A transformação digital já mudou o modo de ensinar e aprender nas escolas brasileiras. Plataformas digitais, dispositivos móveis e metodologias interativas passaram a fazer parte do dia a dia da educação, personalizando o ensino e aproximando os conteúdos da realidade dos alunos. Esse movimento, que se intensificou nos últimos anos, busca equilibrar inovação e propósito pedagógico, com foco na formação de estudantes mais autônomos, críticos e preparados para o futuro.
De acordo com a pesquisa TIC Educação 2024, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI. br), sete em cada dez alunos do ensino médio já utilizam inteligência artificial em atividades escolares. O dado reforça como a tecnologia está cada vez mais integrada à rotina acadêmica e evidencia a urgência de preparar professores e estudantes para um uso intencional e consciente dos recursos digitais.
Em meio a esse cenário, algumas instituições brasileiras se destacam pela forma como incorporam o digital em seus projetos pedagógicos. Entre elas está o Colégio ARBOS, que atua em diferentes cidades do ABC Paulista e é reconhecido pela Apple Inc. como Apple Distinguished School, título concedido a escolas que desenvolvem práticas educacionais inovadoras com impacto comprovado no aprendizado. A certificação foi concedida pela primeira vez em 2014 e renovada em 2017, 2019 e 2022, consolidando o ARBOS entre as principais referências nacionais no uso consciente de tecnologia na educação.
No colégio, a tecnologia está presente desde o ensino fundamental até o médio, integrada aos processos de aprendizagem de forma planejada e orientada por objetivos pedagógicos. Os iPads fazem parte do material escolar e cada dispositivo é configurado com uma banca de aplicativos selecionados pela equipe pedagógica, em curadoria constante de ferramentas gratuitas adequadas à idade e aos diferentes estilos cognitivos dos alunos. Professores e estudantes participam ativamente da construção das atividades digitais, sugerindo ideias, aplicativos e novos formatos de trabalho, e essa colaboração torna as aulas mais interativas, criativas e colaborativas.
“Os recursos digitais permitem criar experiências de aprendizagem mais envolventes e participativas. Jogos educativos e conteúdos multimídia estimulam o engajamento e despertam o interesse dos alunos. Em um único dispositivo, eles têm acesso a livros, artigos, vídeos e atividades interativas, o que torna o processo de aprendizagem mais dinâmico e acessível”, destaca Flávio Ronaldo Gonçalves, coordenador de tecnologia educacional do Colégio ARBOS.
Para a instituição, o maior desafio das escolas contemporâneas é garantir que o digital seja um aliado da aprendizagem e não uma distração. A experiência do ARBOS mostra que inovação e propósito podem caminhar juntos, desde que a tecnologia seja utilizada com intencionalidade e foco na construção do conhecimento, no pensamento crítico e na formação de cidadãos preparados para um mundo cada vez mais conectado.
“A tecnologia amplia o alcance do aprendizado porque transforma o aluno em protagonista. Ele pode explorar diferentes linguagens, pesquisar, interagir e construir conhecimento de forma ativa. Quando o conteúdo é apresentado de maneira lúdica e interativa, o aprendizado se torna mais significativo e prazeroso”, finaliza Gonçalves.
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Fonte: Máxima Assessoria