O Complexo Hospitalar de Clínicas de São Caetano do Sul alcançou, no último dia 2 de dezembro, a acreditação nível 2 da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Este certificado reconhece não apenas os critérios de segurança, mas também a gestão integrada dos processos, promovendo melhorias contínuas entre as áreas. A ONA é chancelada pela International Society for Quality (ISQUA), referência máxima em acreditação para serviços de saúde no mundo.
>>mais notícias: São Caetano do Sul
A cerimônia de entrega do certificado aconteceu na terça-feira (17/12), no auditório do Complexo Hospitalar, e contou com a presença do prefeito José Auricchio Júnior. Apenas 7% dos hospitais brasileiros — públicos e privados — possuem essa acreditação.
“Sem dúvida traz segurança ao paciente. É um reconhecimento muito difícil de conquistar porque precisa ter uma série de processos certificados. E São Caetano conseguiu isso depois de 15 meses de uma permanente auditoria. Isso nos dá a garantia de um hospital seguro e com qualidade de gestão ao morador, e reafirma a nossa permanente busca pela melhoria dos processos de atenção à Saúde”, destacou o prefeito.
O processo para conquistar a acreditação começou em junho de 2023, com uma autoavaliação inicial realizada pela diretoria administrativa. Em seguida, foi criado o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, responsável por estruturar um modelo de governança corporativa e clínica para orientar as ações do hospital. A Instituição Acreditadora Credenciada (IAC) responsável pela avaliação foi a Infinity Accreditation Healthcare, que monitorou as práticas operacionais e assistenciais para atender aos rigorosos padrões do Manual Brasileiro de Acreditação 2023 da ONA.
O superintendente técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, explicou o rigor do processo:
“A acreditação é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. Durante a avaliação, mais de 1,7 mil requisitos são verificados antes da homologação”, afirmou.
A acreditação nível 2 inclui os pilares de segurança do paciente e gestão integrada. Com esse reconhecimento, o Complexo Hospitalar de Clínicas reforça seu compromisso com a excelência em saúde e a melhoria contínua dos serviços prestados.