Close Menu
    What's Hot

    Sabesp recolhe 800 toneladas de lixo por mês das redes e estações de tratamento de esgoto

    17/11/2025

    Hospital da Mulher de São Bernardo atualiza protocolo neonatal no Novembro Roxo

    17/11/2025

    Cerrado na COP30: Carta, metas e queda do desmatamento

    17/11/2025

    Subscribe to Updates

    Receba as últimas notícias

    Facebook X (Twitter) Instagram
    ABC Agora
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Subscribe
    • Home
    • Cidades
      • Santo André
      • São Bernardo
      • São Caetano
      • Diadema
      • Mauá
      • Rio Grande da Serra
      • Ribeirão Pires
    • Resumo de notícias
    • Cultura e Lazer
    • Política
    • Geral
    • Saúde
    • Entretenimento
    ABC Agora
    Início - Meio Ambiente - Cerrado na COP30: Carta, metas e queda do desmatamento
    Meio Ambiente

    Cerrado na COP30: Carta, metas e queda do desmatamento

    Consórcio Brasil Central apresenta Carta para o Cerrado e pede Fundo Cerrado.
    ABC AGORABy ABC AGORA17/11/20258 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Follow Us
    Google News Flipboard Threads
    Cerrado na COP30: Carta, metas e queda do desmatamento
    A COP Cerrado debateu estratégias de valorização, conservação e desenvolvimento sustentável do segundo maior bioma do país - Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Considerado berço das águas do Brasil, o Cerrado, que abriga as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul e é reconhecido como a savana mais rica em biodiversidade do planeta, também está integrado às discussões durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), que é realizada em Belém (PA). 

    >>mais notícias: Meio Ambiente

    Na reta de preparação para a COP30 na capital paraense, Brasília foi o palco da COP Cerrados, promovida pelo Consórcio Brasil Central, composto por Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins. O Consórcio tem por objetivo promover o desenvolvimento econômico e social da região. 

    A conferência, em outubro passado, contou, além de representantes do Governo do Brasil, da CEO da COP30, Ana Toni; da secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Andréa Vulcanis, que representou o governador de Goiás e presidente do Consórcio Brasil Central, Ronaldo Caiado; e representantes dos governos do Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins. O evento reuniu, ainda, embaixadores, pesquisadores, secretários de Estado e representantes da sociedade civil. 

    A COP Cerrado debateu estratégias de valorização, conservação e desenvolvimento sustentável do segundo maior bioma do país. A iniciativa reforçou a necessidade de reconhecer um “Brasil além da Amazônia”, valorizando a pluralidade do Cerrado e suas 25 fitofisionomias (aparência da vegetação), cada uma com papel estratégico na preservação da biodiversidade e no equilíbrio climático. 

    CARTA PARA O CERRADO – O encontro resultou na Carta para o Cerrado, documento assinado por representantes das sete unidades federativas que integram o Consórcio Brasil Central, e que será apresentado oficialmente na COP30. A proposta é ampliar a visibilidade do bioma nas discussões nacionais e internacionais sobre o clima e o desenvolvimento sustentável. 

    A carta apresenta demandas concretas à comunidade internacional, como a criação do Fundo Cerrado, a ampliação do financiamento climático voltado à preservação do bioma e o incentivo ao desenvolvimento de mercados de carbono e créditos de biodiversidade específicos para o Cerrado. Também propõe a formação de um grupo de trabalho voltado aos desafios e soluções dos biomas brasileiros. 

    Presente em 12 estados e no Distrito Federal, o Cerrado ocupa cerca de 24% do território brasileiro. São 2 milhões de km² de extensão, área 22 vezes maior que Portugal, por exemplo. Com uma das maiores biodiversidades do mundo, a região reúne mais de 13,5 mil espécies de plantas, 850 de aves e 200 de mamíferos. A COP Cerrados representou um marco para o fortalecimento do bioma, que abrange mais da metade do território da Região Centro-Oeste.

    DIA DO CERRADO – O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) reforçou, no dia 9 de setembro, data em que se celebra o Dia do Cerrado, a importância do bioma e destacou as ações da pasta que consolidam o compromisso do Governo do Brasil com sua conservação e desenvolvimento sustentável. 

    QUEDA DO DESMATAMENTO – O Cerrado registrou a maior queda de desmatamento dos últimos anos. A taxa oficial para o período de agosto de 2023 a julho de 2024 registrou queda de 25,7%, a menor desde 2019, segundo o sistema Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Alertas do Deter, também do Inpe, já apontam a tendência de queda do desmatamento para o ciclo de agosto de 2024 a julho de 2025, com redução de 20,8%, em comparação ao intervalo anterior. Com isso, a área sob alerta no bioma caiu de 7.014 km² para 5.555 km². Os dados estão previstos para serem divulgados neste mês de novembro. 

    QUEIMADAS – A diminuição também foi observada nas áreas queimadas, em que houve recuo de 48,8% entre janeiro a agosto de 2025 na comparação ao período anterior, segundo dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa/UFRJ). A redução passou de 6,1 milhões de hectares para 3,1 milhões. O recuo reflete as condições climáticas menos severas observadas neste ano e as medidas adotadas pelo governo federal e os estados no enfrentamento dos incêndios florestais. 

    PPCERRADO – O Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Bioma Cerrado (PPCerrado) está entre as ações que reiteram a meta de desmatamento zero do Brasil até 2030. A iniciativa está organizada em quatro eixos temáticos: atividades produtivas sustentáveis; monitoramento e controle ambiental; ordenamento fundiário e territorial; e instrumentos normativos e econômicos. 

    QUARTA FASE – Composto por 12 objetivos, o PPCerrado está em sua 4ª fase e prevê 37 resultados esperados em 78 linhas de ação, que incluem a elaboração e implementação de programas e ações de apoio à bioeconomia, fortalecimento da fiscalização e destinação de terras públicas para proteção, conservação e uso sustentável dos recursos naturais. Saiba mais aqui. O Ministério do Meio Ambiente coordena a Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento (CIPPCD), que é presidida pela Casa Civil e conta com a participação de outros 17 ministérios. 

    MATOPIBA – Outras medidas incluem reunião com governadores do Cerrado, na Casa Civil, para articular ações de controle do desmatamento ilegal e fortalecer a cooperação entre os estados do Matopiba, região formada pelo Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A atuação em prevenção e combate aos incêndios também foi ampliada para o bioma, fronteiriço à Amazônia Legal, em projeto para apoio a implementação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo.

    LEIA MAIS:

    >>> Caatinga na COP30

    >>> Mata Atlântica na COP30

    >>> Pantanal na COP30 

    R$ 150 MILHÕES – A ação ocorreu no escopo do Fundo Amazônia, liderado pelo MMA, e aprovou R$ 150 milhões para os Corpos de Bombeiros Militares e brigadas florestais de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Piauí e Distrito Federal. O projeto, de autoria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi apresentado por meio de um trabalho interministerial, em julho deste ano. 

    PLANO CLIMA – O Cerrado, assim como os outros biomas brasileiros, está inserido no Plano Clima, política nacional que guiará o enfrentamento da emergência climática até 2035. A elaboração do Plano é conduzida pelo Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), integrado por representantes de 22 ministérios, entre eles o do Meio Ambiente, além da Rede Clima e o Fórum Brasileiro de Mudança do Clima. A iniciativa é estruturada em dois pilares principais: adaptação e mitigação.

    PLANOS SETORIAIS – O plano é ainda composto por planos setoriais: sete para mitigação e 16 para adaptação. A proposta apresenta também Estratégias Transversais para a Ação Climática, que definirão meios de implementação (como financiamento, governança e capacitação) e medidas para a transição justa, entre outros pontos. Saiba mais aqui. 

    ADAPTACIDADES – O Cerrado também integra o AdaptaCidades, iniciativa do Governo do Brasil que busca fortalecer as políticas de adaptação e resiliência climática entre os diferentes níveis de governos. Instituído em dezembro de 2024, o programa conta com mais de 580 municípios inscritos. Desses, 60 estão no Cerrado. 

    PLANAVEG – Também no conjunto de ações para proteger o bioma, o Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Planaveg), mecanismo para a implementação da Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Proveg). O plano tem como meta recuperar 12 milhões de hectares de vegetação nativa em todo o país até 2030, incluindo áreas em unidades de conservação e terras indígenas. Saiba mais aqui. 

    A COP É AQUI – Antes do início da COP30, que prossegue até o dia 21 deste mês, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) trabalhou para fortalecer o debate climático e ambiental e ampliar o engajamento da sociedade brasileira no enfrentamento da crise climática. A pasta impulsionou debates locais, em ações que ocorrem no âmbito da iniciativa “A COP é Aqui”. O projeto estimulou a criação de espaços de reflexão e diálogo em diferentes regiões do país, com o objetivo de aproximar a sociedade das discussões propostas pela conferência e promover a participação de escolas, coletivos, instituições públicas e privadas, comunidades, estudantes e outros grupos organizados. 

    MATERIAIS DIGITAIS – A iniciativa disponibilizou um conjunto de materiais digitais e audiovisuais sobre a agenda climática, que podem ser utilizados em rodas de conversa, aulas, oficinas e exibições públicas. Ao término das atividades, as ações devem ser registradas por meio do formulário disponível no link. Os conteúdos dividem-se em três eixos principais: 

    Diálogos “Nós no clima da mudança” – cadernos com informações, propostas de atividades e construção coletiva, elaborados com apoio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Os materiais foram construídos no contexto da VI Conferência Nacional Infantojuvenil de Meio Ambiente.

    Balanço Ético Global (BEG) – guia para diálogos autogestionados, tendo a ética e arte como eixos, com perguntas conectadas aos temas em negociação na COP30.

    Mostra Circuito Tele Verde Ecofalante – A COP é aqui oferece produções em vídeo para realização de mostras audiovisuais temáticas em escolas e espaços culturais.

    Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

    biodiversidade Cerrado clima COP30 DESMATAMENTO
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    ABC AGORA

    Related Posts

    Sabesp recolhe 800 toneladas de lixo por mês das redes e estações de tratamento de esgoto

    17/11/2025

    Projeto da Prefeitura de São Caetano de coleta seletiva nas escolas chega à EMEF Dom Benedito

    17/11/2025

    ICMBio lança Mutirão COP30 e convida sociedade a participar do debate sobre mudanças climáticas

    29/10/2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Publicidade
    Últimas Notícias

    Sabesp recolhe 800 toneladas de lixo por mês das redes e estações de tratamento de esgoto

    ABC AGORA17/11/2025

    A Sabesp retira mensalmente cerca de 800 toneladas de lixo das redes coletoras e das…

    Hospital da Mulher de São Bernardo atualiza protocolo neonatal no Novembro Roxo

    17/11/2025

    Cerrado na COP30: Carta, metas e queda do desmatamento

    17/11/2025

    Pedro Bial lança biografia sobre Isabel, ex-jogadora de vôlei, em noite de autógrafos no Rio de Janeiro

    17/11/2025
    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo

    Assine

    Receba as últimas notícias

    Contato:
    Contato:

    Sugestão de Pauta
    E-mail: pauta@abcagora.com.br
    Contato: (11) 97828-5875

    Comercial:
    E-mail: comercial@abcagora.com.br

    Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.
    • Home
    • Cidades
    • Cultura e Lazer
    • Health
    • Buy Now

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.