A Prefeitura de São Paulo encerra o mês com foco no incentivo à leitura e em festivais literários entre os dias 23 e 28 de fevereiro. O grande destaque da semana é o circuito do projeto “Pegue, Leve e Leia”, que promove a doação gratuita de livros em algumas unidades: a ação começa na segunda-feira (23) na Biblioteca Raimundo de Menezes, das 10h às 17h; segue para a Praça Benedito Calixto na terça-feira (24), a partir das 11h, sob organização da Biblioteca Alceu Amoroso Lima; Na zona norte, com a Biblioteca Ricardo Ramos na quarta-feira (25) das 10h às 16h. O ciclo de doações termina na sexta-feira (27) com edições simultâneas nas bibliotecas Paulo Sérgio Duarte Milliet, das 10h às 16h, e Pedro Nava, das 11h30 às 16h.
A programação culmina no sábado (28) com a FLIHANS (Festa Literária da Hans) na Biblioteca Hans Christian Andersen, que das 10h às 14h reúne autores, oficinas de monotipia botânica, o encontro “Rolê dos Livros” e saraus em uma celebração aberta a toda a comunidade.
Os destaques da semana incluem o espetáculo “Musicleta”, da Cia Tempos Juncos, que utiliza uma bicicleta viajante para explorar as raízes carnavalescas nas bibliotecas Narbal Fontes (24/02) e Lenyra Fraccaroli (25/02). Na quarta-feira (25), a cultura afro-brasileira é celebrada com o Cortejo Afro Kizomba Pra Preto na Biblioteca Raimundo de Menezes, enquanto o grupo Filosofia de Moleke leva o samba da Vila Brasilândia para as unidades Álvares de Azevedo e Jamil Almansur Haddad nos dias 25 e 27.
Para o público infantil, o encerramento no sábado (28) traz o espetáculo teatral “Quintal Encantado”, da Cia Fabulinhando, na Biblioteca Anne Frank, e a ludicidade de “A Sussuarana na Roda com a Bicharada” na Biblioteca Ricardo Ramos. As atividades do Biblioteca Viva somam-se a uma agenda repleta de oficinas e mediações de leitura, garantindo acesso gratuito à diversidade cultural paulistana.
Confira a programação completa dos dias 23 a 28 de Fevereiro.
Segunda-Feira, 23 de Fevereiro:
Castro Alves (Zona Sul)
Nome do evento: Dança Circular – com a UBS Vila Arapuá
Quando: Todas as segundas-feiras, das 08h30 às 09h30
Classificação: Livre
Sinopse: Em roda, damos as mãos e nos conectamos com o ritmo, com o outro e com nós mesmos. A Dança Circular é uma prática coletiva que valoriza a cooperação, a escuta e o respeito mútuo, promovendo bem-estar físico, emocional e espiritual. Inspirada em danças tradicionais de diversos povos, essa atividade convida à vivência da união, da alegria e da presença, por meio de movimentos simples e significativos. Uma experiência de acolhimento e celebração da vida, onde cada passo é um convite à harmonia.
Afonso Schmidt (Zona Norte)
Nome do evento: EXPOSIÇÃO: “Us mitos” – EMEF Maria Aparecida Rodrigues Cintra
Quando: De seg à sex, das 8h às 17h, sáb das 10h às 14h
Duração: Permanente
Classificação: Livre
Sinopse: A exposição “Us Mitus¨ foi montada de forma colaborativa por professor e estudantes da EMEF Prof Maria Aparecida Rodrigues Cintra. É um desdobramento do projeto: “Romântico, demasiado romântico: estudos acerca dos resquícios do Romantismo no cotidiano escolar”
Lenyra Fraccaroli (Zona Leste)
Nome do evento: Dança em Grupo (Line dance) – com Samuel Costa
Quando: Segundas às 15h | Duração de 2 horas
Classificação: Jovens, Adultos e Idosos
Sinopse: Line dance (Passinho) é um tipo de dança onde um grupo de pessoas dançam alinhadas umas com as outras, e todas elas fazem os mesmos movimentos individualmente.
Viriato Corrêa (Zona Sul)
Nome do evento: Oficina de Inglês – com a professora Márcia do Instituto Pinheiro.
Quando: Toda segunda-feira às 10h| Duração 1 hora. Classificação: +60
Sinopse: Aulas da língua inglesa para ser utilizada em várias situações do dia a dia.
Álvaro guerra (Zona Oeste)
Nome do evento: Meditação do silêncio (Online pelo Google Meet)
Nome do Orientador: Luiz Lopes Corrêa
Sinopse: Oficina de técnicas de meditação, voltada ao público que queira aprender essa arte de ordem e autoconhecimento.
Duração: 1 hora
Quando: todas as 2ªs feiras às 18h15.
PARA PARTICIPAR: ENTRAR EM CONTATO COM A BIBLIOTECA, SOLICITANDO
RECEBER O LINK DO GOOGLE MEET, PELO WHATSAPP.
Hans Christian Andersen (Zona Leste)
Nome do evento: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – com a Cia Semeadora de Histórias
Quando: 23.02, às 14h
Sinopse: A Companhia Semeadoras de Histórias convida o público para uma experiência encantadora, com histórias cheias de imaginação e afeto, plantando sementes de alegria nos corações de todas as idades.
60 min I Classificação indicativa: Livre
Raul Bopp (Zona Sul)
Nome do evento: Clube de Leitura — Delícias da Literatura: ELAS POR ELAS (PROAC) – Com a Cia Luarnoar @luarnoar
Público: adulto e terceira idade
Duração: 50 min | Classificação: Livre
Quando: Segunda, 23/02, às 16h
Sinopse: Projeto A Biblioteca Pública Abraçando Todos os Públicos — PROAC Modernização de Bibliotecas.
Brito Broca (Zona Norte)
Nome do evento: Mulheres por si mesmas – ENCONTRO
Quando: 23.02, às 9h30 – PRESENCIAL
Local: Espaço de Apresentações
Sinopse: Espaço de cuidado destinado às mulheres que residem ou trabalham nos territórios de Pirituba, São Domingos e Jaraguá, com encontros mensais, onde serão discutidas temáticas diversas, incluindo direitos básicos, empoderamento, saúde, dentre outras que possam surgir ao longo dos encontros.
Raimundo de Menezes (Zona Leste)
Nome do evento: RECREIO NAS FÉRIAS: Pegue, Leve e Leia
Linguagem: Doação de livros
Quando: 23.02 – das 10h às 17h
Onde: Biblioteca Raimundo de Menezes
Duração: 420 minutos
Sinopse: O programa “Pegue, Leve e Leia” existe desde 2015 e visa difundir e estimular a leitura por toda a cidade de São Paulo, além de incentivar o uso continuado das bibliotecas e transmitir a importância do livro como instrumento de conhecimento e lazer. As pessoas podem pegar os exemplares, levar para casa e ler, sem precisar devolver a obra. Os livros doados são parte do acervo das bibliotecas públicas municipais parados, em conjunto com doações da sociedade civil e de entidades parceiras. Todos os livros estarão em ótimo estado, participando da feira, além de diversos gêneros, quadrinhos, revistas e materiais audiovisuais.
Classificação indicativa: Livre
Belmonte (Zona Sul)
Nome do evento: No colo do livro com os livros ao colo
Sinopse: Interpretação teatral baseada no livro “Anatomia de Uma Derrota”, de Paulo Perdigão. Nessa inédita performance artística em forma de narrativa – interativa, indagativa, com pitadas futebolísticas – o artista circense e ator Camil Linguagem: Contação de histórias
Nome do autor, companhia, mediador, ou similar: Ivani Magalhães
Quando: Dia 23.02, segunda-feira, às 14h
Terça-Feira, 24 de Fevereiro:
Alceu Amoroso Lima (Zona Oeste)
Nome do evento: Pegue, Leve e Leia
Quando: 24.02, a partir das 11h
Sinopse: Feira de doação de livros, cujo participante pode pegar até dois livros à vontade, dentro da curadoria selecionada.
Lenyra Fraccaroli (Zona Leste)
Nome do evento: Dança em Grupo (Line dance) – com Samuel Costa
Quando: Terças – feiras, às 14h | Duração de 2 horas
Classificação: Jovens, Adultos e Idosos
Sinopse: Line dance (Passinho) é um tipo de dança onde um grupo de pessoas dançam alinhadas umas com as outras, e todas elas fazem os mesmos movimentos individualmente.
Nome do evento: Mediação de Leitura – Funcionários e Jovens Monitores Culturais
Quando: Terças às Sextas às 10h | Duração: 40 min
Classificação: Crianças (3 a 12 anos)
Sinopse: Funcionários e Jovens Monitores Culturais propõem um contato lúdico entre as crianças e os livros, com a intenção de despertar o interesse pela literatura e o prazer da leitura.
Paulo Sérgio Duarte Milliet (Zona Leste)
Nome do evento: Clube de Leitura – Equipe da Biblioteca
Quando: Todas as terças-feiras, às 10h | Duração: 60 min
Classificação: 14+
Sinopse: Você gostaria de participar de um Clube de Leitura, mas não tem tempo para ler um livro previamente? Então venha ler conosco uma poesia, uma crônica ou um conto! A leitura é feita em conjunto, na hora, aqui na biblioteca. Não é necessário inscrição prévia.
Viriato Corrêa (Zona Sul)
Nome do evento: OFICINA DE CORAL
Quando: toda terça-feira às 14h, duração 1 hora, com a professora Rachel do Instituto Pinheiro.
Sinopse: Alunos aprendem a desenvolver habilidades vocais como afinação , ritmo , cantando em harmonia e em grupo.
Belmonte (Zona Sul)
Nome do evento: Lendo Junto na Biblioteca
Linguagem: Mediação de leitura
Nome do autor, companhia, mediador ou similar Andrea Bregiero
Quando: Dia 24/02, terça-feira, às 14h
Onde: Sala de Contação de Histórias
Duração: 50 min
Sinopse: Mediação de leitura, realizada pela professora e mediadora Andrea Bregieiro, na Biblioteca Belmonte. O “Lendo junto”, projeto consagrado na Biblioteca Paulo Duarte e ampliado para outras bibliotecas, é uma proposta de vivência literária gratuita e disponível para todos.
Classificação indicativa: Livre
Narbal Fontes (Zona Norte)
Nome do evento: Musicleta: uma bicicleta em carnaval (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 24 de Fevereiro às 14h
Cia Tempos Juncos
Sinopse: Musicleta é um espetáculo de contação de histórias musicada em que uma bicicleta viajante percorre caminhos em busca das diversas tradições do carnaval brasileiro. Através da narrativa, da música ao vivo e do canto coletivo, a Musicleta encontra ritmos, brincadeiras e memórias que fazem o carnaval acontecer. Cada parada da viagem se transforma em cena e canção, convidando o público a participar. O espetáculo celebra o carnaval como expressão cultural viva, popular e diversa, conectando música, território e imaginação.
Classificação indicativa: Livre – Infantil. Duração: 60 minutos
Aureliano Leite (Zona Leste)
O CARNAVAL DA OLGA E SEUS AMIGOS – Palhaça Olga (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 24 de Fevereiro às 14h
Sinopse: A Palhaça Olga e seus amigos convidados vêm para festejar o carnaval junto com o público e convidam todos para essa grande festa! Histórias, trapalhadas, brincadeiras e poesia compõem este espetáculo alegre, colorido e contagiante…como o Carnaval!
Classificação indicativa: Livre – Infantil. Duração: 60 minutos
Biblioteca Jayme Cortez (CCJ) (Zona Norte)
Nome do evento: Micaretinha Rocambole – A festa na floresta Grupo Rocambole de Teatro e Música (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 24 de Fevereiro às 14h
Sinopse: A Micaretinha Rocambole é um espetáculo cênico musical de brincar para o público infantil, onde os artistas/brincantes conduzem o espetáculo no meio do público. Ao perder o Carnaval, um grupo de amigos resolve fazer um carnaval fora de época e define como tema “a festa na floresta”. Eles escolhem o Lobo Guará como anfitrião, pois é um animal solitário e nessa história ele cansa de ser só e decide socializar com os outros bichos. Falar dos animais e seus comportamentos é também olhar para gente. O elenco convida o público a dançar, cantar e criar alguns personagens no decorrer da apresentação e essa participação é livre, brinca quem quer. A ideia da encenação é proporcionar ao público uma experiência artística que transcenda o ato de assistir a um espetáculo e passe a participar da sua realização.
Classificação indicativa: Livre – Infantil. Duração: 60 minutos
Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes (Zona Leste)
Nome do evento: Movimento Vem Brincar Cacuriá (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 24 de Fevereiro às 14h
Sinopse: O Movimento Vem Brincar Cacuriá chega ao espaço Ninho trazendo alegria, criatividade e cultura para as infâncias dentro do Festival de Reggae da Zona Norte. Com o tema “Brincadeiras de Raiz”, a proposta convida crianças e famílias para uma experiência lúdica e afetiva que une recreação, jogos cooperativos, expressão corporal e vivências artísticas inspiradas na cultura popular. Uma hora de atividades que celebram o brincar livre, o ritmo, o corpo e a imaginação, em sintonia com a energia do reggae e o espírito coletivo do festival.
Classificação indicativa: Livre – Infantil. Duração: 60 minutos
Quarta-Feira, 25 de Fevereiro:
Affonso Taunay (Zona Leste)
Nome do evento: Projeto Octo – com Sandra Regina O. S. de Siqueira
Quando: Todas as quartas-feiras às 9h
Classificação: Livre
Sinopse: Cada polvo de crochê é confeccionado por um voluntário com linha 100% algodão, enchimento com fibra siliconada e checado para segurança. Os bebês deixam de puxar os tubos e fios para se segurarem nos tentáculos, além dos mesmos se assemelham ao cordão umbilical que acalma e lhes dá segurança. Não é preciso ter conhecimento em croché. O objetivo é ajudar os bebês prematuros e seus pais.
Nome do evento: Práticas corporais/ Alongamento – UBS Mooca
Quando: Todas as quartas-feiras às 13h30m e às sextas-feiras 9h | Duração: 60 min
Classificação: +18
Sinopse: Os exercícios melhoram a sua musculatura como um todo, fornece energia e disposição para seu corpo. O alongamento tem como foco aumentar a sua flexibilidade por meio do estiramento das fibras.
Castro Alves (Zona Sul)
Nome do evento: Oficina de artesanato com recicláveis
Quando: Quartas-feiras, das 09h às 10h
Classificação: Livre
Sinopse: Venha transformar resíduos em arte! Nesta oficina criativa, os participantes aprenderão técnicas de artesanato utilizando materiais recicláveis, unindo sustentabilidade, terapia ocupacional e diversão. A atividade é realizada em uma parceria especial entre a Biblioteca e os profissionais da UBS Vila Arapuá, promovendo bem-estar e integração comunitária.
Aureliano Leite (Zona Leste)
Nome do evento: Oficina de desenho: ESBOÇOS RABISCADOS com Rique;
Nome do autor: Henrique Mataqueiro da Silva – nome artístico – (Rique);
Quando: todas as quartas-feiras: 10h30 às 11h30 e 14h30 às 15h30;
Onde: área de vivência externa da biblioteca;
Duração: 60 min.;
10 vagas por ordem de chegada
Sinopse: Venha para esta oficina de desenho artístico e aprenda técnicas de ilustração baseadas nos fundamentos do desenho. A partir do desenho livre de cada participante serão dadas orientações e aplicados exercícios. Não é necessário ter participado dos encontros anteriores. Classificação indicativa: 10+
Raimundo de Menezes (Zona Leste)
Nome do evento: Cortejo Afro Kizomba Pra Preto (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 25 de Fevereiro às 14h
Sinopse: “A nossa vertente musical consiste numa apresentação peculiar, que une dança, música e artes visuais e teatro em um mesmo espetáculo, a Rua. Nas apresentações, o grupo ressalta a autenticidade das influências africanas em nossa música, promovendo experiências estéticas e releituras musicais inovadoras. E transmite alto astral através de suas roupas exuberantes, elegantes e sofisticadas, e por meio de coreografias ricas em movimentos ligados à cultura afro. Nossa ideia é levar as comunidades não só no período carnavalesco, nossas tradições e heranças africanas que ajudaram a construir a identidade deste país”
Classificação indicativa: Livre – Jovem. Duração: 60 minutos
Roberto Santos (Zona Sul)
Nome do evento: Movimento Vem Brincar Cacuriá (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 25 de Fevereiro às 15h
Sinopse: O Movimento Vem Brincar Cacuriá chega ao espaço Ninho trazendo alegria, criatividade e cultura para as infâncias dentro do Festival de Reggae da Zona Norte. Com o tema “Brincadeiras de Raiz”, a proposta convida crianças e famílias para uma experiência lúdica e afetiva que une recreação, jogos cooperativos, expressão corporal e vivências artísticas inspiradas na cultura popular. Uma hora de atividades que celebram o brincar livre, o ritmo, o corpo e a imaginação, em sintonia com a energia do reggae e o espírito coletivo do festival.
Classificação indicativa: Livre – Infantil. Duração: 60 minutos
Brito Broca (Zona Norte)
Nome do evento: A Sussuarana na Roda com a Bicharada Siriema Spuleta Arte e Cultura (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 25 de Fevereiro às 10h
Sinopse: A Sussuarana na Roda com a Bicharada ” é uma apresentação lúdica voltada para as infâncias, integrado por um grupo de mulheres que faz roda, brincadeiras e passinhos com histórias e cantigas populares ao som de ritmos percussivos, fantasiadas de bichos da fauna brasileira tendo o encantamento, a imaginação e a alegria marcando a pulsação dessa folia.
Classificação indicativa: Livre – Infantil. Duração: 60 minutos
Afonso Schmidt (Zona Norte)
Nome do evento: BRINCÂNCIAS CARNAVALESCAS, Cia. Hespérides com Drika Nunes, Sandra Guzmán e músicos (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 25 de Fevereiro às 09h
Sinopse: “Drika Nunes e Sandra Guzmán convidam crianças de todas as idades a pular o carnaval o ano inteiro, entrelaçando memória afetiva ao ritmo brincante e vibrante do carnaval brasileiro. Com músicos de primeira qualidade, este espetáculo une música, dança, teatro e contação de histórias para celebrar a cultura brasileira e a infância. Parlendas, cantigas de tradição oral e ritmos carnavalescos (marchinha, frevo, samba, axé, maracatu e funk) são repaginados para uma viagem pelo Brasil, passando pelos quatro elementos: terra, água, fogo e ar. Uma experiência única e inesquecível para crianças e adultos, que celebra a diversidade e a riqueza cultural do país.
Classificação indicativa: Livre – Primeira infância. Duração: 60 minutos
Chácara do Castelo (Zona Sul)
Nome do evento: Folia Pede Passagem – Trup Trolhas (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 25 de Fevereiro às 10h
Sinopse: Uma banda que toca marchinhas de carnaval e um mestre de cerimonial de perna de pau com um megafone encantam o público, convidando-o para dançar e curtir o carnaval. Uma grande festa espetáculo. Entre uma música e outra, faz-se malabarismo, declamam-se poesias, convidando o público a participar do evento. O grande circo está armado, viver a vida é uma alegria e a folia é a maior ordem do dia.
Classificação indicativa: Livre – Infantil . Duração: 60 minutos
Álvares de Azevedo (Zona Norte)
Nome do evento: Roda de Samba – Filosofia de Moleke (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 25 de Fevereiro às 14h
Sinopse: O grupo Filosofia de Moleke é formado por jovens sambistas, filhos e herdeiros musicais da Vila Brasilândia. Com uma sonoridade que une tradição e frescor, o coletivo celebra o samba como expressão cultural, resistência e identidade da periferia. Suas apresentações valorizam clássicos do gênero e composições próprias, sempre carregadas de poesia, ritmo e emoção. No palco, o grupo transforma vivências da comunidade em música, criando uma roda de samba envolvente que aproxima gerações e fortalece laços coletivos. Mais do que um grupo musical, o Filosofia de Moleke representa a continuidade de uma história de amor ao samba e à cultura popular, levando ao público a energia e o talento da juventude da Brasilândia.
Biblioteca Cassiano Ricardo (Zona Leste)
Nome do evento: Micaretinha Rocambole – A festa na floresta Grupo Rocambole de Teatro e Música (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 25 de Fevereiro às 14h
Sinopse: A Micaretinha Rocambole é um espetáculo cênico musical de brincar para o público infantil, onde os artistas/brincantes conduzem o espetáculo no meio do público. Ao perder o Carnaval, um grupo de amigos resolve fazer um carnaval fora de época e define como tema “a festa na floresta”. Eles escolhem o Lobo Guará como anfitrião, pois é um animal solitário e nessa história ele cansa de ser só e decide socializar com os outros bichos. Falar dos animais e seus comportamentos é também olhar para gente. O elenco convida o público a dançar, cantar e criar alguns personagens no decorrer da apresentação e essa participação é livre, brinca quem quer. A ideia da encenação é proporcionar ao público uma experiência artística que transcenda o ato de assistir a um espetáculo e passe a participar da sua realização.
Lenyra Fraccaroli (Zona Leste)
Nome do evento: Musicleta: uma bicicleta em carnaval Cia Tempos Juncos (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 25 de Fevereiro às 14h
Sinopse: Musicleta é um espetáculo de contação de histórias musicada em que uma bicicleta viajante percorre caminhos em busca das diversas tradições do carnaval brasileiro. Através da narrativa, da música ao vivo e do canto coletivo, a Musicleta encontra ritmos, brincadeiras e memórias que fazem o carnaval acontecer. Cada parada da viagem se transforma em cena e canção, convidando o público a participar. O espetáculo celebra o carnaval como expressão cultural viva, popular e diversa, conectando música, território e imaginação.
Helena Silveira (Zona Sul)
Nome do evento: NO MANGUE TEM FREVO – Cia Canto de Omiô (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 25 de Fevereiro às 10h
Sinopse: Chica é uma carangueja sonhadora que quer se tornar música!Ao lado de seu inseparável amigo Josué, ela vive criando planos mirabolantes — que quase sempre terminam em confusão. Mas tudo muda quando surge a oportunidade de mostrar seu talento em um grande evento de músicos talentosos. Será que, dessa vez, o sonho de Chica vai virar realidade?
Classificação indicativa: Livre – Infantil. Duração: 60 minutos
Ricardo Ramos (Zona Norte)
Nome do evento: Pegue, Leve e Leia
Quando: 25.02, das 10h às 16h
Sinopse: Doação de livros gratuitamente, é só chegar, escolher e levar o livro que deseja!
Quinta-Feira, 26 de Fevereiro:
Alceu Amoroso Lima (Zona Oeste)
Nome do evento: Oficina de gamão – com Nadin Jorge Arbex
Quando: Toda quinta-feira, às 14h | Duração: 120 min
Classificação: livre
Sinopse: O mestre Nadin recebe veteranos e iniciantes para rodadas eletrizantes de gamão. É só chegar, vem com a gente!
Belmonte (Zona Sul)
Nome do evento: Contar é preciso, ler é indispensável: Edição Especial de Carnaval
Quando: 26.02, às 10h
Onde: Auditório Kiyomi Oba
Duração:50 min
Sinopse: Valendo-se das marchinhas de carnaval, a escritora e Presidente da Academia Brasileira de Contadores de Histórias, Andrea Sousa, realiza: Vivências contarolantes e brincantes de carnaval.
Classificação indicativa:+16
Brito Broca (Zona Oeste)
Nome do evento: Bem – Estar / Tai Chi Pai Lin e Dança Circular
Quando: Todas as quintas-feiras, às 9h | Duração : 120 min
Classificação: livre
Sinopse: A Biblioteca Brito Broca em parceria com o CECCO São Domingos, buscando oferecer um momento agradável e aconchegante de bem-estar à comunidade, oferece atividades de técnicas orientais e de dança: Tai Chi Pai Lin e Dança Circular, com Sônia Braga e Joana d’Arc.
Ricardo Ramos (Zona Leste)
Nome do evento: VIVÊNCIA TEMPO DE BRINCAR – Com Betina Serson
Quando: Todas as quintas, às 11h | Duração 40 min
Classificação: Pais e filhos de 6 meses a 5 anos
Sinopse: A vivência é um convite para crianças de 0 a 6 anos e seus responsáveis. Entre tintas, papéis e materiais às famílias criam, experimentam e se conectam
Viriato Corrêa (Zona Sul)
Nome do evento: Oficina de Redes Sociais – com o professor Ricardo do Instituto Pinheiro.
Quando: Toda quinta – feira das 13:30h às 15:00h | Duração 1:30h. Classificação: +60
Sinopse: Idosos aprendem a utilizar adequadamente as funções básicas do celular e a internet, com dicas de segurança, usos de aplicativos e segurança digital.
José Paulo Paes (Zona Leste)
Nome do evento: Atração: Pegue, Leve e Leia
Quando: 26.02 (quinta-feira), das 11 às 17 horas
Duração: Das 11 às 17 horas
Breve sinopse: A Biblioteca José Paulo Paes estará promovendo mais uma edição do Pegue, Leve e Leia para trazer mais leitura, diversão e informação para os seus dias de folia. E o melhor? Tudo de graça, é só vir e retirar até quatro livros por pessoa.
Classificação indicativa: Livre
Padre José de Anchieta (Zona Norte)
Nome do evento: Autocuidado
Linguagem: Encontros
Quando: 26.02 às 15:30h
Classificação: Livre
Sinopse: Atividade para promover bem-estar, escuta, relaxamento e cuidado consigo.
Pedro Nava (Zona Norte)
Nome do evento: Oficina de pintura – Mensal
Linguagem (ex: encontros e oficinas, teatro, sarau, mediação de leitura) Oficina
Nome do autor, companhia, mediador, ou similar: Raoni Denaro de Souza – Funcionário da Biblioteca
Quando: 26.02 – Quinta-Feira das 14h00 às 17h00
Onde: Na parte interna da Biblioteca
Duração: 180 minutos
Breve sinopse; Oficina de pintura introdutória ou para aperfeiçoamento em Giz Pastel.
Classificação indicativa: Livre
Hans Christian Andersen (Zona Leste)
Nome do evento: MEDIAÇÃO DE LEITURA – Projeto Clima de Literatura: Leitura e Desenvolvimento Sustentável.
Quando: 26.02 (Sábado), às 14h
Sinopse: Trilha Passarinhada – Um encontro para ler histórias sobre pássaros, cidade e cuidado.
60 min I Classificação indicativa: Livre
Bosque de Leitura Raposo Tavares
Nome do evento: Bloco Frevo da Vila (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 26 de Fevereiro às 14h
Sinopse: O Bloco Frevo da Vila desde 2015 traz a São Paulo o repertório clássico de Frevo de Pernambuco, com arranjos originais e formação característica de orquestras de rua. Repertório contém Frevo canção, Frevo de Bloco, Frevo Coqueiro, Frevo Ventania. Músicos, passistas e brincantes trazem ritmo dançante e efervescente do Frevo, declarado patrimônio Imaterial pela Unesco.
Classificação indicativa: Livre – Crianças. Duração: 60 minutos
Milton Santos (Zona Leste)
Nome do evento: NO MANGUE TEM FREVO Cia Canto de Omiô (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 26 de Fevereiro às 10h
Sinopse: Chica é uma carangueja sonhadora que quer se tornar música!Ao lado de seu inseparável amigo Josué, ela vive criando planos mirabolantes — que quase sempre terminam em confusão. Mas tudo muda quando surge a oportunidade de mostrar seu talento em um grande evento de músicos talentosos. Será que, dessa vez, o sonho de Chica vai virar realidade?
Classificação indicativa: Livre – Infantil. Duração: 60 minutos
Malba Tahan (Zona Sul)
Nome do evento: Musicleta: uma bicicleta em carnaval Cia Tempos Juncos (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 26 de Fevereiro às 14h
Sinopse: Musicleta é um espetáculo de contação de histórias musicada em que uma bicicleta viajante percorre caminhos em busca das diversas tradições do carnaval brasileiro. Através da narrativa, da música ao vivo e do canto coletivo, a Musicleta encontra ritmos, brincadeiras e memórias que fazem o carnaval acontecer. Cada parada da viagem se transforma em cena e canção, convidando o público a participar. O espetáculo celebra o carnaval como expressão cultural viva, popular e diversa, conectando música, território e imaginação.
Classificação indicativa: Livre – Infantil. Duração: 60 minutos
Ponto de Leitura Olido
Nome do evento: Tricotando Contos de Carnaval – Tricotando Palavras (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 26 de Fevereiro às 11h
Sinopse: Duas festas na floresta. Junto com a joaninha, você foi convidado. Prefere dançar uma valsa ou sambar na batucada? Pergunte ao Tamanduá. Ele está triste, não consegue dançar. Por que será?
Classificação indicativa: Livre – Infantil. Duração: 60 minutos
Amadeu Amaral (Zona Sul)
Nome do evento: O CARNAVAL DA OLGA E SEUS AMIGOS – Palhaça Olga (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 26 de Fevereiro às 10h
Sinopse: A Palhaça Olga e seus amigos convidados vêm para festejar o carnaval junto com o público e convidam todos para essa grande festa! Histórias, trapalhadas, brincadeiras e poesia compõem este espetáculo alegre, colorido e contagiante…como o Carnaval!
Classificação indicativa: Livre – Infantil. Duração: 60 minutos
Sexta-Feira, 27 de Fevereiro:
Belmonte (Zona Sul)
Nome do evento: Anatomia de uma derrota: O dia da tragédia
Linguagem: Teatro
Nome do autor, companhia, mediador ou similar: Camilo Torres
Quando: Dia 27.02, sexta-feira, às 10h
Onde: Auditório Kiyomi Oba
Duração: 50 min
Sinopse: Torres demonstra, interpreta e relata situações que envolveram a partida de futebol da final da Copa de Mundo de 1950, entre o escrete brasileiro e a Seleção Olímpica do Uruguai, disputada no Brasil. Vale a pena se envolver neste evento, conhecendo pormenores daquela que é considerada a maior tragédia futebolística de uma seleção de futebol.
Classificação indicativa: +14
Castro Alves (Zona Sul)
Nome do evento: Alongamento/ Exercícios – com a UBS Vila Arapuá
Quando: Todas as sextas-feiras, das 08h30 às 09h30
Classificação: Livre
Sinopse:Uma pausa revigorante para cuidar do corpo e renovar as energias. A atividade de Alongamento e Exercícios propõe movimentos suaves e acessíveis, voltados para o despertar corporal, o alívio de tensões e a melhoria da flexibilidade, postura e respiração. Por meio de práticas que respeitam os limites individuais, favorece o bem-estar físico e mental, promovendo mais disposição e qualidade de vida. Ideal para todas as idades, é um convite ao autocuidado e à presença no aqui e agora.
Brito Broca (Zona Norte)
Nome do evento: Clube de Leitura – Juventude Literária
Quando: Todas as sextas-feiras, às 14h30 | Duração: 60 min
Classificação: 13 a 19 anos
Sinopse: Com o intuito de estimular a aproximação com as diversas formas de literatura e escrita, o projeto “Juventude Literária”, foi criado com participação de jovens em acompanhamento no CAPS IJ Pirituba/Jaraguá, com a proposta de encontros presenciais e semanais às sextas-feiras e aberto para toda comunidade. Venha participar deste Clube de Leitura em plena construção com essa juventude. Esta é uma ação do CAPS Infantojuvenil em com a parceria da Biblioteca Brito Broca.
Lenyra Fraccaroli (Zona Leste)
Nome do evento: Oficina de Memória – UBS Vila Nova Manchester
Quando: Sextas às 11h | Duração: 60 min
Classificação: +60 anos
Sinopse: Em parceria com a UBS Vila Nova Manchester a oficina objetiva estimular a melhora da memória e do desenvolvimento das funções cognitivas do idoso, incentivando a prática de exercícios que estimulem a memória e a adoção de um estilo de vida mais saudável e benéfico.
Mário Schenberg (Zona Oeste)
Nome do evento: Yoga – SMS – UBS Vila Ipojuca
Quando: Todas as sextas-feiras, das 10h às 11h30
Classificação: Livre – Adultos (atividade aberta a todos os interessados)
Sinopse: A yoga é uma atividade completa e envolve práticas posturais e respiratórias, exercícios de contração muscular e concentração, além de propiciar o equilíbrio das emoções, ajuda, também, no controle sobre o corpo e pensamentos, esse conjunto resulta em vários benefícios, principalmente, para o idoso.
Viriato Corrêa (Zona Sul)
Nome do evento: Oficina de Espanhol – com o professor Diego do Instituto Pinheiro
Quando: Toda sexta-feira às 10h | Duração 1 hora. INÍCIO: 16/01/26
Classificação: +60
Sinopse: Idosos aprendem a utilizar a língua espanhola através de canções tornando o aprendizado fácil e lúdico.
Nome do evento: Oficina de Desafios Criativos – com a professora Beth do Instituto Pinheiro
Quando: Toda sexta-feira às 15h | Duração 1 hora. Classificação: +60
Sinopse: Aulas práticas utilizando diversos materiais para o desenvolvimento cognitivo e criativo dos idosos.
Álvares de Azevedo (Zona Norte)
Nome do evento: OFICINA Dança
Quando: Toda sexta às 15h
Sinopse: Facilitadora Aya Rodrigues com a Oficina de dança contemporânea
Duração 1 hora
Classificação indicativa – a partir de 14 anos
Nome do evento: FÓRUM DA PESSOA IDOSA
Sinopse: É um espaço de debate e discussão sobre temas relevantes para a população idosa, com o objetivo de promover a inclusão, garantir seus direitos e melhorar sua qualidade de vida;
Duração; 2 horas
Classificação indicativa; livre
Quando: 27.02 às 14h30
Padre José de Anchieta (Zona Norte)
Nome do evento: Terapia Comunitária
Linguagem: Encontros
Quando: 27.02, 09h
Classificação: Livre
Sinopse: Espaço de acolhimento, conversa e fortalecimento comunitário.
Brito Broca (Zona Norte)
Nome do evento: Grupo Maremoto – ENCONTRO
Quando: 27.02, às 9h / Classificação: 12 a 18 anos – 90 min
Sinopse: O grupo Maremoto teve seu nome inspirado no livro escrito por Flávia Reis e ilustrado por Elisa Carareto, publicado pela Editora ÔZé, onde adolescentes participam para desenvolver a estima de si, para agir e se sentir de acordo com quem são. Assim afirmam a própria identidade, expandindo-se de forma autêntica e potente nos encontros em formas de atendimento grupal e quinzenal, todas segundas e quartas sextas-feiras de cada mês, das 9h às 10h30. Uma parceria da Supervisão Técnica de Saúde Pirituba Jaraguá com a parceria da Biblioteca Brito Broca.
Nome do evento: Grupo TransLuzir – ENCONTRO
Quando: 27.02, às 10h30 – PRESENCIAL
Local: Espaço de apresentações
Sinopse: O grupo TransLuzir é um grupo que tem como foco a saúde e o bem estar de pessoas travestis, mulheres trans, homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias que estejam em processo de transição ou queiram iniciar esse processo por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), que buscam espaços onde possam encontrar outras pessoas passando pelos mesmos processos, onde possam compartilhar suas vivências, se conhecer e reconhecer. É um grupo onde o diálogo, escuta e acolhimento entre as pessoas é uma peça fundamental. Uma parceria da Supervisão Técnica de Saúde Pirituba Jaraguá com a parceria da Biblioteca Brito Broca.
Pedro Nava (Zona Norte)
Nome do evento: Pegue, Leve e Leia
Linguagem (ex: encontros e oficinas, teatro, sarau, mediação de leitura); Feira de doação de livros
Nome do autor, companhia, mediador, ou similar: Equipe Biblioteca Pedro Nava
Quando: 27.02 – Sexta- Feira
Duração (em minutos): Das 11h30 às 16h00
Breve sinopse; Feira mensal de doação de livros. Regras: São até 3 livros por pessoa.
O evento acontece das 11h30 às 16h00
Classificação indicativa (Livre – Primeira Infância, Livre- Crianças, 10+, 12+, 14+, 16+,18+ ou 60+); Livre
Paulo Sérgio Duarte Milliet (Zona Leste)
Nome do evento: Pegue, Leve e Leia
Quando: 27.02, das 10h às 16h
Onde: Área externa da biblioteca
Sinopse: Escolha de GRAÇA um livro que te agrada e leve para casa, para o trabalho, para um amigo… No “Pegue, Leve e Leia”, a Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet promove a doação de livros. Cada pessoa pode escolher até 2 livros gratuitamente, como um presente!
Classificação indicativa: Livre
Quantidade aproximada de livros e HQs a serem doados: 150 (Exemplos: HQs variadas, Livros espíritas, livros de literatura nacional e estrangeira, livros infantis, etc.).
Alceu Amoroso Lima (Zona Oeste)
Nome do evento: Clube do Livro do Anexo
Quando: 27/02. às 20h
Livro escolhido: “O Embranquecimento”, de Evandro Cruz Silva
Classificação: Livre
Jamil Almansur Haddad (Zona Leste)
Nome do evento: Roda de Samba – Filosofia de Moleke (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 27 de Fevereiro às 14h
Sinopse: O grupo Filosofia de Moleke é formado por jovens sambistas, filhos e herdeiros musicais da Vila Brasilândia. Com uma sonoridade que une tradição e frescor, o coletivo celebra o samba como expressão cultural, resistência e identidade da periferia. Suas apresentações valorizam clássicos do gênero e composições próprias, sempre carregadas de poesia, ritmo e emoção. No palco, o grupo transforma vivências da comunidade em música, criando uma roda de samba envolvente que aproxima gerações e fortalece laços coletivos. Mais do que um grupo musical, o Filosofia de Moleke representa a continuidade de uma história de amor ao samba e à cultura popular, levando ao público a energia e o talento da juventude da Brasilândia.
Ponto de Leitura Cidade Ademar
Nome do evento: Folia Pede Passagem – Trup Trolhas (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 27 de Fevereiro às 14h
Sinopse: Uma banda que toca marchinhas de carnaval e um mestre de cerimonial de perna de pau com um megafone encantam o público, convidando-o para dançar e curtir o carnaval. Uma grande festa espetáculo. Entre uma música e outra, faz-se malabarismo, declamam-se poesias, convidando o público a participar do evento. O grande circo está armado, viver a vida é uma alegria e a folia é a maior ordem do dia.
Classificação indicativa: Livre – Infantil . Duração: 60 minutos
Hans Christian Andersen (Zona Leste)
Nome do evento: BRINCÂNCIAS CARNAVALESCAS Cia. Hespérides com Drika Nunes, Sandra Guzmán e músicos (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 27 de Fevereiro às 14h
Sinopse: “Drika Nunes e Sandra Guzmán convidam crianças de todas as idades a pular o carnaval o ano inteiro, entrelaçando memória afetiva ao ritmo brincante e vibrante do carnaval brasileiro. Com músicos de primeira qualidade, este espetáculo une música, dança, teatro e contação de histórias para celebrar a cultura brasileira e a infância. Parlendas, cantigas de tradição oral e ritmos carnavalescos (marchinha, frevo, samba, axé, maracatu e funk) são repaginados para uma viagem pelo Brasil, passando pelos quatro elementos: terra, água, fogo e ar. Uma experiência única e inesquecível para crianças e adultos, que celebra a diversidade e a riqueza cultural do país.
Classificação indicativa: Livre – Primeira infância. Duração: 60 minutos
Sábado, 28 de Fevereiro:
Hans Christian Andersen (Zona Leste)
Nome do evento: OFICINA – Oficina de Tear com Círculo com Dona Dolores
Quando: Todos os sábados, às 11h | Duração : 150 min
Classificação indicativa: +07 | 10 vagas
Sinopse: Aprenda a arte da tecelagem com o tear circular e fabrique lindos tecidos!
Nome do evento: FLIHANS – Festa Literária da Hans
Quando: 28.02, 10h às 14h
Sinopse: Nossa festa literária é composta por muitas atrações, são diversos eventos e recebemos a presença de vários autores. Dividimos os aprendizados, as alegrias e os afetos.
240 min I Classificação indicativa: Livre
Nome do evento: OFICINA FORMATIVA – Brincâncias Literárias
Quando: 28.02, às 10h
Sinopse: Projeto clima de literatura – Um convite a brincar, ler e contar histórias para as crianças em uma experiência formativa com Ivani Magalhães.
60 min I Classificação indicativa: Livre
Nome do evento: Jardins Encantados: Introdução à monotipia botânica com Thais Takaji.
Quando: 28.02, às 11h
Sinopse: A oficina tem como objetivo trazer o olhar para as plantas presentes em cada território,ampliando o olhar do que não se vê no urbano,despertando a percepção para as mudas e árvores que silenciosamente sustentam a vida. Ao aproximar mão,folha,tinta e papel, convido quem participa a reconhecer e imprimir a presença das plantas que nos acompanham, mesmo quando passam despercebidas no cotidiano.
60 min I Classificação indicativa: Livre
Nome do evento: ENCONTRO LITERÁRIO – Rolê dos Livros
Quando: 28.02, 10h às 12h
Sinopse: Vamos receber o Rolê dos Livros aqui na Hans para um encontro literário divertido e cheio de novas histórias. Inscreva-se pelo link no perfil:
120 min I Classificação indicativa: Livre
Nome do evento: SARAU – Café Com Poesia
Quando: 28.02, às 12h
Sinopse: Com diversas expressões de artes e conteúdos, organizado em ciclos de apresentações intercaladas, com mensagens culturais e abertura de espaço para interação dos espectadores, este sarau é para todos!
120 min I Classificação indicativa: +14 anos
Nome do evento: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – A Princesa da Água em: gotinhas de acessibilidade
Quando: 28.02, às 12h
Vamos receber a escritora e psicopedagoga Vanessa Leite para uma linda contação de história do seu livro A Princesa da Água em: gotinhas de acessibilidade.
30 min I Classificação indicativa: Livre
Padre José de Anchieta (Zona Norte)
Nome do evento: Capoeira
Linguagem: Dança
Quando: 28.02 às 09:00
Classificação: Livre
Sinopse: Prática cultural que une movimento, música, convivência e tradição
Viriato Corrêa (Zona Sul)
Nome do evento: MEDITAÇÃO
Sinopse: O professor Kevin orienta os participantes na meditação, no aprendizado de silenciar a mente e fortalecer a conexão interior. Sem inscrições.
Quando: 28.02, às 10:30h
Álvares de Azevedo (Zona Norte)
Nome do evento: Sarau dos Imortais
Quando: 28.02, às 11h
Nome do organizador Oficina de Arte e Cultura Maestro Roberto Mendes Barbosa
Sinopse: Apresentação de artistas locais fazendo apresentações com microfone aberto. Cada mês é um tema específico.
Duração; 2 horas
Classificação indicativa; livre
Malba Tahan (Zona Sul)
Nome do evento: Roda de leitura sobre o livro – A visão das plantas de Djaimilia Pereira de Almeida – Com Andréa Régis
Quando: 28.02, às 14h
Público: jovens e adultos
Sinopse: Bate papo descontraído sobre o livro A Visão das Plantas que conta a história de Celestino, um capitão de navio negreiro que, após anos no mar, volta para Portugal e passa a cultivar um jardim. O livro, que apresenta uma reflexão sobre a violência e as contradições da história portuguesa, é narrado pelas próprias plantas — os únicos seres capazes de expor as atrocidades desumanas cometidas por seu jardineiro.
Alceu Amoroso Lima (Zona Oeste)
Nome do evento: Lançamento do Livro “Tutano da Palavra” (Pitanga Editora) com Roda de Conversa e Sessão de autógrafos com as autoras
Quando: 28.02, às 12h30, no mezanino
Sinopse: Autoras participantes: Ana Carol Mesquita, Anna Clara de Vitto, Canhemborá, Elídia Novaes, Gabi Motta, Gaía Passarelli, Guiga Wolff, Julia Pedreira, Lívia Lima, Luara Carvalho, Mariana Lobato Botter, Michele Santos e Thatiana Cardoso.
Nome do evento: Encontro de Corais – Coral Encantes, EmCanto e Horizonte Azul
Quando: 28/02, às 12h, no auditório
Classificação: Livre
Anne Frank (CCD) (Zona Oeste)
Nome do evento: Quintal Encantado Fabulinhando (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 28 de Fevereiro às 11h
Sinopse: Quintal Encantado é o novo espetáculo teatral da Cia Fabulinhando, que nasce de uma pesquisa em literatura oral por cidades do sertão potiguar. Na dramaturgia, três netos voltam da cidade grande para o quintal de sua avó, no sertão do nordeste brasileiro, na busca por uma botija de ouro que a avó lhes contava que estava escondida pelas matas sertanejas. Nesse retorno ao lugar de origem, os personagens entram no quintal de sua infância e ali revelam, por meio das paisagens do sertão, histórias de encantarias e lendas que foram contadas pela avó.
Classificação indicativa: Livre – Infantil. Duração: 60 minutos
Ricardo Ramos (Zona Norte)
Nome do evento: A Sussuarana na Roda com a Bicharada Siriema Spuleta Arte e Cultura (BIBLIOTECA VIVA)
Quando: 28 de Fevereiro às 11h
Sinopse: A Sussuarana na Roda com a Bicharada ” é uma apresentação lúdica voltada para as infâncias, integrado por um grupo de mulheres que faz roda, brincadeiras e passinhos com histórias e cantigas populares ao som de ritmos percussivos, fantasiadas de bichos da fauna brasileira tendo o encantamento, a imaginação e a alegria marcando a pulsação dessa folia.
Classificação indicativa: Livre – Infantil. Duração: 60 minutos
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui
Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 51 bibliotecas de bairro – além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez, Paulo Setúbal, Paulo Duarte, Prefeito Prestes Maia e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente – e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2005, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos – por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” – e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura – o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo – composto de 13 unidades – e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora – Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

