A Capela Sistina, no Vaticano, recebeu nesta sexta-feira (2) a instalação da tradicional chaminé que será usada durante o conclave para anunciar ao mundo o resultado da eleição do novo papa. O dispositivo foi içado ao topo do edifício histórico pelos funcionários do Vaticano, marcando um dos primeiros preparativos visíveis para a escolha do sucessor do papa Francisco, falecido em 21 de abril.
A reunião secreta dos cardeais está marcada para começar no dia 7 de maio. Através da cor da fumaça emitida pela chaminé, o público será informado sobre o andamento da votação: fumaça preta significa que ainda não houve consenso; já a fumaça branca indica a eleição do novo pontífice da Igreja Católica — que atualmente reúne cerca de 1,4 bilhão de fiéis ao redor do mundo.
O cano metálico, de tom ferrugem, foi fixado sobre as telhas do prédio do século 15, conhecido mundialmente pelos afrescos de Michelangelo. Durante o conclave, a Praça de São Pedro deverá receber milhares de fiéis e turistas atentos à fumaça simbólica.
Cerca de 133 cardeais — aproximadamente 80% nomeados pelo próprio papa Francisco — participarão da votação para eleger o 267º papa da Igreja. Os dois últimos conclaves, realizados em 2005 e 2013, chegaram a uma decisão até o segundo dia de votação, o que gera expectativas semelhantes para este ano.
______
*Com informações: Agência Brasil
Foto: Reprodução/Internet