A Prefeitura de Santo André deu um passo importante para o enfrentamento à crise climática com a criação do Comitê Técnico de Mudanças Climáticas, formalizado nesta quinta-feira (3). O grupo será responsável por elaborar, coordenar e acompanhar ações estratégicas que servirão de base para a futura Política Municipal de Mudanças Climáticas, prevista para ser lançada ainda este ano com ampla participação social.
>>mais notícias: Santo André
COMITÊ INTERSECRETARIAL
O novo comitê técnico será composto por representantes de sete secretarias municipais, além de integrantes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e da Defesa Civil. A coordenação ficará a cargo da Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.
As pastas envolvidas são:
- Meio Ambiente e Mudanças Climáticas
- Desenvolvimento Urbano e Habitação
- Saúde
- Educação
- Mobilidade Urbana
- Infraestrutura e Obras
- Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego
- Manutenção e Serviços Urbanos
A composição foi oficializada por portaria e os trabalhos começam imediatamente.
>>Acompanhe o ABC Agora pelo nosso canal no WhatsApp. CLIQUE AQUI
GESTÃO CLIMÁTICA INTEGRADA
O prefeito Gilvan Ferreira destacou a importância da iniciativa:
“Hoje é um dia muito importante para Santo André. A criação do comitê técnico fortalece o desenvolvimento sustentável da cidade e o combate aos efeitos das mudanças climáticas com ações intersecretariais”.
Já o secretário de Meio Ambiente, Edinilson Ferreira dos Santos, reforçou que o grupo terá papel ativo no planejamento urbano e ambiental:
“Com integração e diálogo entre setores, vamos propor diretrizes que alcancem áreas vulneráveis, como saúde, mobilidade, segurança hídrica e habitação”.
PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE
A construção da Política Municipal de Mudanças Climáticas envolverá não apenas o poder público, mas também a sociedade civil, por meio de consultas e audiências públicas ainda em 2025. A proposta busca alinhar Santo André às metas globais de sustentabilidade e à transição ecológica urbana.
_________
*Com informações: PMSA