Os resultados individuais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) já podem ser conferidos na Área do Candidato do site oficial da seleção, a partir de terça-feira, 4 de fevereiro. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, em parceria com a Fundação Cesgranrio, divulgou a lista definitiva do Bloco 8 (nível médio), as listas provisórias dos Blocos 1 a 7 e a primeira lista de convocação para os cursos de formação.
Este modelo inovador de seleção foi criado para democratizar o acesso ao serviço público e promover a diversidade na Administração Pública. O CPNU ofertou 6.640 vagas para 21 órgãos e entidades, com quase 1 milhão de candidatos inscritos em todo o país. As provas ocorreram em 228 cidades e 3.647 locais, permitindo que os participantes realizassem o exame próximo de suas residências.
O concurso também adotou medidas inclusivas: foram reservadas vagas para pessoas negras, pessoas com deficiência e, pela primeira vez, para candidatos indígenas. Além disso, mais de 600 mil candidatos tiveram a taxa de inscrição isenta, reafirmando o compromisso do Governo Federal com um processo seletivo justo e inclusivo.
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, comemorou os resultados e destacou a importância dos aprovados para o Governo Federal. Ela também orientou que os candidatos convocados para os cursos de formação confirmem sua participação até as 23h59 de quarta-feira, 5 de fevereiro, para garantir a vaga – a etapa é obrigatória, eliminatória e classificatória para nove cargos.
No portal oficial do MGI e da Fundação Cesgranrio, os candidatos podem acessar os resultados individuais, as listas de classificação por cargo e as convocações para os cursos de formação. Enquanto os resultados finais do Bloco 8 já estão disponíveis, os cargos de nível superior terão suas listas finais divulgadas apenas em 28 de fevereiro, após o período de convocação/confirmação.
Para garantir transparência, o Diário Oficial da União (DOU) publicará, em edição extra, os editais com os resultados finais do Bloco 8 e os editais de convocação para os cursos de formação dos Blocos 1 a 7. Vale ressaltar que as listas provisórias dos Blocos 1 a 7 não serão publicadas no DOU, apenas as listas definitivas.
Além disso, hoje (4 de fevereiro), uma live sobre os resultados do CPNU será realizada às 16h, oferecendo orientações detalhadas e esclarecendo dúvidas dos classificados sobre os próximos passos do concurso.
Outra novidade é a implantação da caixa postal individual no GOV.BR, a partir de 4 de fevereiro. Essa ferramenta possibilitará uma comunicação personalizada com cerca de 4,3 mil candidatos aprovados, informando de forma segura e precisa sobre os procedimentos para a futura entrada na Administração Pública Federal. A Cesgranrio também enviará e-mails e mensagens via WhatsApp para os convocados dos Blocos 1 a 7 a partir das 10h do dia 4 de fevereiro.
_______
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República