Uma ação conjunta do Centro de Operações Integradas (COI) de Santo André com a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM) resultou na recuperação de uma carga de carnes roubada e na prisão dos criminosos.
>>mais notícias: Santo André
O crime aconteceu na última sexta-feira (8), quando um caminhão da empresa de alimentos Aurora, carregado com carnes e derivados, foi abordado na Rua Sagres, na Vila Luzita. O motorista foi rendido por quatro homens armados, que utilizaram um Fiat Palio branco para cometer o crime. A vítima foi deixada na Estrada Cata Preta, onde foi localizada pela Polícia Militar.
Equipes da PM encontraram o caminhão na Rua dos Eucaliptos, na Vila Alto de Santo André, sendo saqueado por pessoas que fugiram ao perceber a presença policial. Um homem foi detido carregando cerca de 30 quilos de carne e caixas de leite.
Imediatamente, o Centro de Operações Integradas iniciou buscas pelo veículo usado no roubo. A equipe Bravo do COI, composta pelos GCMs Renan Cruz, Rodrigo Gonçalves e Acacio Filho, além do PM Lucas Dena, em trabalho de observação pelas câmeras da cidade, identificou o carro estacionado em um lava-rápido localizado no cruzamento da Avenida Capitão Mário de Toledo com a Avenida Dom Pedro I. A Polícia Militar foi acionada e abordou um dos suspeitos.
Durante a vistoria no estabelecimento, foram encontrados freezers com parte da carga roubada e caixas vazias. O detido foi reconhecido pela vítima como um dos assaltantes.


O veículo, as mercadorias e os suspeitos foram encaminhados ao 6º Distrito Policial de Santo André. Os dois presos têm histórico de crimes armados na região da Vila Luzita.
“O resultado desta operação mostra que Santo André está preparada para agir rápido e com eficiência contra o crime. Essa integração entre as forças de segurança, aliada ao uso inteligente da tecnologia, fortalece a proteção da nossa população e transmite uma mensagem clara: não vamos dar espaço para a criminalidade em nossa cidade”, afirma o prefeito Gilvan Ferreira.
A operação reforça a importância do trabalho conjunto entre a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar e a Polícia Civil, unindo vigilância em tempo real e ação rápida para combater crimes.
“O COI de Santo André evolui diariamente para estar à frente da criminalidade. Hoje conseguimos mapear toda a cidade, utilizando de forma estratégica imagens de câmeras públicas e privadas para monitorar cada atividade criminosa. Trabalhamos de maneira integrada com a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Guarda Municipal, com atuação precisa e baseada em inteligência policial e criminológica. Essa união de tecnologia, análise de dados e ação coordenada é o que garante respostas rápidas, assertivas e cada vez mais eficientes para proteger nossa população”, destaca o superintendente do COI de Santo André, Carlos Secco.
_____________
Fonte: PMSA | Texto: Daniele Vieira/PMSA