O Comitê Olímpico do Brasil (COB) aprovou, nesta quarta-feira (29), a candidatura conjunta do Rio de Janeiro e de Niterói para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. A decisão ocorreu durante uma assembleia realizada na capital fluminense, com participação de representantes das confederações esportivas e da Comissão de Atletas do COB. No total, foram 48 votos a favor, um contra e um em branco.
As duas cidades foram as únicas candidatas do Brasil após a desistência de São Paulo, que retirou sua candidatura no último dia 16 e declarou apoio à proposta conjunta de Rio e Niterói. O próximo passo será a oficialização da candidatura até o dia 31 de janeiro junto à Panam Sports, entidade responsável pelos Jogos no continente. A organização divulgará, no dia 1º de maio, quais cidades seguirão na disputa. Até o momento, além do Brasil, apenas Assunção, no Paraguai, oficializou interesse em sediar o evento.
“Vamos ver quais são as cidades candidatas e partir para a construção política. Sentar com as confederações da América, conversar com o Paraguai e ver se é possível fazer um acordo. Vamos começar a trabalhar para que Rio e Niterói sejam confirmadas como sede dos Jogos”, afirmou o presidente do COB, Marco La Porta.
A candidatura brasileira conta com o apoio do governo federal. Na última sexta-feira (24), os prefeitos Eduardo Paes (Rio de Janeiro) e Rodrigo Neves (Niterói) estiveram no Palácio do Planalto, em Brasília, onde se reuniram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante o encontro, foi assinada uma carta de garantias do governo federal para ser enviada à Panam Sports.
O Brasil já sediou os Jogos Pan-Americanos em 2007, no Rio de Janeiro, que também recebeu os Jogos Olímpicos de 2016 e foi uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Essa experiência acumulada fortalece a candidatura brasileira.
“Tenho certeza de que vamos sair vitoriosos e realizar os Jogos com muita qualidade. A estrutura está pronta, há pouca coisa que precisa ser feita e serão estruturas provisórias. Poderemos dar muito foco no esporte e no legado”, destacou Eduardo Paes.
“Estes Jogos representam um legado extraordinário para a população e o desenvolvimento da região metropolitana do Rio. O projeto da Linha 3 do Metrô certamente é muito importante para o desenvolvimento do Rio e da região metropolitana. Mas ressalto a nossa convicção de que a marca desse Pan 2031 vai ser um legado para o esporte. Temos condições de, para as próximas gerações, elevar o país à condição de desenvolvido na educação, na cultura e no esporte”, concluiu Rodrigo Neves.