O Consórcio Intermunicipal Grande ABC realizou, na manhã desta segunda-feira (14/10), Assembleia Geral de Prefeitos, sob comando do presidente da entidade regional e prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, para apresentação do balanço do primeiro ciclo da Operação ABC + Seguro e homenagem aos comandantes das Guardas Civis Municipais (GCMs) da região.
O encontro também contou com a presença dos prefeitos Gilvan Júnior (Santo André), Tite Campanella (São Caetano do Sul), Taka Yamauchi (Diadema), Guto Volpi (Ribeirão Pires) e Akira Auriani (Rio Grande da Serra). O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, foi representado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Edilson de Paula.
Desenvolvido pelo Consórcio ABC, o Programa ABC + Seguro é estruturado em três eixos (integração regional, padronização e tecnologia) e tem como objetivo fortalecer a atuação das forças municipais e ampliar a cooperação entre os municípios.
Desde o início das operações, foram realizadas sete etapas conjuntas, que mobilizaram mais de 1.400 agentes e 300 viaturas, resultando em 450 abordagens de suspeitos, 350 veículos averiguados, 25 celulares recuperados e mais de 5.800 unidades de drogas apreendidas.
Como forma de reconhecimento, o Consórcio ABC entregou placas em homenagem aos comandantes das GCMs de cada cidade, destacando o empenho e o compromisso das equipes no sucesso das operações integradas.
O presidente do Consórcio ABC, Marcelo Lima, destacou que o resultado do primeiro ciclo é um exemplo do poder da cooperação regional.
“O ABC + Seguro demonstra o quanto a integração entre as cidades é essencial para fortalecer a atuação das guardas e garantir maior sensação de segurança à população do Grande ABC. É um trabalho coletivo, que valoriza os profissionais e entrega resultados concretos à sociedade”, afirmou.
O vice-presidente do Consórcio ABC e prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, reforçou a importância do programa para o fortalecimento da segurança pública regional e ressaltou que a cooperação regional pode render frutos também em outras áreas.
“Quando as cidades atuam juntas, com planejamento e integração, conseguimos oferecer mais proteção, mais presença das forças municipais e uma sensação real de segurança para quem vive e trabalha na nossa região. O programa foi exitoso e pretendemos estender esse trabalho conjunto para outros setores, como a Saúde, por exemplo”, destacou.
Agora, o Consórcio ABC segue com novas etapas do programa, que incluem a retomada das operações conjuntas, a aquisição de novas viaturas e motocicletas e o desenvolvimento de um modelo integrado de monitoramento regional. Nos próximos dias, a entidade regional fará a entrega de um drone para cada GCM reforçar as operações preventivas e ostensivas com monitoramento aéreo.
“Com a conclusão deste primeiro ciclo, o Consórcio reafirma seu papel de articular políticas públicas conjuntas e fortalecer a cooperação entre os municípios, promovendo uma região mais segura, moderna e conectada”, disse Guto Volpi.
________
Fonte: Consórcio ABC