Os trabalhadores agora podem utilizar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital para consultar vagas de emprego disponíveis nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine). A ferramenta substitui o antigo aplicativo Sine Fácil, que foi descontinuado.
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De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, a integração centraliza os serviços em uma única plataforma, facilitando o contato entre empregadores e trabalhadores. Com a atualização, o aplicativo notifica o usuário sempre que surgir uma vaga compatível com o perfil cadastrado na região.
Para acessar as oportunidades, o trabalhador deve atualizar suas informações pessoais e objetivos profissionais na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), disponível gratuitamente para Android e iOS. Os dados podem ser preenchidos acessando o ícone “maleta” na barra inferior do app ou pela aba “emprego” no menu de opções.
Após atualizar o perfil, basta acessar a seção “vagas de emprego” para visualizar oportunidades compatíveis. Caso alguma vaga seja do interesse do trabalhador, ele pode selecionar a opção e acompanhar os próximos passos na área “processos seletivos” do aplicativo.
A Carteira de Trabalho Digital é o serviço mais acessado do governo federal, registrando mais de 724 milhões de acessos em 2024. Desde o lançamento, 81 milhões de trabalhadores já baixaram o aplicativo, que exige login por meio do Portal Gov.br.
Além da intermediação de mão de obra, o app oferece os seguintes serviços:
- Consulta de contratos de trabalho vigentes;
- Acesso ao histórico de vínculos empregatícios;
- Solicitação de apoio financeiro, seguro-desemprego e abono salarial;
- Acompanhamento de benefícios emergenciais;
- Notificações de qualificação profissional;
- Canal para denúncias trabalhistas;
- Consulta de extratos do Caged e do FGTS.
Os mesmos serviços também estão disponíveis no Portal Emprega Brasil, que pode ser acessado com o login único do Portal Gov.br.
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*Com informações: Agência Brasil