O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, acompanhou, nesta terça-feira (7/11), comitiva de representantes do SESI (Serviço Social da Indústria) até espaços educacionais e de formação da administração pública municipal. Um dos locais visitados foi o canteiro de obras do Quarteirão da Educação, complexo educativo, cultural e esportivo que a Prefeitura está erguendo no Jardim Promissão e que será entregue no ano que vem. O objetivo da visita foi fortalecer as parcerias entre a instituição e o Executivo municipal.
Com quase 25 mil metros quadrados de área construída, o Quarteirão terá prédios para ensino fundamental, infantil e creche, quadras poliesportivas, salas de ginástica, piscinas cobertas para aulas de natação, hidroginástica e atividades recreativas, além de teatro e cineteatro.
Outro local visitado foi o Centro de Formação Carlos Kopcak, equipamento público da Prefeitura que oferece diversos cursos e formações gratuitas e que recentemente, dia 31 de outubro, celebrou um ano de existência.
Algumas das formações gratuitas ofertadas pelo Carlos Kopcak são cursos de Italiano, Espanhol, Inglês, Trilhas e Trajetórias – Orientação Profissional, Tutoria Individual – Organização de estudos (orientação para quem, por exemplo, quer entrar na faculdade). Além disso, por meio de parcerias, também é oferecido cursinhos preparatórios para o Enem.
Os visitantes, acompanhados do prefeito, conheceram o espaço Maker, instalado no local graças à uma parceria com SESI, que forneceu mobiliários e equipamentos, além de realizar formação com os técnicos do Centro de Formação. A previsão é que essa nova atração, que vai permitir aos usuários potencializar sua imaginação por meio de ferramentas tecnológicas, seja inaugurada em dezembro.
Por fim, a comitiva também esteve na unidade central da Fundação Florestan Fernandes, na Vila Conceição. Autarquia vinculada à Prefeitura, a Florestan oferece, gratuitamente, formação profissional em cerca de 40 cursos e em diversas áreas: Administração e Gestão, Serviços, Tecnologia da Informação, Beleza, Gastronomia, Juventude, entre outras. Apenas entre 2021 a 2023, a instituição formou mais de 17 mil pessoas.
Para o prefeito José de Filippi Júnior, parcerias entre o Executivo municipal de Diadema e o SESI são mais do que bem-vindas. “O SESI é uma instituição reconhecida pela excelência de seus serviços, muitos nas áreas de educação, cultura e esporte. E Diadema é reconhecida por ser uma cidade com políticas públicas inovadores, que têm o potencial de mudar de fato a vida das pessoas. Nada mais natural do que cada vez mais firmarmos parcerias e projetos conjuntos”, esclarece.
______________________
Fonte: PMD | Texto: Alexandre Postigo/PMD