A 57ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro celebra o melhor da sétima arte com uma programação diversa que inclui filmes, debates, conferências, masterclasses, apresentações musicais e premiações. Reconhecido como o festival de cinema mais antigo do Brasil, o evento acontece de 30 de novembro a 7 de dezembro, com exibições no Plano Piloto, Gama, Planaltina e Taguatinga.
>>mais notícias: Cultura & Lazer
A cerimônia de abertura será neste sábado (30), às 20h, no Cine Brasília, com ingressos gratuitos disponíveis a partir das 14h na bilheteria. Cada pessoa poderá retirar até dois ingressos. Grande parte das sessões será gratuita, com destaque para as exibições em outras localidades do Distrito Federal, como Gama e Planaltina.
No Cine Brasília, apenas as sessões da Mostra Competitiva Nacional terão ingressos pagos, com preços de R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira), disponíveis na bilheteria no dia da exibição. “A compra e retirada de ingressos deve ser feita de forma presencial, no dia da sessão pretendida, a partir das 14h. Todas as outras exibições têm entrada gratuita, por ordem de chegada e sem retirada de ingressos”, explicam os organizadores.
Homenagens
Nesta edição, o festival homenageará grandes nomes do cinema nacional. A atriz Zezé Motta receberá o primeiro Troféu Candango do evento pelo conjunto de sua obra, que inclui 55 filmes, mais de 50 produções para TV e 14 álbuns musicais. Zezé foi premiada como melhor atriz na edição de 1975 por sua atuação em “Xica da Silva”, de Cacá Diegues, obra que estará na programação deste ano.
Outros homenageados incluem o documentarista Delvair Montagner, a produtora Sara Silveira, que receberá o prêmio Leila Diniz, e o professor e curador João Luiz Vieira, que será agraciado com a Medalha Paulo Emílio Salles Gomes.
Programação e Debates
Além das exibições, o festival oferece uma agenda rica em debates e trocas de conhecimento. A tradicional Conferência Audiovisual deste ano abordará o tema “Soberania do Audiovisual Brasileiro em 2024”. O evento contará ainda com masterclasses gratuitas ministradas pelas cineastas Rita von Hunty e Petra Costa, nos dias 1º e 3 de dezembro, respectivamente.
Os debates sobre os filmes da Mostra Competitiva Nacional ocorrerão no Hotel Grand Mercure, no Eixo Monumental, e serão transmitidos pelo canal do festival no YouTube. Esses encontros prometem provocar reflexões sobre o cinema brasileiro e os paradigmas da sociedade contemporânea.
Com 264 projetos inscritos e 102 selecionados, a edição deste ano reflete o vigor do audiovisual nacional. Serão 179 reuniões exclusivas entre cineastas e 19 players convidados, demonstrando o compromisso do festival com o fortalecimento do mercado audiovisual brasileiro.
*com informações Agência Brasil