Nesta quinta-feira (31/7), o Centro de Pesquisa Clínica da USCS (CPC) completa cinco anos de atuação. O Centro iniciou suas atividades em 2020, nas dependências do Hospital São Caetano, inicialmente para atuar em pesquisa clínica e contribuir no combate à Covid-19. O CPC está localizado na Rua Santo Antônio, 117, no centro de São Caetano do Sul.
O primeiro estudo realizado foi o da vacina Coronavac (Sinovac Biotech/Instituto Butantan). Após isso, foram testadas pelo Centro as vacinas da Janssen (empresa farmacêutica da Johnson & Johnson), também para o covid-19; a vacina tetravalente contra a gripe (Instituto Butantan) e a Butanvac (vacina 100% brasileira contra o covid-19). Hoje, além das vacinas citadas acima, o Centro de Pesquisa Clínica da USCS realiza a testagem de fármacos e desenvolve diversos estudos na área da saúde em parceria com instituições nacionais e internacionais das áreas de saúde e pesquisa clínica.
“A atuação do Centro logo no início da testagem das vacinas contra a Covid abriu portas para que continuássemos a pesquisa na área de medicamentos para infecções, mas também em outras importantes áreas. Hoje o centro atua com projetos de pesquisa em cardiologia, tendo avançado na área de nefrologia e de outras doenças infecciosas, além do desenvolvimento de um Núcleo de Inovação em Saúde (NIS) que atua com estratégias para melhoria de ferramentas no SUS” explica o Coordenador do Centro de Pesquisa Clínica da USCS, prof. Fabio Leal. “Com todos estes avanços, buscamos cada vez mais contribuir com a pesquisa e, por meio da ação da universidade, para a melhor assistência de saúde no SUS e para a população de São Caetano do Sul e do Brasil” completa.
Atualmente, sete estudos estão em andamento: Doença de Chagas, HIV, Diabetes tipo 2, Pneumonia, Linfoma, Arritmia e Insuficiência Renal. Atualmente, o Centro está com processo de recrutamento de voluntários aberto para o estudo de um novo medicamento para tratamento da Doença de Chagas. O estudo é voltado a pessoas com Doença de Chagas crônica, entre 18 e 60 anos, que ainda não tenham sido tratadas nem apresentem alterações cardíacas ou digestivas graves. Para obter mais informações, os interessados podem acessar: https://uscspesquisaclinica.com.br/, na Área para Voluntários.
“A atuação do Centro de Pesquisa Clínica da USCS durante esses cinco anos têm resultado no reconhecimento de diversos setores da ciência e da indústria farmacêutica. Entramos definitivamente nesse universo, especialmente no que diz respeito à testagem de fármacos. O CPC tem o poder de transformar a teoria em prática, pois os estudos que são feitos em laboratório garantem novos remédios e tratamentos, com impacto direto na saúde e no bem-estar das pessoas”, afirma o reitor da USCS, professor Leandro Prearo.
“Construímos hoje toda uma estrutura e equipe que é reconhecida pela indústria e meio acadêmico como uma referência de organização e de produção científica e acadêmica. Temos muito orgulho do trabalho que fizemos até aqui e estamos muito estimulados para continuar esse trabalho por muitos anos, contribuindo para o ensino na USCS e para a saúde de São Caetano do Sul e do Brasil”, finaliza o coordenador.
SOBRE O CENTRO DE PESQUISA CLÍNICA DA USCS
O Centro de Pesquisa Clínica da Universidade de São Caetano do Sul (CPC – USCS) surge para propor inovações no setor, oferecendo auxílio em todas as fases dos ensaios clínicos. A unidade foi inaugurada em julho de 2020, contribuindo com o desenvolvimento de vacinas para conter a pandemia, além de estudos de prevenção e diagnóstico. Formular, identificar, priorizar, avaliar e garantir os protocolos de pesquisa são diretrizes da equipe em diversas áreas terapêuticas, independentemente do estudo. O foco é auxiliar as indústrias farmacêuticas, oferecendo a estrutura ideal para testar novas solicitações sem deixar de lado a qualidade científica, clínica e regulatória. Saiba mais em: uscspesquisaclinica.com.br.
________
Fonte: USCS | Texto: Ana Paula Lazari/USCS