O senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi eleito, neste sábado (1º), presidente do Senado Federal para um mandato que se estende até fevereiro de 2027. O parlamentar obteve 73 votos, vencendo a disputa no primeiro turno e sucedendo Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que esteve à frente da Casa nos últimos quatro anos.
Seus adversários na eleição, Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE), receberam apenas 4 votos cada um. Já os senadores Marcos do Val (Podemos-ES) e Soraya Thronicke (Podemos-MS) retiraram suas candidaturas durante a reunião preparatória.
Essa é a segunda vez que Alcolumbre assume a presidência do Senado. Ele já comandou a Casa entre 2019 e 2021, quando se tornou o presidente mais jovem da história do Senado.
trajetória política de Davi Alcolumbre
David Samuel Alcolumbre Tobelem, natural de Macapá (AP), nasceu em 19 de junho de 1977 e ingressou na política como vereador da capital amapaense em 2001, eleito pelo PDT.
Em 2002, foi eleito deputado federal e, desde então, consolidou sua trajetória política. Em 2005, filiou-se ao então Partido da Frente Liberal (PFL), que mais tarde se tornaria o União Brasil. Ao longo dos anos, Alcolumbre conquistou mais mandatos na Câmara dos Deputados, ocupou cargos na administração municipal e, em 2014, foi eleito senador pelo Amapá.
Durante sua atuação no Senado, presidiu a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e, em 2018, licenciou-se do cargo para disputar o governo do Amapá, mas não conseguiu a vitória.
Ele assumiu a presidência do Senado pela primeira vez em 2019, e um de seus principais atos foi a transferência definitiva de terras da União para o estado do Amapá, atendendo a uma demanda que durava mais de 30 anos.
Reeleito senador em 2022, Alcolumbre ocupava até então a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma das mais importantes do Senado.
desafios do novo mandato
Agora, como presidente do Senado até 2027, Alcolumbre terá a missão de conduzir debates sobre reformas estruturais, políticas econômicas e projetos de interesse do governo federal. Além disso, o senador deverá lidar com pressões políticas e demandas dos parlamentares, buscando equilibrar os interesses do Congresso Nacional.
Sua experiência e articulação política serão fundamentais para garantir governabilidade e conduzir pautas prioritárias para o país nos próximos anos.
Nota oficial do presidente lula
Após a eleição de Alcolumbre, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou uma nota oficial parabenizando o novo presidente do Senado e reforçando a importância da harmonia entre as instituições:
“Parabéns ao senador Davi Alcolumbre pelo novo mandato na Presidência do Senado e do Congresso Nacional. Um país cresce quando as instituições trabalham em harmonia. Caminharemos juntos na defesa da democracia e na construção de um Brasil mais desenvolvido e menos desigual, com oportunidades para todo o povo brasileiro.”
Um forte abraço,
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasil
______
*Com informações: Agência Senado
Foto: Andressa Anholete/Agência Senado