A coleta de resíduos porta a porta em Santo André segue como destaque em satisfação pública, alcançando 83,4% de aprovação. Segundo o Instituto Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), o serviço completou quatro anos com avaliação positiva. A pesquisa revelou que 5,2% dos entrevistados classificaram o serviço como ótimo, enquanto 78,2% o consideraram bom, totalizando 758 pontos nos critérios analisados.
>>mais notícias: Santo André
O serviço, executado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), atende 100% da cidade, com remoção, transporte e destinação correta de resíduos úmidos e recicláveis. “A coleta é um dos serviços essenciais da cidade e que impactam diretamente na vida do morador. Por isso, o objetivo é oferecer um serviço de qualidade, nos permitindo ser referência quando o assunto é gestão de resíduos”, afirma Edinilson Ferreira dos Santos, secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.
O município se destaca como pioneiro no Brasil ao implementar o sistema de coleta seletiva porta a porta, há 28 anos, atendendo todos os setores. O resíduo úmido é coletado três vezes por semana e direcionado ao Aterro Sanitário Municipal, enquanto os resíduos recicláveis são recolhidos uma vez por semana e enviados para duas cooperativas parceiras. Regiões como o Centro e o bairro Casa Branca contam com o serviço de segunda a sábado.
Com aproximadamente 19 mil toneladas de resíduos coletados por mês, o sistema é referência nacional. A pesquisa Indsat, que avalia os serviços com 600 moradores, possui uma margem de erro de 4% e intervalo de confiança de 95%.
_____
*Com informações: PMSA