
O lançamento oficial do aplicativo Etalonium no Brasil foi realizado n Rio de no icônico hotel Copacabana Palace no Rio de Janeiro, e contou com seleção de modelos nas comunidades. A plataforma mundial irá conectar modelos, stylists, fotógrafo e marcas do universo fashion sem intermediação, visando transparência e dinamismo. Com origem italiana, o Etalonium, – que já foi lançado em Kiev, na Ucrânia e na França, em Paris, no badalado Four Seasons George V, tem como objetivo transformar o universo da moda por meio da tecnologia e conectar profissionais da moda.
A embaixadora do aplicativo no Brasil é Dani Souza, ex-modelo e apresentadora. O momento de anunciar as meninas escolhidas para carreira internacional foi de forte emoção para Dani “É muito gratificante dar a oportunidade para as meninas irem para a Europa e terem poder valorizar a beleza das mulheres brasileiras internacionalmente” Dani Souza.
A partir do Etalonium será possível avaliar as competências dos profissionais de moda por meio das opiniões que ficarão visíveis nos perfis. O resultado é um ambiente de trabalho mais simples e seguro para todos os envolvidos, especialmente às modelos, que podem acompanhar seu desempenho pelo aplicativo.
As transações comerciais poderão ser efetuadas através do blockchain – sistema que registra dados e cria índices globais mais transparentes.
As seleções de modelos foram realizadas nas cidades de Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro. No Rio foram visitadas as comunidades da Mangueira, Maré e Vidigal. Foram escolhidas quatro meninas para seguirem com a equipe Etalonium para a Europa, Karen Barros (Rio de Janeiro), Ana Caroline Rodrigues dos Santos (São Paulo), Samyra Nascimento Paulino (São Paulo) e Aniara Alves Oliveira Silva (Formiga-MG). De acordo com a chefe de departamento internacional Alisa Borovik, a ação no Rio de Janeiro teve como objetivo trazer meninas de regiões com vulnerabilidade social que sonham em ser modelo, mas tem poucas oportunidades de acessar o mundo da moda, “Assim como o futebol no Brasil é um meio pelo qual muitos meninos oriundos de comunidades conseguem ascender, a moda pode ser um caminho de transformação social e empoderamento para as meninas” diz Alisa.
O evento contou com a presença do jogador de futebol do time ucraniano Shakhtar, Dentinho, que é casado com Dani Souza e André Santos, jogador do Figueirense com a esposa Francielly Ouriques que já foi Miss Brasil. O evento também contou com a participação do cantor da Europa Akcent quem cantou no fim do evento junto com as meninas brasileiras. Estiveram presentes também André Lins que é advogado de Brasília, o empresário de futebol europeu Franck Henouda, e Déborah Albuquerque que é segunda embaixadora da Etalonium com o marido dela Bruno de Castro Nagib Salomão – criadores de marca Le Blanc Dresses que vestiu as modelos para o desfile.