![Centro de Referência do Idoso de Santo André comemora 20 anos 1 Centro de Referência do Idoso de Santo André comemora 20 anos](http://www.abcagora.com.br/wp-content/uploads/2018/09/Centro-de-Referência-do-Idoso-de-Santo-André-comemora-20-anos.jpg)
Cerimônia de celebração das duas décadas do Crisa foi realizada no Teatro Municipal e contou com a participação de aproximadamente 350 pessoas
O Centro de Referência do Idoso de Santo André (Crisa) completou 20 anos de criação nesta quinta-feira (20). O equipamento propicia atividades socioeducativas que favorecem as trocas de experiências, valorizam as potencialidades dos idosos, promovem o bem-estar e melhoram a qualidade de vida e autoestima, favorecendo a convivência social. Para celebrar a data, a Prefeitura promoveu uma cerimônia no Teatro Municipal Antônio Houaiss, que contou com apresentações de dança cigana, teatro, yoga, dança circular e sorteio de kits.
“Homenagear e presenciar as pessoas da melhor idade em atividade é um momento único. São andreenses que tanto fizeram por nossa cidade e merecem todas as reverências. O Crisa é uma entidade importante, desenvolvendo e mantendo estas pessoas sempre em ação”, afirmou o prefeito Paulo Serra, que estava acompanhado da primeira-dama e presidente do Núcleo de Inovação Social, Ana Carolina Rossi Barreto Serra, e do secretário de Cidadania e Assistência Social, Marcelo Delsir. O Fundo Social de Solidariedade esteve presente realizando inscrições para os cursos de artesanato, costura, padaria artesanal, construção civil, assistente de cabeleireiro e maquiagem.
Um dos destaques da cerimônia foi a apresentação da peça “Histórias da Vida”, preparada pelos alunos do curso de teatro do Crisa, onde cada um conta histórias que marcaram sua infância e adolescência. “Você começa a bater papo, vai passando pelos personagens, pelas histórias e pelas emoções, e juntos nós escolhemos os momentos da vida que a gente queria contar. Temos histórias da infância, da escola, de casamento e histórias da cidade, de pontos como a rua Oliveira Lima”, afirmou o professor de teatro, Esdras Domingos.
“Quando conto a história da infância parece que estou vendo a minha mãe, o local que eu estava, me vejo pequena de novo, me vejo aprontando, a gente revive aquele momento, volta no tempo” destacou a aluna Maria de Lurdes Santoro, de 67 anos. Como parte das comemorações pelo aniversário do Crisa, os idosos que participam das aulas de vernissage (pintura a óleo) fizeram uma exposição com os seus quadros no saguão do Teatro Municipal, na última quarta-feira (19). O objetivo da atividade foi estimular a criatividade, a imaginação, a percepção visual e principalmente proporcionar a integração entre os participantes do espaço.
“Poder comemorar 20 anos de um equipamento voltado à população idosa de nosso município é um motivo de muita alegria para nós. Nossa população tem uma longevidade maior atualmente, e podermos contribuir para um envelhecimento mais saudável, ativo, valorizando as potencialidades, trocando experiências, com certeza traz uma melhor qualidade de vida a cada um deles”, afirmou o secretário de Cidadania e Assistência Social, Marcelo Delsir.
O Crisa realiza as seguintes atividades: yoga; dança circular; grupo de apoio; memorização; dança cigana; pintura a óleo; artesanato; inglês; rupo Feliz Primavera; corte de unha; projeto Conectando Gerações; Cinoterapia (Cãoterapia), e atende cerca de 350 idosos por semana. As aulas de teatro são abertas para todos que desejam participar, desde que sejam maiores de 60 anos, e acontecem às terças e quintas, das 13h às 14h30.
Texto: Daniele Vieira
Fotos: Alex Cavanha e Helber Aggio