alegria, onde cada página vira um momento inesquecível.
Alceu Amoroso Lima (Zona Oeste)
Nome do evento: Pequenas Notáveis – Carolina de Jesus – Cia. Núcleo (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: Dia 27 de novembro às 13h30 | Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre – Crianças
Sinopse: Toda grande personalidade um dia já foi criança, e é neste período da vida que a Cia. O Núcleo aborda o ciclo de contações Pequenas Notáveis. Carolina de Jesus é uma das cinco mulheres escolhidas para representar esta pesquisa sobre o feminino, a identidade de gênero e os papeis sociais.Enquanto trabalhava como catadora, Carolina Maria de Jesus registrava o cotidiano da favela do Canindé em cadernos que encontrava no lixo, e depois se tornou uma das principais escritoras negras do Brasil
Cassiano Ricardo (Zona Leste)
Nome do evento: OS LIVROS E AS CANÇÕES (Rock, MPB e a Literatura) – Evandro Bene & Banda (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: Dia 27 de novembro às 14h | Duração : 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Evandro Bene e banda apresentam o show “Os livros e as canções” onde música e literatura se encontram num repertório surpreendente e diversificado que vai da MPB ao Rock, apresentando canções inspiradas na literatura. Do Rock como: Lanterna dos Afogados (Paralamas do sucesso) inspirada no livro “Jubiabá” de (Jorge Amado), Epitáfio (Titans) inspirada no poema “Instantes” (Nadine Stairs); como da MPB: Admirável Gado Novo (Zé Ramalho), inspirada no livro Admirável mundo novo (Aldous Huxley); Caçador de mim (Milton Nascimento) inspirado no livro O Apanhador no Campo de Centeio ( J. D. Salinger) e Bom Senso (Tim Maia) no livro Universo em desencanto de Manoel Jacintho Coelho. Em meio às músicas o show revela também um pouco das histórias das canções contando um pouco como o livro influenciou a música convidando a platéia para uma escuta ativa a fim de potencializar a apreciação das letras e despertar o interesse pelos livros que a influenciaram.
Hans Christian Andersen (Zona Leste)
Nome do evento: Clube de Leitura Secreto das Bibliotecárias – ONLINE
Quando: 27/11, às 20h | Duração 90 min
Classificação indicativa: +14
Sinopse: O encontro será online pela plataforma GoogleMeet. Vamos falar sobre “A cachorra”, um livro incrível da autora Pilar Quintana, presente em muitas Bibliotecas Públicas. Essa é uma ação conjunta das Bibliotecas Hans Christian Andersen, Menotti del Picchia e Raul Bopp. Ficou interessado em participar? Inscreva-se pelo link: Link
Narbal Fontes (Zona Norte)
Nome do evento: Clube de Leitura da Narbal
Quando: 27/11, das 14h às 16h
Classificação indicativa: Adultos
Sinopse: Toda última quinta-feira do mês, temos um encontro marcado para conversar sobre uma obra literária escolhida no mês anterior entre os participantes do clube de leitura. A proposta é incentivar o prazer pela leitura e a troca e compartilhamento das interpretações sobre o livro em debate. O livro deste mês é “Antes do Carnaval” do escritor Ivan Martucci Forneron. O autor da obra participará do evento, distribuindo exemplares da obra e autógrafos.
Raimundo de Menezes (Zona Leste)
Nome do evento: CINE PIPOCA: Kiriku e a Feiticeira
Quando: 27.11, às 14h30 | Duração: 90 min
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Exibição do filme “Kiriku e a Feiticeira”, especial de mês da Consciência Negra. Sinopse do filme: Ao saber que a vila onde mora na África está sendo ameaçada por um ser maligno, uma criança pequena e seu tio guerreiro decidem lutar contra a força do mal. Na batalha para salvar a vila eles encontram novos amigos e enfrentam muitos inimigos.
Raul Bopp (Centro)
Nome do evento: Encontro com a escritora: Liniane Haag Brum
Quando: 27.11, 10h
Sinopse: A escritora Liniane Haag Brum lança seu novo livro, A hóspede — uma história intensa e delicada sobre pertencimento, memória e os silêncios que moram dentro de nós. Durante o encontro, Liniane vai falar sobre o processo de criação da obra, trocar ideias com o público e autografar exemplares. Uma oportunidade imperdível para quem ama literatura contemporânea e boas histórias. Liniane Haag Brum, nascida em Porto Alegre, é escritora, jornalista, pesquisadora e docente. É doutora em Teoria e Crítica Literária (Unicamp), mestre em Literatura e Crítica Literária (PUC/SP) e graduada em Comunicação Social (PUC/RS). Foi jurada dos Prêmios Jabuti e Fundação Conrado Wessel de Cultura, edição 2024.
Malba Tahan (Zona Sul)
Nome do evento: A casa do porco-espinho (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 27 de novembro às 14h
Sinopse: “A casa do porco-espinho” é um livro-poema do iugoslavo Branko Copic, publicado pela primeira vez na Iugoslávia em 1951. Ele conta a história de um porco-espinho, Nino, e seu profundo amor pelo seu humilde lar. Ele vive em uma floresta com diversos outros animais, como a Raposa, o Lobo, o Urso e o Javali, que não entendem o porquê de Nino ser tão apegado à sua simples e modesta casa. Os animais decidem acompanhar Nino em sua jornada, colorindo-a com intrigas e confusões, e conduzindo o público por uma reflexão acerca da importância de, com trabalho e a companhia de bons amigos, transformar uma casa em um lar.
Sexta-Feira, 28 de Novembro:
Álvares de Azevedo (Zona Norte)
Nome do evento: Oficina Saindo do Zero – com a Profª Andressa Nicácio
Quando: Toda sexta-feira, às 14h | Duração 90 min
Classificação: +14
Sinopse: Para quem já estudou inglês, já tem alguma noção e quer reforçar o que já sabe ou retomar os estudos.
Nome do evento: Fórum da Pessoa Idosa
Quando: 28.11 às 14h | Duração: 90 min
Classificação: Livre
Sinopse: É um espaço de debate e discussão sobre temas relevantes para a população idosa, com o objetivo de promover a inclusão, garantir seus direitos e melhorar sua qualidade de vida
Affonso Taunay (Zona Leste)
Nome do evento: Oficina de inglês
Quando: Todas as sextas-feiras das 10h às 11h
Classificação: jovens/adultos/3º idade
Sinopse: A língua inglesa é utilizada como meio de comunicação em diversos países e, portanto, aprender o idioma pode proporcionar experiências únicas de imersão em outras culturas, como a leitura de livros em inglês, assistir filmes sem legendas ou viajar para países onde o idioma é falado.
Nome do evento: Contação de histórias e mediação de leitura com o time da Taunay (ONLINE)
Quando: Todas as sextas-feiras às 14h30
Classificação: Primeira Infância
Sinopse: O projeto foi desenvolvido com a proposta de incentivar a leitura. Entendemos que as crianças devem estar familiarizadas com os livros, pois a literatura desperta diferentes habilidades nas crianças, como a linguagem, a ampliação de vocabulário, a criatividade e a descoberta do mundo imaginário. Para tal a Biblioteca sempre oferece livros, presencialmente e online, como dica de leituras para favorecer essa familiaridade com os livros
Brito Broca (Zona Norte)
Nome do evento: Clube de Leitura Juventude Literária
Quando: Todas as sextas-feiras às 14h30 | Duração: 60 min
Classificação: 13 a 19 anos
Sinopse: Com o intuito de estimular a aproximação com as diversas formas de literatura e escrita, o projeto “Juventude Literária”, foi criado com participação de jovens em acompanhamento no CAPS IJ Pirituba/Jaraguá, com a proposta de encontros presenciais e semanais às sextas-feiras e aberto para toda comunidade. Venha participar deste Clube de Leitura em plena construção com essa juventude. Esta é uma ação do CAPS Infantojuvenil em com a parceria da Biblioteca Brito Broca.
Cassiano Ricardo (Zona Leste)
Nome do evento: Projeto Tech 60+
Quando: Sextas-feiras das 10h às 12h e 14h às 16h
Duração: 8 a 10 meses
Classificação: 60+
Sinopse: O Tech 60+ é um projeto voltado para a alfabetização digital de pessoas idosas, abordando tanto o uso de computadores quanto de celulares.
Érico Veríssimo (Zona Norte)
Nome do evento: Encontro das Amigas da Biblioteca
Quando: Todas as sextas-feiras, às 14h – Duração: 2h
Sinopse: Encontros semanais, sob a coordenação da voluntária Maria José de Figueiredo, que busca o desenvolvimento de atividades manuais, troca de experiências e busca de soluções para as questões da biblioteca e da comunidade.
Hans Christian Andersen (Zona Leste)
Nome do evento: PIÁ – Programa de Iniciação Artística
Quando: Todas as sextas, das 10h às 12h e das 15h às 17h
Classificação: 6 – 13 anos
Sinopse: O Programa de Iniciação Artística atende crianças e adolescentes de 6 a 13 anos com encontros cheios de arte, imaginação e descobertas!
Nome do evento: OFICINA – Pintura em Aquarela com Fernanda Renate
Quando: 28.11, às 14h | Duração: 120 min
Classificação indicativa: +07
Vem pra Hans explorar cores e formas na Oficina de Aquarela com a artista Fernanda Renate. Uma atividade criativa para desenvolver a expressão artística e se encantar com as possibilidades da pintura em aquarela!
Nome do evento: TEATRO – Coletivo Provisórios Apresenta: Raspar a Terra
Quando: 28.11, às 16h | Duração 90 min
Classificação indicativa: Livre
Vamos receber o Coletivo Provisórios para conhecer uma história sobre a ancestralidade da Terra e a luta das mulheres ativistas em defesa da liberdade dos rios e da natureza.
Mário Schenberg (Zona Oeste)
Nome do evento: Yoga – SMS – UBS Vila Ipojuca
Quando: Todas as sextas-feiras, das 10h às 11h30.
Classificação: Livre – Adultos (atividade aberta a todos os interessados)
Sinopse: A yoga é uma atividade completa e envolve práticas posturais e respiratórias, exercícios de contração muscular e concentração, além de propiciar o equilíbrio das emoções, ajuda, também, no controle sobre o corpo e pensamentos, esse conjunto resulta em vários benefícios, principalmente, para o idoso.
Raul Bopp (Centro)
Nome do evento: Bordado Livre (Bordados Literários)
Quando: Sextas-feiras, das 14h30 às 16h30.
Sinopse: O bordado livre é uma técnica de costura artística que permite a criação de desenhos a partir de pontos simples, usando diversos tipos de tecidos e linhas. Se quer conhecer mais dessa prática mas não sabe por onde começar a gente te ajudar.
Nome do evento: Vocacional Teatro (Inscrições abertas)
Quando: Todas as sextas, das 09h30 às 12h30.
Classificação: 14 anos | Vagas limitadas | Atividades Gratuitas
Inscrições abertas: Link
Sinopse: A Biblioteca Raul Bopp convida o público a se inscrever no Programa Vocacional – Teatro, uma oportunidade gratuita voltada para quem deseja explorar suas potencialidades artísticas, desenvolver habilidades cênicas e mergulhar no universo do teatro. As inscrições já estão abertas. O programa é voltado para pessoas a partir de 14 anos, com ou sem experiência anterior em teatro. As atividades têm como foco o desenvolvimento da expressão artística, a criação coletiva e a vivência de processos criativos por meio de jogos teatrais, improvisações e exercícios de interpretação.
Nome do evento: Encontro com a autora: Ana Lúcia Marcondes
Quando: 28.11, às 10h
Sinopse: A Biblioteca Raul Bopp recebe a escritora Ana Lúcia Marcondes para um bate-papo e lançamento de seu novo livro, VERMELHO — uma obra que convida o leitor a mergulhar em um mosaico literário distópico ambientado na cidade de São Paulo. Em VERMELHO, seis mulheres, distintas em suas trajetórias e vivências, revelam fragmentos de suas existências em meio à rotina pulsante e desigual da metrópole. Através de uma escrita intensa e sensorial, Ana Lúcia Marcondes costura narrativas que dialogam com temas como identidade, corpo, violência e resistência, compondo um retrato poético e inquietante da condição feminina contemporânea. Durante o encontro, a autora falará sobre o processo de criação do livro, suas referências literárias e o desafio de dar voz a personagens que se cruzam no caos urbano e emocional de uma São Paulo distópica, mas profundamente real. Anna Lúcia Marcondes, mulher, mãe e multiartista, produtora cultural e gestora com sólida trajetória nas artes visuais e na cultura. Criadora de possibilidades, facilita e promove mediação de conhecimentos. Formada em Artes Plásticas pela FAAP (1986), com especializações em Comunicação Visual, Publicidade e Marketing e Letras USP, trabalhou para a Secretaria do Bem-Estar Social, a Secretaria de Cultura, Fundo Social e SESC. Desenvolve projetos artísticos com viés sociocultural desde os anos 80. Com diversos cursos e formação na área do patrimônio, atua de forma transversal com inclusão e educação. Marcondes é fundadora e diretora-presidente do Instituto Via Cultural, ponto de cultura e Oscip, atuando na elaboração de programas culturais, educação patrimonial e projetos de arte.
Viriato Corrêa (Zona Sul)
Nome do evento: Oficina de Espanhol – com o professor Diego do Instituto Pinheiro.
Quando: Toda sexta-feira às 10h | Duração 1 hora
Classificação +60
Sinopse: Idosos aprendem a utilizar a língua espanhola através de canções tornando o aprendizado fácil e lúdico.
Nome do evento: Oficina de Criatividade – com a professora Beth do Instituto Pinheiro.
Quando: Toda sexta-feira às 15h | Duração 1 hora
Classificação +60
Sinopse: Aulas práticas utilizando diversos materiais para o desenvolvimento cognitivo e criativo dos idosos. Os participantes devem entrar em contato com o Instituto Pinheiro e fazer a inscrição para as oficinas:Endereço: Rua Afonso Celso, 552 – CJ. 54 – Vila Mariana – São Paulo – SPTelefone: (11) 5904-1958 /(11) 94197-8050 (Whatsapp)
Álvaro Guerra (Zona Oeste)
Nome do evento: Pequenas Notáveis – Carolina de Jesus – Cia. Núcleo (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: Dia 28 de novembro às 14h | Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre – Crianças
Sinopse: Toda grande personalidade um dia já foi criança, e é neste período da vida que a Cia. O Núcleo aborda o ciclo de contações Pequenas Notáveis. Carolina de Jesus é uma das cinco mulheres escolhidas para representar esta pesquisa sobre o feminino, a identidade de gênero e os papeis sociais.Enquanto trabalhava como catadora, Carolina Maria de Jesus registrava o cotidiano da favela do Canindé em cadernos que encontrava no lixo, e depois se tornou uma das principais escritoras negras do Brasil.
Castro Alves (Zona Sul)
Nome do evento: A casa do porco-espinho – Grupo Tropeçaria (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: Dia 28 de novembro às 11h | Duração 60 min
Classificação indicativa: Livre – Crianças
Sinopse: “A casa do porco-espinho” é um livro-poema do iugoslavo Branko Copic, publicado pela primeira vez na Iugoslávia em 1951. Ele conta a história de um porco-espinho, Nino, e seu profundo amor pelo seu humilde lar. Ele vive em uma floresta com diversos outros animais, como a Raposa, o Lobo, o Urso e o Javali, que não entendem o porquê de Nino ser tão apegado à sua simples e modesta casa. Os animais decidem acompanhar Nino em sua jornada, colorindo-a com intrigas e confusões, e conduzindo o público por uma reflexão acerca da importância de, com trabalho e a companhia de bons amigos, transformar uma casa em um lar.
Lenyra Fraccaroli (Zona Leste)
Nome do evento: “Recicla Cria” : Jovem Monitora Cultural Laís
Quando: 28/11 às 10h30 | Duração: 1h
Classificação indicativa: Crianças (8 a 12 anos)
Sinopse: A oficina tem por objetivo estimular a criatividade infantil na criação de brinquedos e jogos através de materiais recicláveis, mostrando às crianças que os nossos atos têm impacto no planeta e que a partir da imaginação, é possível aproveitar e se divertir.
Paulo Sérgio Duarte Milliet (Zona Leste)
Nome do evento: Oficina de Shantala – com Angela Botelho
Quando: 28.11, às 10h | Duração: 60 min
Classificação: Livre – Primeira Infância
Sinopse: Você já ouviu falar de Shantala? Shantala é uma técnica milenar indiana de massagem em bebês, que oferece inúmeros benefícios à saúde física e mental do bebê. Pode ser realizada a partir de 1 mês de vida, e comumente se estende até cerca de 6 anos. A aula será ministrada pela fisioterapeuta Ângela Botelho, que demonstrará a massagem Shantala em uma boneca modelo. As vagas são limitadíssimas! Para se inscrever, entre em contato pelo Whatsapp (11) 2671-4974, ou venha até a Biblioteca!
Nome do evento: Pegue, Leve e Leia – Equipe da Biblioteca
Quando: 28.11, das 10h às 16h
Classificação: Livre
Sinopse: Escolha de GRAÇA um livro que te agrada e leve para casa, para o trabalho, para um amigo… No “Pegue, Leve e Leia”, a Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet promove a doação de livros. Cada pessoa pode escolher até 2 livros gratuitamente, como um presente! Quantidade aproximada de livros e HQs a serem doados: 150 (Exemplos: HQs da Marvel, Livros da Zibia Gasparetto, livros de literatura nacional e estrangeira, livros infantis, etc..)
Pedro Nava (Zona Norte)
Nome do evento: Pegue & Leve – Feira de doação de livros – Equipe Biblioteca Pedro Nava
Quando: 28.11, das 11h30 às 16h00
Classificação: Livre
Sinopse: Feira mensal de doação de livros. Regras: São até 3 livros por pessoa
Mário Schenberg (Zona Oeste)
Nome do evento: OS LIVROS E AS CANÇÕES (Rock, MPB e a Literatura) BIBLIOTECA VIVA
Quando: 28 de novembro às 14h
Classificação: Livre
Sinopse: Evandro Bene e banda apresentam o show “Os livros e as canções” onde música e literatura se encontram num repertório surpreendente e diversificado que vai da MPB ao Rock, apresentando canções inspiradas na literatura. Do Rock como: Lanterna dos Afogados (Paralamas do sucesso) inspirada no livro “Jubiabá” de (Jorge Amado), Epitáfio (Titans) inspirada no poema “Instantes” (Nadine Stairs); como da MPB: Admirável Gado Novo (Zé Ramalho), inspirada no livro Admirável mundo novo (Aldous Huxley); Caçador de mim (Milton Nascimento) inspirado no livro O Apanhador no Campo de Centeio ( J. D. Salinger) e Bom Senso (Tim Maia) no livro Universo em desencanto de Manoel Jacintho Coelho. Em meio às músicas o show revela também um pouco das histórias das canções contando um pouco como o livro influenciou a música convidando a platéia para uma escuta ativa a fim de potencializar a apreciação das letras e despertar o interesse pelos livros que a influenciaram.
Sábado, 29 de Novembro:
Álvares de Azevedo (Zona Norte)
Nome do evento: Oficina de Pandeiro – com Well Martins
Quando: Sábados às 14h | Duração: 120 min
Classificação: + 14
Sinopse: É um instrumento de percussão que , além de marcar o ritmo, se adequa perfeitamente aos movimentos da dança e permite que os próprios dançarinos sejam os instrumentistas.
Nome do evento: Oficina de Dança do ventre – com Aya Rodrigues
Quando: Sábados às 10h | Duração: 60 min
Classificação: 16 +
Sinopse: Venha despertar os seus sentidos e se reconectar com o seu feminino
Nome do evento: Oficina de Pandeiro – com Well Martins
Quando: Sábados às 14h | Duração: 120 min
Classificação: + 14
Sinopse: É um instrumento de percussão que , além de marcar o ritmo, se adequa perfeitamente aos movimentos da dança e permite que os próprios dançarinos sejam os instrumentistas.
Nome do evento: Sarau dos Imortais – Oficina de Arte e Cultura Maestro Roberto Mendes Barbosa
Quando: 29.11, às 11h | Duração 120 min
Classificação: Livre
Sinopse: Apresentação de artistas locais fazendo apresentações com microfone aberto. Cada mês é um tema específico.
Hans Christian Andersen (Zona Leste)
Nome do evento: PIÁ Programa de Iniciação Artística
Quando: Todos os sábados, das 10h às 12h e 12h às 14h
Classificação indicativa: 6 – 13 anos
Sinopse: O Programa de Iniciação Artística atende crianças e adolescentes de 6 a 13 anos com encontros cheios de arte, imaginação e descobertas!
Nome do evento: Oficina de Agulha Mágica com Dona Dolores
Quando: Todos os sábados, às 11h | Duração: 150 min
Classificação indicativa: + 07 anos | 10 vagas
Sinopse: Aprenda o segredo dessa arte e fabrique lindas peças
Nome do evento: FliHans – Festa Literária da Hans
Quando: 29.11, das 10h às 14h
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Nossa festa literária apresenta é composta por muitas atrações, são diversos eventos e recebemos a presença de vários autores. Dividimos os aprendizados, as alegrias e os afetos.
Nome do evento: ARTETERAPIA – com Andréa Nogueira
Quando: 29.11, às 11h | Duração 120 min
Classificação indicativa: +14 anos
Sinopse: Vamos buscar qualidade de vida, saúde mental e autoconhecimento, por meio das artes em geral (desenho, pintura, escultura, bordado, colagem, literatura, música e etc). Faremos atividades manuais que conversam com nossos sentimentos e emoções.
Nome do evento: BATE-PAPO – Com a escritora Clarissa Canova do Projeto Mães Pelo Clima
Quando: 29.11, às 10h30 | Duração: 120 min
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Vamos conversar com a escritora Clarissa Canova sobre o livro “O Ar que Respiramos – Francesco e os Guardiões da Natureza”.
Nome do evento: SARAU – Café Com Poesia
Quando: 29.11, às 12h | Duração: 120 min
Classificação indicativa: +14 anos
Sinopse: Com diversas expressões de artes e conteúdos, organizado em ciclos de apresentações intercaladas, com mensagens culturais e abertura de espaço para interação dos espectadores, este sarau é para todos!
Narbal Fontes (Zona Norte)
Nome do evento: Capoeira na Narbal
Quando: Aos sábados, das 10h às 11h30
Classificação: Livre
Sinopse: A oficina de capoeira é voltada para a prática corporal e, além disso abrange diversos aspectos, tais como: história da prática, músicas, respeito, disciplina e socialização.
Raul Bopp (Centro)
Nome do evento: “ACOLHER COM HISTÓRIAS – DIREITO, PALAVRA E ESCUTA”. (CURSO)
Quando: Sábados, das 10h às 13h
Classificação: acima de 16 anos.
Sinopse: A formação Acolher com Histórias – Direito, Palavra e Escuta busca valorizar a literatura nos processos de educação em direitos humanos, promovendo o acolhimento através da escuta, da palavra e da diversidade cultural. Com encontros presenciais aos sábados, das 10h às 13h, na Biblioteca Raul Bopp (Parque da Aclimação), a programação reúne convidados que trazem experiências potentes em áreas como literatura, diversidade em sala de aula, interculturalidade, respeito às diferenças e inclusão de pessoas com deficiência. Atividade gratuita + certificado
Inscrições: Link
Viriato Corrêa (Zona Sul)
Nome do evento: Meditação
Quando: Sábados das 10:30h às 11:30
Classificação: Livre
Sinopse: O professor Kevin orienta os participantes utilizando os ensinamentos da Sahaja Yoga. Sem inscrições é só estar presente e participar.
Belmonte (Zona Sul)
Nome do evento: Encontro com a escritora Janaína Martins Maneira
Quando: 29.11, às 11h | Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: No bate-papo, em comemoração a um ano do lançamento da obra, Janaína falará sobre seu livro “Trilha Além dos Significados: Manual Teórico e Prático de Psicossomática com Reflexões e Exercícios”, que propõe uma jornada profunda de autoconhecimento e compreensão das conexões entre mente, corpo e emoção, sintomas e doenças. Mais do que uma apresentação teórica, o encontro será um espaço de diálogo e troca, em que a autora abordará a Psicossomática sob uma perspectiva integrativa e vivencial, trazendo exemplos práticos, reflexões e exercícios inspirados no livro.
Nuto Sant’anna (Zona Norte)
Nome do evento: Feira de doação de livros
Quando: 29.11, às 11h | Duração: 180 minutos
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: A Feira de Doação de Livros é um convite para compartilhar conhecimento e amor pela leitura. Nesta ação, os livros ganham novos donos e novas histórias para contar! O evento busca incentivar o hábito de ler, promover o acesso gratuito à literatura e fortalecer a ideia de que todo livro merece continuar circulando.
Nome do evento: Slam Pretagonista – Coletivo Slam Pretagonista (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: Dia 29 de novembro às 11h | Duração: 120 minutos
Classificação indicativa: Livre – Adolescentes.
Sinopse: O Slam Pretagonista celebra a poesia falada como forma de resistência e expressão negra periférica. Com versos autorais de até 3 minutos, poetas compartilham suas vivências em batalhas de slam, promovendo diversidade literária e questionando padrões sociais excludentes. Inspirado no movimento surgido nas periferias de Chicago nos anos 1980 e difundido no Brasil desde 2008, o projeto fortalece a arte marginal como voz potente nas quebradas de São Paulo. Com o objetivo de promover a arte da poesia falada entre pessoas pretas. Criar um espaço de expressão livre e inclusiva. Destacar e valorizar a diversidade de experiências e perspectivas da importância que busca não apenas entreter, mas também empoderar e dar voz ao movimento, reconhecendo e celebrando suas contribuições artísticas. Este evento é um marco na luta por igualdade e representação na arte e cultura.
Alceu Amoroso Lima (Zona Oeste)
Nome do evento: Encontro de Corais Maestro Danilo – Grupo Mosaico
Quando: 29/11, das de 12h às 13h30
Classificação indicativa: livre
Sinopse: Venha se emocionar com músicas de nossa MPB especialmente arranjadas para o canto coral. O Maestro Danilo do Grupo Mosaico traz para nossa biblioteca uma apresentação inesquecível já consagrada em palcos de todos os cantos do país! Prepare o vozeirão!
Camila Cerqueira César (Zona Oeste)
Nome do evento: Exposição: “Casa de livros, casa de gente grande: que biblioteca moraria em você?”
Autores/Curadores: Equipe da Biblioteca Camila Cerqueira César
Quando: 29/11, às 12h | Duração: 90 minutos (abertura + visita guiada)
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: A exposição celebra os 37 anos da Biblioteca Camila Cerqueira César, convidando o público a refletir sobre a biblioteca como espaço afetivo e coletivo. Uma casa de livros e de gente grande, construída pela memória e pela convivência.
Nome do evento: OS LIVROS E AS CANÇÕES (Rock, MPB e a Literatura) BIBLIOTECA VIVA
Quando: 29 de novembro às 13h
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Evandro Bene e banda apresentam o show “Os livros e as canções” onde música e literatura se encontram num repertório surpreendente e diversificado que vai da MPB ao Rock, apresentando canções inspiradas na literatura. Do Rock como: Lanterna dos Afogados (Paralamas do sucesso) inspirada no livro “Jubiabá” de (Jorge Amado), Epitáfio (Titans) inspirada no poema “Instantes” (Nadine Stairs); como da MPB: Admirável Gado Novo (Zé Ramalho), inspirada no livro Admirável mundo novo (Aldous Huxley); Caçador de mim (Milton Nascimento) inspirado no livro O Apanhador no Campo de Centeio ( J. D. Salinger) e Bom Senso (Tim Maia) no livro Universo em desencanto de Manoel Jacintho Coelho. Em meio às músicas o show revela também um pouco das histórias das canções contando um pouco como o livro influenciou a música convidando a platéia para uma escuta ativa a fim de potencializar a apreciação das letras e despertar o interesse pelos livros que a influenciaram.
Cassiano Ricardo (Zona Leste)
Nome do evento: ENTRELÃÇADAS
Quando: 29.11, às 10h | Duração: 3 horas
Classificação: Livre
Sinopse: O projeto tem como objetivo a confecção gorros e perucas em lã, a fim de doar para crianças em tratamento oncológico e outras morbidades em idosos residentes em abrigos
Milton Santos (Zona Leste)
Nome do evento: Os Coloridos – Cia Os Crespos (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: Dia 29 de novembro às 11h | Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre – Crianças
Sinopse: Duas araras, uma azul e outra amarela, contam uma à outra suas diferenças culturais e o valor de suas cores, numa disputa de superioridade. Com a chegada da arara vermelha todos conhecem a história da arara de muitas cores e descobrem a beleza de serem coloridos. O espetáculo traz personagens baseadas em mitos e contos afro-brasileiros e indígenas, convidando o público a pensar que “há no mundo tanta gente e histórias diferentes” que a melhor saída é transformar o mundo em uma festa de cores
Pedro Nava (Zona Norte)
Nome do evento: Clube de Leitura – Mensal – Mediador Raoni Denaro de Souza – Funcionário da Biblioteca
Quando: 29/11, das 11h30 à 14h00
Classificação:+14
Sinopse: A cada encontro abriremos uma conversa leve sobre literatura em geral: quais livros estamos lendo e gostaríamos de compartilhar. Durante os encontros vamos trabalhar também com alguns mini contos. A ideia é que cada um traga sua curiosidade, suas experiências de leitura e sua vontade de conversar.
Érico Veríssimo (Zona Norte)
Nome do evento: BebêLêteca – Do Conto ao Livro com Sendero Cultural (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 29 de novembro às 11h
Sinopse: A ideia é que as famílias levem as crianças de primeira infância aos sábados (com exceção de algumas Bibliotecas que tem algumas particularidades com o território, onde durante semana atende mais essa demanda), para utilizar esses espaços e terem o contato com os livros desde bebês. Para isso os artistas contratados farão uma contação de histórias seguida de mediações de leitura nas salas de primeira infância. É uma ação de 90 minutos, sendo uma contação de no máximo 30 minutos ou 2 de 15 minutos + 1 hora de mediação de leitura, totalizando 90 minutos cada encontro.
Helena Silveira (Zona Sul)
Nome do evento: BebêLêteca – Engatinhando com as histórias (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 29 de novembro às 11h
Sinopse: Com um acervo diversificado, brincadeiras e mediadores de leitura no desenvolvimento da proposta, a companhia Simbora convida para sessões de mediação de leitura literária: bebês, crianças pequenas e seus responsáveis para o engatinhando com as histórias. Nesta atividade, dedicada à primeira infância, compreendemos o livro como brinquedo e a leitura como brincadeira, portanto brincar e ler são duas atividades potentes à formação de leitores na primeiríssima infância, simbora?
Biblioteca José Paulo Paes (Zona Leste)
Nome do evento:BebêLêteca – Lendo pra gente miúda (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 29 de novembro às 11h
Sinopse: Na ação Lendo Pra Gente Miúda os mediadores leem livros de um acervo especialmente preparados para esta faixa etária e seus acompanhantes.Entre as leituras também cantamos juntos canções do imaginário infantil. Após a leitura compartilhada, deixamos os bebês explorarem o acervo com as mãos.Para isso os artistas contratados farão uma contação de histórias seguida de mediações de leitura nas salas de primeira infância. É uma ação de 90 minutos, sendo uma contação de no máximo 30 minutos ou 2 de 15 minutos + 1 hora de mediação de leitura, totalizando 90 minutos cada encontro.
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui
Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 51 bibliotecas de bairro – além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez, Paulo Setúbal, Paulo Duarte, Prefeito Prestes Maia e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente – e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2005, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos – por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” – e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura – o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo – composto de 13 unidades – e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora – Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.
