Fevereiro chega com uma programação intensa e gratuita nas Fábricas de Cultura Diadema, Iguape e Osasco — unidades do programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciado pela Organização Social Poiesis. Shows, oficinas, espetáculos, atividades literárias e ações formativas celebram o carnaval, a diversidade cultural e a potência dos territórios. Ao longo do mês, as unidades promovem encontros que transitam entre tradição e contemporaneidade, valoriza expressões populares, práticas educativas e o protagonismo comunitário.
Música, humor e danças urbanas
Na Fábrica de Cultura Diadema, a programação destaca música, humor e danças urbanas. Em 26/02, às 19h, o grupo Sambrass SP apresenta o espetáculo “Roda de Samba Orchestra” no Samba de Boas-Vindas, com a participação dos aprendizes do primeiro semestre da unidade, com uma fusão vibrante entre fanfarra, roda de samba, e diferentes fases do gênero. Na mesma data, às 20h, a unidade celebra o Dia do Comediante com Gessica Ferreira, em “Rindo Alto”, espetáculo que une humor afiado, crítica social e muitas gargalhadas.
Em 28/02, às 16h, o “Palco é livre – Street Dance” recebe Bruninho Paixão, com aula especial que mistura hip-hop, funk, passinho e DJ ao vivo, em uma vivência marcada por liberdade de expressão e identidade periférica.
Carnafábrica com literatura e brincadeiras
A Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape entra no clima do “Carnafábrica” com literatura, cinema e brincadeiras. Ao longo do mês, a biblioteca da unidade promove atividades como “CineCarnaval” (06/02, às 14h); oficinas de máscaras (10/02, às 14h), e estandartes carnavalescos (12/02, 14h). Ainda há atividades como o “Mapa da língua” (20/02, às 14h), a ação inspirada no livro “Os amigos que moravam em potes”(25/02, às 10h) e as iniciativas de incentivo à leitura na “Ciranda literária” (26 a 28/02, às 14h).
Outro destaque é o Cortejo do Bloco Manjubinhas, em 13/02, às 14h, que sai da Unidade Correio em direção à Unidade Cadeia Velha, levando às ruas música, alegria e a marcha criada pelas próprias crianças participantes do Ateliê de Iniciação Artística.
Percussão, formação cultural e tradições populares
Já a Fábrica de Cultura 4.0 Osasco apresenta uma programação que combina cultura popular, música, formação e espetáculos. Em 07/02, às 19h, a Bateria Tanque de Guerra, da Associação Atlética Vila Izabel, realiza um ensaio aberto que celebra a força da percussão e da cultura da várzea.
Em 11/02, às 15h, a unidade recebe o Instituto Ripaxote para uma oficina de Ripaton, com ritmos brasileiros, sustentabilidade e empreendedorismo criativo. Já em 28/02, às 10h, acontece uma oficina de introdução à escrita de projetos culturais, em parceria com o Sesi Osasco, voltada a quem deseja desenvolver propostas para editais de incentivo.
Na mesma data, às 19h, o público confere o espetáculo “Auto do Guriatã”, releitura do tradicional Bumba Meu Boi do Maranhão, que celebra a riqueza das tradições populares brasileiras com música ao vivo e forte presença cênica.
Serviço
Fábrica de Cultura Diadema
Endereço: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Diadema/SP
Horário de funcionamento:
De terça a sexta-feira, das 9h às 19h
Sábado, das 9h às 17h
Telefone: (11) 4061-3180
Fábrica de Cultura 4.0 Iguape
Endereço: Praça Engenheiro Greenhalgh, s/nº – Iguape/SP
Horário de funcionamento:
De terça a sexta-feira, das 9h às 19h
Sábado, das 9h às 17h
Telefone: (13) 3848-9300
Fábrica de Cultura 4.0 Osasco
Endereço: Rua Santa Rita, s/nº – Jardim Rochdale, Osasco/SP
Horário de funcionamento:
De terça a sexta-feira, das 9h às 19h
Sábado, das 9h às 17h
Telefones: (11) 91415-1640 | (11) 94234-2608
Sobre o Programa Fábricas de Cultura
As Fábricas de Cultura da zona norte e sul de São Paulo, Diadema, Osasco e Iguape – Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis – são espaços de acesso gratuito que colaboram na ampliação do conhecimento cultural por meio de diversas atividades artísticas e formativas.
Sobre a Poiesis
A Poiesis é uma Organização Social de Cultura que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição tem o propósito de oferecer espaços de acesso democrático ao conhecimento, fomentar a criação artística e intelectual, e promover difusão da língua e da literatura.
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

