O papel relevante da comunicação em momentos de desastres foi destaque do Bate-Papo com a Defesa Civil nesta quinta-feira (29). O encontro, transmitido de forma online pelo canal do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) no YouTube, refletiu sobre o tema “Comunicação que protege: informação segura em tempos de desastre”. A professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Eloisa Beling, falou sobre a necessidade de uma comunicação contínua e orientada para a educação. “Uma comunicação que pense em maneiras de trabalhar melhor a percepção de risco para que as pessoas consigam reagir e entender a lógica de como funciona a gestão de riscos de desastres”, destacou a docente. Ela avalia que falta uma especialização para facilitar a cobertura jornalística. “A gente ainda carece de formação com disciplinas específicas nos cursos de jornalismo para que as coberturas sejam assertivas”, explicou a professora ao apoiar a necessidade de uma comunicação mais estratégica.
A coordenadora de Comunicação Digital do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Jéssica Macedo, ressaltou a responsabilidade dos comunicadores que trabalham em instituições públicas, especialmente em tempos de crise. “Porque se a gente não está lá para poder orientar a população com informações corretas, estamos dando espaço para que informações mentirosas ou equivocadas prevaleçam e desinformem as pessoas”, alertou a jornalista. Jéssica destacou que o MIDR realiza um monitoramento constante da mídia e busca a produção de informações com linguagem acessível para comunicar diferentes públicos.
Em São Paulo, o diretor de Comunicação da Defesa Civil Estadual, tenente Maxwel Celestino, detalhou os trabalhos de comunicação feitos pela instituição paulista. Ele afirmou que, desde 2023, tem trabalhado o relacionamento com a mídia, promovido a capacitação dos agentes e o fortalecimento das redes sociais. “A imprensa sempre foi muito próxima, mas a gente criou uma ferramenta de comunicação direta que prioriza otimizar o atendimento ao prazo dos jornalistas ao priorizar o uso do WhatsApp”, relata Maxwel. O tenente afirma que atende a todos os pedidos de entrevistas, avaliando que a prevenção depende de que a informação chegue às pessoas. Ele alertou ainda sobre o desafio de acompanhar as informações falsas geradas por Inteligência Artificial. “Além de desmentir, é preciso orientar a população e buscar os canais oficiais”, completou.
A mediação do programa foi da coordenadora-geral de Articulação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Loiane Souza. “Este mês foi marcado pelo Dia Nacional das Comunicações e a responsabilidade de informar a sociedade já é muito grande e se torna cada vez mais, quando se trata de desastres”, alertou.
O Bate-Papo com a Defesa Civil é um programa mensal com o objetivo de ser uma oportunidade para gestores públicos, profissionais da comunicação, técnicos de Defesa Civil e a população conhecerem experiências e estratégias que fortalecem a proteção da sociedade em todo o país.
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Fonte: MIDR