O Circuito Cultural Descentralizado, evento anual da Secretaria de Educação de Diadema e aberto a toda a população, será realizado no próximo sábado (29/11), das 9h às 14h. A principal novidade, na edição deste ano, é a descentralização das atividades, que ocorrerão em dez pontos diferentes da cidade, levando a programação para perto dos territórios e das comunidades. O evento vai envolver cerca de 15 mil estudantes de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA) das 61 escolas da rede direta e 37 da rede conveniada.
>>mais notícias: Diadema
A proposta do Circuito é promover um movimento educativo que ultrapassa os muros da escola e fortalece a relação entre educação, cultura e as comunidades. Inspirado pelos pressupostos da Educação Integral, o evento propõe a valorização dos territórios educativos, explorando praças, parques, bibliotecas, centros culturais e associações, unindo experiências artísticas, esportivas, científicas e de convivência e ampliando o repertório das crianças e estudantes. O Circuito estimula a participação das famílias e comunidades, criando oportunidades de convivência e compartilhando com pais e responsáveis os projetos pedagógicos que são realizados durante o ano com os alunos. As atividades incluem apresentações artísticas, brincadeiras, oficinas, caminhadas guiadas, rodas de leitura, manifestações da cultura popular e outras propostas associadas aos projetos pedagógicos das escolas.
A decisão de realizar o evento de forma descentralizada busca valorizar o território e suas riquezas culturais, históricas e ambientais, explorar as possibilidades de parcerias e reconhecer o entorno da escola como parte integrante do processo formativo. “Além de facilitar o acesso e o deslocamento das famílias, a descentralização faz com que cada região de Diadema se transforme em palco de experiências educativas, fortalecendo a identidade cultural e o sentimento de pertencimento no próprio bairro. O Circuito fortalece a Educação Integral e incentiva o uso dos espaços públicos como ambientes de aprendizagem e de encontro entre escola e comunidade”, explica Felipe Sigollo, secretário de Educação de Diadema.
Um trabalho a muitas mãos
A organização do circuito cultural envolveu praticamente todas as áreas da Secretaria de Educação, além de professores, diretores, coordenadores pedagógicos, famílias, comunidade e parceiros culturais, como grupos de teatro, coletivos de arte urbana, associações comunitárias e culturais, ONGS ambientais, atletas, escritores e artistas locais, entre outros. No processo de organização, as 61 escolas e creches conveniadas foram agrupadas de acordo com as regiões (Norte, Leste, Centro e três grupos da região Sul), e cada grupo discutiu e elaborou as propostas de locais para a realização do evento e atividades propostas.
Algumas regiões poderão contar, também, com o fechamento temporário de ruas no entorno das escolas, para ampliar os espaços educativos e culturais disponíveis para exposição de trabalhos, contação de histórias, apresentações musicais, brincadeiras, oficinas, apresentações de dança, saraus, torneiros esportivos, piqueniques e rodas de leitura, entre outras atividades.
Durante todo o circuito haverá ainda a participação especial dos grupos Matéria Rima e do Circo Escola, que farão intervenções artístico-culturais. Cada coletivo realizará ações em cinco espaços, interagindo diretamente com as crianças e famílias (veja programação abaixo).
CIRCUITO CULTURAL DESCENTRALIZADO – PROGRAMAÇÃO COMPLETA
________________
Fonte: PMD |Texto: Alvaro Bodas
