A comemoração dos 45 anos da CAIXA Cultural foi marcada por evento realizado nesta quarta-feira (13), em Brasília, reunindo autoridades, convidados e atrações culturais. Na ocasião, foram firmados dois acordos de cooperação com o Ministério da Cultura para a promoção de museus e do patrimônio cultural brasileiro e foi aberta a exposição internacional de fotojornalismo “World Press Photo 2025”. A noite também celebrou o lançamento de selo institucional dos Correios e trouxe a apresentação musical da cantora baiana Josyara.
A cerimônia contou com a presença do presidente da CAIXA, Carlos Viera, da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, do presidente do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Leandro Grass, e da presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Fernanda Castro, que se uniram para demonstrar a relevância da parceria do banco com o Governo Federal para a promoção da cultura brasileira.
A CAIXA Cultural está completando 45 anos de uma trajetória dedicada à valorização e à conexão das diversas expressões culturais brasileiras. Inicialmente chamada de Conjunto Cultural da Caixa, foi inaugurada em 1980 na capital, e hoje conta com sete unidades espalhadas pelo país, em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Salvador, Recife e Fortaleza, e planeja sua expansão para mais duas capitais: Belém e São Luís.
Margareth Menezes, ministra da Cultura, afirmou que o papel da CAIXA vai muito além de ser uma entidade financeira. “Apoiar a arte e a cultura sinaliza a importância que a CAIXA dá ao nosso povo e a sua memória e expressões. Celebrar a história da CAIXA Cultural é, portanto também, reafirmar um projeto de país, onde a cultura ocupa um lugar que merece”. A ministra falou ainda sobre a importância da solenidade, “hoje celebramos não apenas uma data, mas um legado, os 45 anos da CAIXA Cultural de Brasília. Um espaço que se tornou um pulsar da nossa cultura, batendo em sintonia com a alma do Brasil”, finalizou a ministra.
O presidente da CAIXA, Carlos Vieira, festejou o aniversário da CAIXA Cultural com um resgate histórico do pioneirismo da CAIXA na cultura do país. “Estamos reunidos para celebrar os 45 anos da CAIXA Cultural Brasília, a primeira de todas as unidades culturais, inaugurada em 12 de agosto de 1980, e que deu origem a uma história de pioneirismo e de amor à cultura brasileira. O que nasceu aqui há quatro décadas e meia, cresceu e se espalhou. Hoje somos sete unidades estabelecidas e temos mais quatro unidades em prospecção. Nossa história nasceu de uma vontade coletiva: a de preservar a memória da CAIXA e de democratizar o acesso à cultura”, disse Vieira.
Cooperação pela cultura:
Com o objetivo de difundir e promover museus, bens culturais musealizados, exposições, palestras e eventos educativos, a CAIXA Cultural firmou Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A iniciativa reforça o compromisso da instituição com uma cultura inclusiva, diversa, democrática e sustentável.
O acordo firmado entre a CAIXA e o Ibram permitirá a realização de ações e eventos voltados à difusão e promoção dos museus e dos bens culturais musealizados do Instituto nas unidades da CAIXA Cultural. Já o acordo com o Iphan, por meio do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), viabilizará exposições, palestras, eventos educativos e ações inclusivas, utilizando o acervo do CNFCP.
Lançamento do selo institucional pelos Correios:

Durante o evento, foi lançado o Selo Postal Institucional alusivo aos 45 anos da CAIXA Cultural, com nove modelos diferentes, um para cada unidade da instituição. Os selos trazem a identidade visual comemorativa dos 45 anos da CAIXA Cultural, que reafirma seu compromisso com a cultura brasileira e celebra sua diversidade artística. A obliteração foi realizada por um representante dos Correios, com carimbo personalizado. Os selos estarão disponíveis para compra na loja online dos Correios, com foco em colecionadores.
Para Fabiano Silva dos Santos, presidente dos Correios, a CAIXA Cultural e os Correios compartilham o compromisso com o acesso democrático à cultura e a informação. “Essa parceria simbólica representa o que há de mais valioso em nossa instituições públicas, o compromisso com o desenvolvimento humano, com a educação e com a valorização da identidade brasileira. É uma grande honra para os Correios marcar este momento por meio da filatelia”, destacou Santos.
Exposição itinerante “World Press Photo 2025”:
Outro destaque foi a abertura da exposição itinerante “World Press Photo 2025”, que apresenta os projetos vencedores do concurso anual de fotojornalismo promovido pela World Press Photo Foundation, realizado desde 1955. Para promover a mostra, estiveram presentes no evento a jornalista Joana Klaus, gerente de conteúdo da exposição no Brasil, e os fotógrafos premiados André Coelho (agência EFE) e Anselmo Cunha, fotojornalista autônomo.
Nesta quinta-feira (14), às 11h, haverá uma visita mediada por Joana Klaus e pelos fotógrafos à mostra, com entrada gratuita. A exposição estará aberta ao público de 14 de agosto a 5 de outubro, com entrada franca.
Novo Café Cultural:
Como parte das comemorações, na sexta-feira (15), será inaugurado o novo Café Cultural da CAIXA Cultural Brasília, que funcionará como um ponto de encontro para os visitantes. A empresa parceira selecionada para ocupar o espaço é a Ernesto Café, especializada em cafés especiais e pães artesanais, fundada em 2011 na capital federal.
O Café fica no próprio edifício da CAIXA Cultural Brasília, que está localizada no Setor Bancário Sul, em anexo ao edifício da matriz da CAIXA.
Um mês inteiro de celebrações:
Durante a cerimônia, foi apresentado um vídeo de divulgação da 2ª temporada do PodCulturaR, o videocast da CAIXA Cultural que apresenta os bastidores da produção cultural no Brasil. A nova temporada será lançada no dia 14 de agosto e estará disponível no YouTube e Spotify,
Fechando a noite de celebração, a cantora e compositora Josyara, natural de Juazeiro (BA), encantou os convidados com sua técnica percussiva no violão. A artista tem um repertório que mistura MPB com ritmos nordestinos e foi eleita melhor instrumentista do ano pelo Women’s Music Event (WME), em 2024.
Ao longo de todo o mês de agosto, A CAIXA Cultural Brasília está oferecendo uma programação especial pelos seus 45 anos. São shows, novas exposições, teatro e muito mais. Confira mais informações no site e pelo Instagram @caixaculturalbrasilia.
Serviço:
Endereço: SBS – Quadra 4 – Lotes 3/4 – Brasília – DF
Horários:
Visitação: Terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
Bilheteria: Terça a sexta-feira e domingo, das 13h às 21h, Sábado das 9h às 21h.
Estacionamento gratuito para visitantes aos finais de semana e feriados. De terça a sexta-feira, o estacionamento está disponível a partir das 18h.
Telefones:
Informações: (61) 3206-9448 e (61) 3206-9449
Bilheteria: (61) 3206-6456