Close Menu
    What's Hot

    Santo André publica edital para acordos de antecipado de precatórios

    14/11/2025

    Primeira-dama de Santo André, Jessica Roberta promove ação social com crianças da Instituição Dr. Klaide no Banco de Alimentos

    14/11/2025

    Aulão Kids de Discotecagem anima domingo em Mauá

    14/11/2025

    Subscribe to Updates

    Receba as últimas notícias

    Facebook X (Twitter) Instagram
    ABC Agora
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Subscribe
    • Home
    • Cidades
      • Santo André
      • São Bernardo
      • São Caetano
      • Diadema
      • Mauá
      • Rio Grande da Serra
      • Ribeirão Pires
    • Resumo de notícias
    • Cultura e Lazer
    • Política
    • Geral
    • Saúde
    • Entretenimento
    ABC Agora
    Início - Esportes - Braskem incentiva sonho de atletas paralímpicos ao patrocinar esporte
    Esportes

    Braskem incentiva sonho de atletas paralímpicos ao patrocinar esporte

    A companhia patrocina o atletismo paralímpico desde 2015, auxiliando paratletas na consolidação da carreira esportiva
    ABC AGORABy ABC AGORA25/09/20237 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Follow Us
    Google News Flipboard Threads
    Braskem incentiva sonho de atletas paralímpicos ao patrocinar esporte
    Alessandro Silva - Paratleta - Foto: Divulgação
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    O esporte paralímpico tem motivos para homenagear seus atletas, já que nos dias 21 e 22 de setembro foram comemorados o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência e Dia do Paratleta, respectivamente. A Braskem, empresa patrocinadora do atletismo paralímpico desde 2015, celebra as datas, contando a história de vida dos atletas Raíssa Machado, 27 anos, Alessandro Rodrigo Silva, 39 anos, e Julio César Agripino dos Santos, 32 anos, que somam conquistas de sucesso na carreira esportiva.

    Alessandro é natural da região do ABC Paulista, nasceu em Santo André e morou por muitos anos em Mauá-SP. Foi na sua região que começou a carreira esportiva que já dura 12 anos e foi nela que também se destacou. Mas, há cerca de seis anos, mudou-se para Taubaté, interior de São Paulo, para intensificar sua rotina de treinamentos na modalidade lançamento de disco e arremesso de peso. O paratleta é recordista mundial e em sua trajetória já conquistou diversas medalhas paralímpicas. “Meu maior orgulho é ouvir o hino nacional tocando quando recebo uma medalha e represento meu país”, diz o atleta da categoria F11 (para competidores cegos).

    Segundo Alessandro, tudo na vida é possível, basta que você acredite e pense positivo. “Quando participei da minha primeira competição, convivi com pessoas com deficiências mais graves que a minha e que estavam sempre felizes. Ali percebi que aquilo não era o fim, mas sim um novo começo. Acredito que o esporte é uma ótima alternativa para os jovens, pois além de mudar vidas e realizar sonhos, ele envolve as pessoas em um ciclo de amizade que nos inspiram a fazer o nosso melhor”, explicou o atleta.

    Braskem incentiva sonho de atletas paralímpicos ao patrocinar esporte
    Julio Agripino – paraatletismo – Foto: Divulgação

    Nascido em Itapecerica da Serra, Julio César, que também tem deficiência visual, assim como Alessandro, compete nas provas de 1.500m e 5.000m. Há 14 anos, ele se dedica à corrida e representa a seleção brasileira no esporte. Ele já passou por alguns clubes, mas atualmente treina na cidade de São Paulo, em Santo Amaro, representando o IEMA – Instituto Elisângela Maria Adriano, de São Caetano do Sul.

    Julio já era atleta antes de perder parte da visão, fato que ocorreu devido ao ceratocone e a cegueira cortical, doenças que vinham dificultando sua qualidade visual desde criança. Inicialmente, o atleta resistiu em fazer uma transição para o esporte paralímpico, mas tomou essa decisão em 2016, quando concluiu que sua dificuldade não seria um obstáculo na sua carreira esportiva. “Escolher o paratletismo e praticar esse esporte foi uma das melhores decisões da minha vida. Eu sou uma pessoa que me dedico muito, 100%, pois sei que lá na frente isso faz toda a diferença no alcance de resultados. Eu sigo dedicado e motivado em busca da classificação para as Paralimpíadas de Paris, em 2024”, exalta.

    Julio acredita que além de proporcionar qualidade de vida, o esporte ensina a compartilhar e a sempre estar em uma corrente do bem, ajudando as pessoas que também sonham em ser atleta. “Eu acredito que jovens com deficiências devem entrar no mundo do esporte e acreditar que ele pode fazer a diferença em suas vidas. Hoje, o paradesporto nacional é uma potência; temos atletas de alto nível, trazendo muitas medalhas para o Brasil e eu acredito que o esporte pode mudar vidas. Não importa quantos problemas você tem, o que importa é saber usá-los como combustível para correr atrás dos seus sonhos”, conclui Agripino.

    Braskem incentiva sonho de atletas paralímpicos ao patrocinar esporte
    Raíssa Machado – Lançadora de Dardos – Foto: Divulgação

    Quem também acredita que o esporte pode fazer a diferença na vida das pessoas é a paratleta Raíssa Rocha Machado, de 27 anos, lançadora de dardo e que atualmente treina no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Apesar de bem jovem, Raíssa, que nasceu com uma má formação congênita que a impediu de andar, é atleta há mais de 15 anos. “O esporte me trouxe disciplina, foco e determinação de correr atrás dos meus sonhos. Ele salvou a minha vida, me trouxe empoderamento feminino, melhorou minha autoestima, fez com que eu me aceitasse como deficiente”, explica. “O esporte transformou a minha vida, me fez ver que ser diferente é ser único”.

    Raíssa acredita que o esporte a escolheu e não ela que escolheu o esporte. “As práticas esportivas me permitem representar o Brasil, trazer medalhas, bater recordes e superar os meus limites”. A atleta acredita que PCD’s podem ser o que quiserem ser e que devem sonhar com uma carreira, seja ela qual for. “O que me motiva é mostrar para as pessoas que independente da minha cadeira eu posso ser o que eu quiser. Hoje, eu me tornei uma mulher empoderada, dona de mim mesma, empresária e uma das melhores atletas do mundo em lançamento de dardo. E isso tudo é uma inspiração”, destaca.

    A Braskem e o esporte paralímpico

    A Braskem patrocina o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2015 e renovou no ano passado a parceria com o atletismo paralímpico do Brasil até junho de 2026. Com isso, a companhia apoiou a participação no Mundial de Paris, realizado esse ano, em que o Brasil fez a melhor campanha da sua história – conquistando 47 medalhas e o segundo lugar na classificação geral. E dará apoio também nas participações no Mundial de Kobe 2024, nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 e os Paralímpicos de Paris 2024. Com a renovação, a empresa completará uma década de parceria com o CPB.

    “A Braskem acredita no poder de transformação das pessoas e sabemos que o esporte é um impulsionador neste sentido. Temos muito orgulho em saber que nossa parceria contribui para que os atletas tenham cada vez mais oportunidades para se desenvolverem e continuem alcançando todo o seu potencial”, declarou Sylvia Tabarin, gerente de Relações Institucionais da Braskem no Sudeste.

    Por meio do patrocínio, a companhia vem contribuindo para que atletas participem de um número maior de competições e recebam acompanhamento de especialistas, melhorando seus desempenhos nas pistas e nos campos de jogo. “Acredito que quanto mais as empresas tiverem iniciativas como a Braskem, de apoiar o esporte paralímpico, todas as modalidades esportivas ganham mais visibilidade e, com isso, o movimento paralímpico ganha força para proporcionar oportunidade a outros atletas”, explicou Alessandro Silva, atleta de arremesso de peso.

    O apoio proporciona também que o Comitê Paralímpico Brasileiro invista em tecnologia, equipamentos e materiais esportivos do mais alto nível destinado ao treinamento dos atletas. “É muito importante que empresas patrocinem o esporte, assim como a Braskem, que hoje tem um papel imprescindível no esporte paralímpico, na vida dos atletas e na potência que hoje somos. A participação dessas empresas permite que os atletas sonhem e realizem seus sonhos!”, concluiu a atleta Raíssa Machado.

    Sobre a Braskem

    Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 71 países.

    Sobre o CPB

    O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é a entidade que rege o desporto adaptado no Brasil. Representa e lidera o Movimento Paralímpico no país e busca a promoção e o desenvolvimento do esporte desde a iniciação até o alto rendimento para pessoas com deficiência. O CPB é o responsável por a participação do país em competições continentais, mundiais e em Jogos Paralímpicos, além de promover o desenvolvimento dos diversos esportes adaptados no Brasil, em articulação com as respectivas organizações nacionais.

    Braskem nas redes sociais

    www.facebook.com/BraskemSA

    www.linkedin.com/company/braskem

    www.linkedin.com/company/braskem-labs/

    www.twitter.com/BraskemSA

    ____________________
    Fonte: CDN

    atletas Braskem Destaque Dia do Paratleta Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Esporte paralímpico Histórias de superação patrocínio
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    ABC AGORA

    Related Posts

    Aulão Kids de Discotecagem anima domingo em Mauá

    14/11/2025

    Florestan Embeleza acontece dias 18 e 19 de novembro

    14/11/2025

    Rap e hip-hop tomam conta de São Bernardo: Afro-X no Calux e mais atrações culturais

    14/11/2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Santo André publica edital para acordos de antecipado de precatórios

    ABC AGORA14/11/2025

    A Prefeitura de Santo André, por meio da Câmara de Conciliação de Precatórios, vinculada à…

    Primeira-dama de Santo André, Jessica Roberta promove ação social com crianças da Instituição Dr. Klaide no Banco de Alimentos

    14/11/2025

    Aulão Kids de Discotecagem anima domingo em Mauá

    14/11/2025

    “Minha Peça, Minha História” destaca moda autoral em Diadema

    14/11/2025
    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo

    Assine

    Receba as últimas notícias

    Contato:
    Contato:

    Sugestão de Pauta
    E-mail: pauta@abcagora.com.br
    Contato: (11) 97828-5875

    Comercial:
    E-mail: comercial@abcagora.com.br

    Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.
    • Home
    • Cidades
    • Cultura e Lazer
    • Health
    • Buy Now

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.