A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, continua com a programação de Carnaval nos Centros Culturais, Casas de Cultura e Bibliotecas Públicas a partir de sexta (20), como no Centro Cultural Santo Amaro, que traz o Cortejo Musical Infantil “Bota folia”, das 15h às 16h, com música, história, brincadeira e palhaços.
No sábado (21), o bloco que se apresenta é especial – começou nos anos 90, na Vila Monumento, filiado à UESP, a União das Escolas de Samba Paulistas que se apresentam em bairros, mas terminou e voltou em 2015. O Bloco Santa Luzia, que começou sendo Acadêmicos de Santa Luzia, anima o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, das 14h às 15h.
>>mais notícias: Cultura & Lazer
Ainda no sábado (21), a Casa de Cultura M’Boi Mirim traz a Velha Guarda do Bloco do Beco, com seis anos de resistência e tradição, preservando a memória do samba no Jardim São Luiz, das 19h às 21h15.
No domingo (22), o bloco “Folia no Matagal” da Itororó chega no Centro Cultural Vila Itororó com uma celebração sobre Ney Matogrosso. O Bloco “Nós Travamus” anima a Casa de Cultural Freguesia do Ó a partir das 18h com as melhores marchinhas de carnaval que fizeram sucesso nos anos dourados do carnaval brasileiro.
O bloco “Nega Zilda” estará na Casa de Cultura Hip Hop Leste também a partir das 18h, criado em homenagem a Zilda Ramos, figura marcante de Cidade Tiradentes, com marchinhas, percussão e participação comunitária.
Por fim, as bibliotecas públicas municipais contam com uma agenda completa de bloquinhos para crianças e idosos a partir do dia 21 até o final do mês de fevereiro. Existente há mais de 10 anos, o “Bloco Frevo da Vila” leva o repertório clássico de Frevo de Pernambuco aos bosques de leitura, nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro; espaços esses que também recebem o “Bloco Unidos da Melhor Idade”, nos dias 21 e 28, com uma Bateria formada exclusivamente por idosos, no Pré Carnaval Pholia 2026, e um repertório composto por marchinhas carnavalescas consagradas das décadas de 40, 50 e 60.
Para as crianças, o “Jatobazinhos para Crianças”, que mistura a fórmula de sucesso dos bloquinhos de rua com brincadeiras lúdicas e recreação infantil. A agenda da atividade passa pelas bibliotecas Padre José de Anchieta, no dia 25 de fevereiro às 14h, e Castro Alves, no dia 27 às 10h, terminando no dia 28 de fevereiro às 11h no Bosque Parque Lajeado. Os adultos conseguem entrar na folia com o “Bloco de Carnaval Sambart’s”, coletivo formado por sambistas e profissionais da cultura popular. O bloco toca no Bosque Parque do Trote, no dia 21 de fevereiro, Biblioteca Álvaro Guerra, dia 27, e no Bosque Parque Rodrigo de Gásperi, dia 28, todos às 14h.
Programação
Atração: Cortejo musical infantil “Bota folia”
Quando: sexta (20), das 15h às 16h
Onde: Centro Cultural Santo Amaro – Av. João Dias, 822 – Santo Amaro, Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434 – Santo Amaro
Sinopse: Com marchinhas de carnaval, o cortejo musical “Bota folia” se diferencia por trazer histórias e brincadeiras que compõem um espetáculo junto com as músicas, além de muita palhaçaria, que se torna parte fundamental da experiência: os palhaços e palhaças interagem com o público, fazem brincadeiras de roda e números circenses.
Duração: 1h
Atração: Bloco Santa Luzia
Quando: sábado (21), das 14h às 15h
Onde: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, R. Inácio Monteiro, 6900 – Jardim São Paulo
Sinopse: Na década de 1990, o Bloco já existia com o nome de Acadêmicos de Santa Luzia, fundado em frente a capelinha de Santa Luzia, na Vila Monumento, por um grupo de amigos amantes do samba, que se reuniam para tocar e fazer um samba juntos. O Bloco se filiou à UESP, mas encerrou as atividades no fim da década de 1990. Marcelo Henrique , morador do bairro e amante do carnaval, tinha apenas 17 anos e ficou inconformado com o fim do Acadêmicos de Santa Luzia. Em meados de 2015, esse mesmo garoto, agora mais velho, desperta a vontade de fundar um bloco, mas não poderia ser apenas um bloco, algo que remetesse ao antigo acadêmicos de Santa Luzia, vontade de fazer a comunidade reviver e fazer umas nova história, agora de cara nova e trazer união e alegria para o nosso bairro e para as famílias da nossa comunidade.
Duração: 1h
Atração: Velha Guarda Bloco do Beco
Quando: sábado (21), das 19h às 21h15
Onde: Casa de Cultura Municipal M’Boi Mirim
Sinopse: A Velha Guarda do Bloco do Beco celebra seis anos de resistência e tradição, preservando a memória do samba no Jardim São Luiz. Em uma roda vibrante, o grupo traz clássicos como Retalhos de Cetim, Exaltação à Mangueira e Flor e Espinho, além de composições autorais que exaltam sua identidade. Duração: 2h30
Atração: Bloco Folia no Matagal da Itororó
Quando: domingo (22), das 15h às 17h
Onde: Centro Cultural Vila Itororó, Rua Maestro Cardim, n° 60 – Bela Vista
Sinopse: O Bloco “Folia no Matagal” traz para o Palco Éden da Vila Itororó uma celebração vibrante da obra de Ney Matogrosso, um dos maiores ícones da música brasileira, com arranjos carnavalescos especialmente criados para as ruas.
Duração: 2h
Atração: Bloco Nós Travamus
Quando: domingo (22), das 18h às 19h
Onde: Casa de Cultura Municipal Freguesia do Ó
Sinopse: Venha reviver o carnaval de salão com o Bloco de Carnaval “Nós Travamus”, com as melhores marchinhas de carnaval que fizeram sucesso nos anos dourados do carnaval brasileiro. Além de tocar muita marchinha, também tem sambas, marcha-rancho e samba enredo. Diversão garantida com muita alegria!
Duração: 1h
Atração: Bloco de Carnaval Nega Zilda
Quando: domingo (22), das 18h às 20h
Onde: Casa de Cultura Municipal Hip Hop Leste
Sinopse: O Bloco da Nega Zilda é uma manifestação carnavalesca da Cidade Tiradentes que celebra a memória, a cultura popular e a ocupação do espaço público. Criado em homenagem a Zilda Ramos, figura marcante do território, o bloco reúne marchinhas, percussão e participação comunitária. Sua retomada fortalece a memória local e a atuação coletiva de artistas da região, com protagonismo feminino. A atividade envolve ensaios abertos, mobilização comunitária e cortejo carnavalesco, promovendo encontro, convivência e valorização da cultura periférica.
Duração: 2h
Atração: Bloco Frevo da Vila
Quando: quinta (26), às 14h
Onde: Bosque de Leitura Raposo Tavares
Quando: sexta (27), às 14h
Onde: Bosque de Leitura Jardim da Luz
Quando: sábado (28), às 14h
Onde: Bosque de Leitura Anhanguera
Sinopse: O Bloco Frevo da Vila desde 2015 traz a São Paulo o repertório clássico de Frevo de Pernambuco, com arranjos originais e formação característica de orquestras de rua. Repertório contém Frevo canção, Frevo de Bloco, Frevo Coqueiro, Frevo Ventania. Músicos, passistas e brincantes trazem ritmo dançante e efervescente do Frevo, declarado patrimônio Imaterial pela Unesco.
Duração: 2h
Atração: Bloco Unidos da Melhor Idade
Quando: sábado (21), às 11h
Onde: Bosque de Leitura Parque do Carmo
Quando: sábado (28), às 11h
Onde: Bosque de Leitura Lions Clube Tucuruvi
Sinopse: Apresentação do Bloco Unidos da Melhor Idade, com uma Bateria formada exclusivamente por idosos, no Pré Carnaval Pholia 2026O Bloco apresentará um repertório integralmente focado em marchinhas carnavalescas consagradas das décadas de 40, 50 e 60 tais como: Estrela Dalva, A Jardineira, Cidade Maravilhosa, etc.
Duração: 2h
Atração: Bloco de Carnaval Sambart’s
Quando: sábado (21), às 14h
Onde: Bosque de Leitura Parque do Trote
Quando: sexta (27), às 14h
Onde: Biblioteca Álvaro Guerra
Quando: sábado (28), às 14h
Onde: Bosque de Leitura Parque Rodrigo de Gásperi
Sinopse: A Sambart’s é um coletivo formado por sambistas e profissionais da cultura popular que realiza shows de Carnaval, rodas de samba e blocos carnavalescos em eventos culturais, corporativos, institucionais e de rua. Com trajetória consolidada, atua na criação de experiências artísticas que unem música, dança, integração social e identidade cultural brasileira, incluindo ações de impacto social e projetos comunitários. No meio corporativo e em eventos de grande visibilidade, destaca-se por apresentações estratégicas e envolventes. Seus shows com passistas e bateria são a marca registrada, levando samba, alegria e forte interação com o público.
Duração: 2h
Atração: Jatobazinhos para crianças
Quando: quarta (25), às 14h
Onde: Biblioteca Padre José de Anchieta
Quando: sexta (27), às 10h
Onde: Biblioteca Castro Alves
Quando: sábado (28), às 11h
Onde: Bosque de Leitura Parque Lajeado
Sinopse: O bloquinho dos Jatobazinhos é uma atração direcionada para a criançada. Através de elementos de carnaval, a apresentação une brincadeiras lúdicas, recreação infantil e claro muita Música popular! Venha com os Jatobazinhos.
Duração: 2h
Sobre a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo – composto de 13 unidades – e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora – Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

