Na manhã desta quarta-feira (21), o Cine Theatro Carlos Gomes foi palco de uma celebração pelo 33º aniversário do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Santo André. Além do evento de aniversário, nesta semana o Cerest preparou uma série de palestras com temáticas variadas.
A mesa de abertura contou com a participação do secretário de Saúde, Gilvan Junior, do diretor de Vigilância à Saúde, César Rangel Gusmão, do encarregado do Cerest, Agnaldo Rubens de Sousa, da representante do Grupo de Vigilância Sanitária, Eliana Pintor, do Procurador do Ministério Público do Trabalho, Gustavo Domingues, além do diretor do Departamento de Difusão de Saúde e Segurança do Trabalho, Remigio Todeschini.
“O Cerest tem uma atuação fundamental na garantia de boas condições de trabalho e na promoção da qualidade de vida do trabalhador. Vai ao encontro do que temos implantado na nossa rede de saúde, garantindo cada vez mais condições de atuação profissional para os nossos servidores de modo que o serviço prestado na ponta, ao munícipe, seja ainda mais qualificado”, destacou o secretário de Saúde, Gilvan Junior.
A Orquestra Locomotiva também participou do evento e emocionou a todos com músicas variadas que foram tocadas por alunos com idade entre 7 e 17 anos.
“Esse setor é muito importante para a vigilância e saúde do trabalhador por atuar na prevenção de doenças relacionadas ao trabalho. Não só uma questão de prevenção e fiscalização, mas sobretudo um apoio ao trabalhador”, destacou o diretor de Vigilância à Saúde, César Rangel Gusmão.




Programação – Nesta terça-feira (20) o Cerest realizou palestras que abordaram temas como assédio moral em ambiente de trabalho e transtorno mental relacionado ao trabalho. Nesta quinta-feira (22), às 9h, será realizada uma palestra sobre os benefícios da previdência e na sexta-feira (23), às 9h, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC vai receber uma palestra sobre produtos químicos e cargas perigosas.
Sobre o Cerest – O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador é um serviço que atua na divulgação tanto para a rede de saúde, quanto para a sociedade em geral, do conhecimento de que as condições e processos de trabalho podem causar acidentes e doenças que devem ser evitadas.
Dentro das atribuições, o departamento é responsável por realizar a vigilância das situações de trabalho do município, a partir da análise das notificações (obrigatórias) dos acidentes e doenças, vistoria aos ambientes de trabalho para avaliação e determinação de correção das irregularidades que colocam em risco a saúde do trabalhador, além de capacitar os profissionais da rede pública e privada no diagnóstico e acompanhamento adequado dos agravos relacionados ao trabalho.
Além disso, faz a divulgação e orientação à população em geral, sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças decorrentes das condições de trabalho. O Grupo de Teatro do Cerest, formado por portadores de doenças relacionadas ao trabalho e profissionais do serviço, mostra uma importante estratégia nessa ação.
___________________
Fonte: PMSA / Texto: Rafaela Mazarin