Ter um negócio próprio, construir aos poucos seu sonho. Esse desejo, presente em boa parte da população brasileira, está cada vez mais perto dos moradores de Diadema graças às formações profissionalizantes gratuitas ofertadas pela Fundação Florestan Fernandes.
Com 29 anos de tradição no ensino profissionalizante, a instituição, uma autarquia da Prefeitura de Diadema, realiza dois ciclos de formações ao longo do ano, um em cada semestre. São mais de 30 cursos em áreas muito diversas: Beleza, Confecção, Construção Civil, Gastronomia, Gestão, Juventude, Serviços, Tecnologia da Informação, Terapias Naturais e Zeladoria.
Camila Pimentel Ramos, 36 anos, moradora da Vila Conceição, é um exemplo de como a perseverança, e os cursos da Fundação, são ferramentas certeiras para ampliar as perspectivas profissionais. Hoje dona de um estúdio de beleza especializado em depilação, estética e bem-estar, a trajetória da empreendedora não foi fácil, como ela explica.
“Eu trabalhava como representante comercial, vendendo projetos em vidro. Sempre gostei do mundo da beleza e da estética, mas não tinha condições financeiras para pagar uma formação. Fiz o curso de Depilação da Florestan Fernandes pelo Fundo Social de Solidariedade de Diadema, em 2017, e agarrei essa oportunidade com toda a vontade.”
Segundo Camila, essa formação despertou ainda mais o interesse pela área da beleza e bem-estar e ela foi em busca de outros cursos da Florestan: Quick Massage, Cabeleireiro, Shiatsu e Estética Corporal.
“Fui aos poucos, atendendo em casa. Fiz cada atendimento com carinho e dedicação. Com o tempo, conquistei clientes, me aperfeiçoei, investi no meu espaço, e hoje tenho meu próprio estúdio. Me orgulho muito de tudo o que construí com esforço, fé e apoio de formações, como as da Florestan Fernandes”, completa.
Camila considera extremamente importante que os cursos da Florestan sejam gratuitos. “Muitas pessoas, assim como eu, têm talento e vontade, mas não teriam condições de investir em um curso pago. Essas formações gratuitas mudam vidas e ampliam perspectivas”, afirma.
Outra moradora de Diadema, do bairro Casa Grande, que conquistou seu próprio negócio com a ajuda da Florestan foi Tamires de Paula de Sousa Araújo, 34 anos, que fez dois cursos na instituição: Depilação, em 2023, e Estética Corporal, em 2024.
Trabalhando, a princípio, na área administrativa de empresas, ela já sonhava em empreender. “Quando saí do último emprego, estava decidida a ter algo meu. Me inscrevi no curso de depilação da Florestan e daí para frente fui realizando outros cursos. Comecei a atender clientes no salão da minha mãe, que foi minha maior incentivadora. Após o curso de estética, vi a necessidade de ter um espaço maior para atender minhas clientes. No início de 2025, consegui alugar uma sala comercial.”
Ela também falou sobre a importância da Florestan para a sua trajetória. “Eu acho incrível quantas pessoas não têm noção do seu potencial e, assim como eu, desejam empreender e não sabem por onde começar. Os cursos da Florestan abrem portas de diversas formas. E não tem idade para começar, vi senhores e senhoras, que provavelmente não teriam essa oportunidade em outros lugares, fazendo cursos”, afirma.
Para Hilton Alves Moreira, diretor-presidente da Fundação, a instituição tem tido papel relevante para o desenvolvimento e geração de novos negócios no município. “Incentivar e promover em Diadema um ambiente propício ao empreendedorismo é uma das orientações do prefeito Taka Yamauchi. Essa prioridade está em linha com a atuação da Florestan ao ofertar à população formações de qualidade e muito demandadas pelo atual mercado de trabalho. E tudo isso de forma gratuita.”
Em 2025, o primeiro ciclo de formação conta com quase 1,2 mil alunos, matriculados em 31 cursos: Aprendiz, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Departamento Pessoal / eSocial, Auxiliar de Recursos Humanos, Barbeiro, Cabeleireiro Básico – Hidratação, Escova e Corte, Capacitar para Empreender, Cuidador de Idosos e PCD, Depilação – Buço, Axilas e Virilha, Design de Sobrancelhas, Educação Financeira Usando o Excel (EdT 4.0), Escola Digital da Melhor Idade, Estética Corporal, Estética Facial, Gerenciamento de e-Commerce, Gestão de Pequenos Negócios, Gestão em Logística – Estoques e Transportes, Informática Básica – Word, Power Point, Redes Sociais, Introdução ao Corte e Costura, Manicure, Maquiagem Básica, Temática e para Festas, Marketing Digital e Criação de Posts / Canva, Portaria e Zeladoria, PPE – Preparação para o Primeiro Emprego, Produção de Áudio e Vídeo, Shiatsu e Quick Massage e Tranças.
Escola Digital da Melhor Idade
Fora tudo isso, a instituição é responsável pela Escola Digital da Melhor Idade, formação gratuita que tem o objetivo de aproximar pessoas com mais de 50 anos do universo digital e de todas as suas potencialidades e serviços. A iniciativa, que teve início em março de 2025, é um sucesso já que 119 pessoas se matricularam, o que viabilizou a criação de quatro turmas – mais do que o originalmente previsto.
_____
Fonte: PMD | Texto: Alexandre Postigo/PMD
Fotos: Adriana Horvath