“Fazer História é Coisa de Mulher” mostra os desafios do público
feminino para ocupar postos e profissões dominados pelos homens
Para incentivar o público feminino no mês de comemoração do Dia Internacional da Mulher, o Grupo Solví – empresa comprometida em soluções de resíduos e valorização energética – criou uma campanha destinada às colaboradoras que trabalham em funções consideradas masculinas. A iniciativa “Fazer História é Coisa de Mulher” irá contar casos das funcionárias que enfrentaram esse desafio e quebraram paradigmas para contribuir com a companhia, como também com a sociedade.
A campanha, estruturada em uma parceria das áreas de Gestão de Pessoas e área de Comunicação & Marketing da Solví, contará as histórias das profissionais em breves relatos, que serão publicadas nas redes sociais e nos canais de comunicação. Para acompanhar os relatos das colaboradoras, basta acessar as redes sociais da empresa (clique aqui).
Essa ação abrangerá todas as empresas do Grupo Solví, com a finalidade de quebrar o estigma de que mulheres são mais frágeis ou têm papel secundário na comunidade e também no mercado de trabalho. Outro objetivo é exaltar as conquistas e descobertas femininas ao longo dos últimos anos, que fizeram a diferença no mundo.
A ação chega num momento em que o Grupo Solví tem intensificado as ações na companhia para buscar formas de garantir a diversidade de gêneros nos seus quadros de colaboradores. Esse tipo de trabalho está nos princípios de ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) que faz parte do DNA da companhia. Diante dessa conscientização dentro das empresas, a participação das mulheres no mercado de trabalho aumentou pelo quinto ano seguido.
As Estatísticas de Gênero divulgadas no início do mês pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a presença feminina era de 54,5% em 2019. Houve um aumento de 2,9 pontos percentuais em relação a 2012 quando se iniciou a série histórica.
Como a campanha será feita
No total, a campanha contará a história de oito colaboradoras que atuam nas empresas do Grupo Solví nas profissões consideradas na sociedade como masculinas. Uma delas é a trajetória de Keslei Kiyoko Shimakura Biágio, encarregada Operacional de Laboratório na Unidade de Valorização Sustentável (UVS) da Essencis em Caieiras, que trabalha há quase nove anos nessa função.
“Ser mulher é ter forças e agir por intuição sem medo de errar. Minha profissão é um desafio constante e é sempre bom quando conseguimos alcançar nossas metas. Estar à frente de uma equipe tão engajada faz toda diferença”, contou Keslei.
Outra história a ser contada na campanha é a de Joselma Lopes, analista de Sistemas de Comunicação na UVS Solví. Há 15 anos nesse ramo, ela destaca que entrou nessa área quando a presença masculina ainda predominava no setor. Ela se formou em 2013 em Ciências da Computação em uma turma em que era a única mulher da classe.
“É muito importante ter mulheres na área de Tecnologia e Exatas. Atualmente eu fico muito feliz em ver as jovens se interessando por esse ramo”, comemora Joselma, que também se tornou professora no segmento.
A colaboradora da UVS São Bernardo Ambiental Marli de Freitas também terá sua trajetória contada na campanha. A funcionária atua como motorista de veículos pesados da unidade localizada na região do ABC Paulista.
“No início, foi muito difícil seguir meu sonho, inclusive custou meu casamento. Meu ex-marido não me apoiava porque queria ser motorista de caminhão. Desde criança, eu queria dirigir caminhões. Mas consegui com muita perseverança e hoje sou habilitada para conduzir qualquer caminhão em uma equipe onde todos são homens”, lembra Marli.
Grupo Solví Soluções para a Vida
Com mais de 40 anos de atividade, é composto por mais de 60 empresas, que oferecem serviços de Tratamento, Destinação e Valorização de Resíduos Públicos e Privados e Soluções Industriais. Presente nos grandes centros urbanos do Brasil, Peru, Argentina e Bolívia, o Grupo Solví conta com mais de 13 mil colaboradores em todas as suas unidades.
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Fonte: Ortolani Comunicação