Close Menu
    What's Hot

    Show da Virada em São Bernardo terá plano especial de segurança e trânsito

    31/12/2025

    Médica esclarece fake news sobre uso do filtro solar

    31/12/2025

    Prontos pro Mundo: Primeiro embarque com destino à Irlanda acontece na próxima sexta-feira, dia 2 de janeiro

    31/12/2025

    Subscribe to Updates

    Receba as últimas notícias

    Facebook X (Twitter) Instagram
    ABC Agora
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Subscribe
    • Home
    • Cidades
      • Santo André
      • São Bernardo
      • São Caetano
      • Diadema
      • Mauá
      • Rio Grande da Serra
      • Ribeirão Pires
    • Resumo de notícias
    • Cultura e Lazer
    • Política
    • Geral
    • Saúde
    • Entretenimento
    ABC Agora
    Início - Cultura e Lazer - Bienal do Livro: Gigante Leo estreia na literatura infantil com livro que celebra a diversidade e desafia preconceitos: ‘A diferença é uma riqueza’
    Cultura e Lazer

    Bienal do Livro: Gigante Leo estreia na literatura infantil com livro que celebra a diversidade e desafia preconceitos: ‘A diferença é uma riqueza’

    Em um reino animal com bichos fora do padrão e um rei preconceituoso, "A Arte de Ser Diferente" vira fábula potente, coescrita por Leo, Manoel Ivo, Marcelo Correia, Renato Oliveira e Sérgio Nardini. Obra será lançada em junho na Bienal do Livro do Rio de Janeiro
    ABC AGORABy ABC AGORA10/06/20255 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Follow Us
    Google News Flipboard Threads
    Bienal do Livro: Gigante Leo estreia na literatura infantil com livro que celebra a diversidade e desafia preconceitos: 'A diferença é uma riqueza'
    Bienal do Livro: Gigante Leo estreia na literatura infantil com livro que celebra a diversidade e desafia preconceitos: 'A diferença é uma riqueza' Reescreva o texto abaixo com foco em SEO (Search Engine Optimization) e GEO (Otimização Geográfica). 🔹 Sempre que houver aspas no texto original, mantenha-as exatamente como estão. 🔹 A reescrita deve seguir um tom jornalístico profissional e escaneável, com frases claras e objetivas. 🔹 Otimize a matéria para buscas no Google e para o Discover, com foco em conteúdo regional/local. Para o texto reescrito, entregue também os seguintes elementos complementares: 5 palavras-chave otimizadas para RankMath, com foco em SEO + GEO 5 tags para WordPress baseadas em localidade, tema e público 3 sugestões de títulos otimizados (usando cidade, bairro ou região, e palavra-chave) 3 sugestões de subtítulo (com contexto e chamada para leitura) Meta descrição com até 155 caracteres, clara e atrativa Texto alternativo de imagem (alt) com foco local e informativo Link amigável sugerido para WordPress (ex: /santo-andre-inaugura-creche-utinga) ⚠️ Importante: mantenha todas as informações factuais, datas e nomes corretos.
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Conhecido por arrancar risadas do público ao longo de anos com seu humor afiado, o ator e comediante Gigante Leo agora se aventura por um novo território: o da literatura infantil. Ele fará sua estreia na Bienal do Livro Rio 2025 com A Arte de Ser Diferente, uma obra lúdica, emocionante e, como não poderia deixar de ser, recheada de humor com um propósito: combater o capacitismo e o machismo desde a infância.

    O livro, co-escrito por Leo ao lado de Sergio Nardini, Manoel Ivo, Marcelo Correia e Renato Oliveira, integra a Coleção MaM (Meninos Anti-Machistas), e é ilustrado por Janine Eufrasio e Luana Chinaglia.

    A história se passa em um reino animal onde o rei NapoLeão organiza as “Olimpíadas de Arte” — mas exclui competidores que considera “diferentes”. É quando personagens como Le Cão (com nanismo), Da Pink (cadeirante) e Larissa (neurodivergente) decidem desafiar as regras injustas do monarca e provar que talento e valor não têm padrão.

    “Escrever “A Arte de Ser Diferente” foi uma alegria imensa, especialmente por ser meu primeiro livro infantil e por fazer parte da Coleção MaM”, conta Leo. “É um projeto que usa a arte para falar de temas essenciais como inclusão e respeito. Queremos que essa história chegue nas escolas e se torne uma ferramenta poderosa para mostrar para as crianças que a diferença é uma riqueza.”

    A motivação para mergulhar no universo infantil veio de casa. Pai da pequena Luísa, de oito anos, Leo viu na literatura uma ponte afetiva com o mundo da filha. “Tenho cada vez mais vontade de me inserir na arte que ela curte. Tanto em livros, porque ela ama ler, quanto no audiovisual.”

    A estreia como autor, porém, veio carregada de emoções e homenagens. “Poder homenagear a minha querida buldogue Juju, que marcou tanto a nossa família, foi especial. Ela já nasceu com uma condição renal grave e só viveu quatro anos, mas nos ensinou muito.”

    Bienal do Livro: Gigante Leo estreia na literatura infantil com livro que celebra a diversidade e desafia preconceitos: 'A diferença é uma riqueza'
    Bienal do Livro: Gigante Leo estreia na literatura infantil com livro que celebra a diversidade e desafia preconceitos: ‘A diferença é uma riqueza’

    E foi Juju quem inspirou Le Cão, personagem que compartilha com Leo não só a condição de nanismo, mas também o bom humor diante da vida. “Assim como os buldogues, as pessoas com nanismo têm dificuldades com o encurtamento dos membros e de serem baixinhos, mas isso não as impede de serem felizes e conquistarem tudo. O Le Cão tem um grande tom para a comédia, assim como eu. Mas também enfrenta limitações físicas para que enxerguem seu talento além das aparências.”

    O livro é resultado de um processo criativo coletivo que, segundo Leo, foi “leve, divertido e libertador”. “O mais difícil foi condensar tudo o que queríamos dizer de forma clara e lúdica”, lembra. A parceria com Sergio Nardini, artista plástico e ativista com AME Tipo 2, surgiu do movimento “Pais Atípicos”. “Desde as primeiras trocas de mensagens, foi amor à primeira vista.”

    A personagem Larissa, por sua vez, foi construída em colaboração com famílias de crianças neurodivergentes, reforçando o compromisso com representações reais e sensíveis. Com apoio formal do Instituto Nacional de Nanismo (INN), a obra se propõe a ser uma aliada de pais e professores no combate ao bullying e aos estigmas.

    “Queremos que pais, mães, professores e cuidadores absorvam a mensagem da inclusão. Que passem a enxergar as potencialidades das pessoas antes de suas limitações”, reforça Leo.

    Mesmo abordando temas densos como capacitismo e machismo, “A Arte de Ser Diferente” não perde o tom leve e divertido. “A linguagem infantil não traz tanto o universo cômico em si, mas há muita brincadeira com os nomes dos personagens, como ‘Marília Mãe da Onça'”, explica o autor. “O humor desarma resistências. Quando falamos desses assuntos de forma militante, às vezes a mensagem não toca as pessoas. O humor consegue isso.”

    Essa mistura de riso com reflexão vem desde a infância de Leo, marcada por autores como Monteiro Lobato, Ziraldo, Maurício de Sousa e Maria Clara Machado. “O Cebolinha me marcou muito. Ele tinha dificuldade na fala, como eu na minha dicção, mas era esperto, feliz e aprontava todas.”

    Luísa, claro, foi a primeira leitora e crítica da obra. “Ela foi meu principal termômetro. A primeira vez que leu o livro foi o momento mais feliz da minha vida. Ela lia com entusiasmo e dava muitas risadas.”

    E se depender de Leo, essa não será sua única investida no universo infantil. “Já estou gravando em julho um filme chamado GRUDI: O Musical dos Gestos, que também aborda a inclusão. Pretendo escrever mais livros infantojuvenis. A literatura virou, sim, uma nova paixão.”

    Com lançamento oficial previsto para a Bienal do Livro Rio, entre os dias 13 e 22 de junho, “A Arte de Ser Diferente” já nasce com a missão de provocar, encantar e transformar. Para Gigante Leo, subir ao palco literário nesse evento é uma conquista.

    “Esse livro tem um valor sentimental inestimável. Desde poder falar para crianças sobre inclusão, respeito e empatia, até eternizar o espírito da Juju. Viver tudo isso na Bienal, um lugar que sempre amei, é algo que não tem como ser descrito em palavras.”

    ________
    Fonte: Nobre Assessoria
    Foto: Daniel Castro

    Bienal do Livro 2025 Inclusão e Diversidade Literatura infantil público infantil Rio de Janeiro
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    ABC AGORA

    Related Posts

    Programação Infantil Sesc São Caetano: Atividades Gratuitas em Janeiro

    31/12/2025

    O Réveillon do Rio de Janeiro conquista título do Guinnes World Records™️ como maior Réveillon do mundo

    31/12/2025

    Presidente Lula assina decreto que integra cultura gospel às políticas públicas nacionais

    23/12/2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Show da Virada em São Bernardo terá plano especial de segurança e trânsito

    ABC AGORA31/12/2025

    A Prefeitura de São Bernardo preparou um plano especial de segurança e trânsito para o…

    Médica esclarece fake news sobre uso do filtro solar

    31/12/2025

    Prontos pro Mundo: Primeiro embarque com destino à Irlanda acontece na próxima sexta-feira, dia 2 de janeiro

    31/12/2025

    Deputado Marangoni fecha 2025 com 359 propostas e foco no Estatuto do Autista para 2026

    31/12/2025
    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo

    Assine

    Receba as últimas notícias

    Contato:
    Contato:

    Sugestão de Pauta
    E-mail: pauta@abcagora.com.br
    Contato: (11) 97828-5875

    Comercial:
    E-mail: comercial@abcagora.com.br

    Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.
    • Home
    • Cidades
    • Cultura e Lazer
    • Health
    • Buy Now

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.